CMPP39 - Teleprocessamento - 1995
Jaime Guzzo Zechin
zechin@inf.ufrgs.br
Questão 15 : O que é LAPD ?
LAPD - Link Access Procedure on the D-channel
A definição do LAPD leva em consideração os seguintes princípios:
- recomendações X.200 and X.210 - o modelo de referência e convenções para o serviço de camadas para o OSI (Open Systems Interconnection);
- recomendações X.25 - interface LAPB(Link Access Procedure Balanced) para modo de pacotes; e
- ISO 3309 e ISO 4335 - Padrão HDLC (High-level Data Link Control) para estrutura de frames e elementos de procedimentos.
O LAPD é um protocolo que opera na camada de enlace de dados (camada 2) da arquitetura OSI.
A proposta do LAPD é transportar informações entre entidades da camada 3 através da interface de rede ISDN, usando o canal D.
O LAPD inclui funções para :
- o atendimento de uma ou mais conexões de enlace de dados no canal D. A distinção entre as conexões de enlace de dados é feita através do DLCI (Data Link Connection Identifier) contido em cada frame.
- delimitação de frame, alinhamento e transparência, permitem reconhecer uma seqüência de bits transmitidos através do canal D, como um frame;
- detecção e correção de erros de transmissão, de formato e de operação numa conexão de enlace de dados;
- aviso de erros irrecuperáveis para a entidade gerenciadora; e
- controle de fluxo.
A transferência de informações pode ser feita através de conexões de enlace de dados ponto-a-ponto ou através de conexões "broadcast".
No caso de conexão ponto-a-ponto o frame é direcionado para um simples nodo, enquanto na conexão "broadcast" o frame é direcionado para um ou mais nodos.
Dois tipos de operações da camada de enlace de dados são definidos para transferência de informação para a camada 3: com reconhecimento e sem reconhecimento.
Todas as trocas da camada de enlace de dados são feitas em frames que obedecem um dos seguintes formatos:
Todos os frames começam e terminam com um seqüência de flag que consiste num bit 0 (zero) seguido de seis bits 1 (um) e de um bit 0 (zero).
O flag que precede o campo de endereçamento é definido como flag de abertura. O flag seguinte ao campo FCS (Frame Check Sequence) é definido como flag de fechamento.
O flag de fechamento também pode servir como flag de abertura para o próximo frame, em algumas aplicações.
O campo de endereçamento consiste em dois octetos. Este campo identifica o provavél receptor para um frame de comando e o provável transmissor para um frame de resposta.
O campo de controle consiste em um ou dois octetos, dependendo do tipo de frame. Este campo identifica o tipo do frame que poderá ser tanto um comando como uma resposta.
São definidos três tipos de formatos para este campo:
- para transferência numerada de informação (formato I);
- para funções de supervisão (formato S); e
- para transferência não numerada de informação e funções de controle (formato U).
Este campo, quando presente, é seguido do campo de controle e precedido pelo campo FCS (Frame Check Sequence). O campo de informação consiste num número inteiro de octetos.
Uma entidade de transmissão da camada de enlace de dados examina o conteúdo do frame entre o flag de abertura e encerramento (campos de endereçamento, controle, informação e FCS) e insere um bit 0 (zero)
depois de todas as seqüências de cinco bits 1 (um) seguidos. Isto é feito para assegurar que um flag ou uma seqüência abortada não está simulada dentro do frame.
Uma entidade de recepção da camada de enlace de dados examina o conteúdo do frame entre o flag de abertura e encerramento e descarta qualquer bit 0(zero) que esteja após cinco bits 1 (um) seguidos.
- Campo FCS (Frame Check Sequence)
Este campo é uma seqüência de 16 bits gerados a partir de cálculos envolvendo polinômios e o número de bits do frame.
Bibliografia
CCITT - Blue Book. Volume VI - Fascicle VI.10. Digital Subscriber Signalling System No.1 (DSS 1), Data Link Layer.