A recomendação I.112 da CCITT define grupos funcionais como "certos arranjos finito de equipamentos físicos ou combinações de equipamentos". Esses agrupamentos refletem agrupamentos de funções que possam ser requeridas pelos usuários e que são providas pelos equipamentos, conforme abaixo.
Equipamento controlado pelo provedor da rede RDSI que forma uma fronteira que isola o usuário da tecnologia de transmissão da rede e apresenta um novo tipo de conector que constitui a interface para conexão a rede. As funções do NT1 são: terminação física e eletromagnetica da rede; isolamento do usuário do restante da rede de assinantes; administração da rede (alocação de endereços disponíveis quando um novo dispositivo é instalado, resolução de conflitos no acesso ao barramento da rede); e loopback local e remoto para teste, manutenção da linha e monitoração do desempenho. Pode-se ligar até 8 equipamentos padrão RDSI ao NT1. Esse dispositivo suporta múltiplo canais (tais como 2B + D) ao nível físico, usando multiplexação por divisão de tempo sincrona. Em termos do modelo OSI, o NT1 é um dispositivo de camada 1 (física). Ele se preocupa com a forma do plug e com as voltagens utilizadas para representar bits, nada sabendo sobre como são montados os quadros a partir do fluxo de bits.
É um dispositivo inteligente que pode prover funções ate o nível 3 do modelo OSI. NT2 pode executar funções de comutação (de circuitos ou de pacotes) e de concentração (permitindo que multiplos equipamentos possam transmitir dados atraves da RDSI). São exemplos de NT2: PBX digital, controlador de terminais, bridge (ponte) ou router (roteador) entre uma LAN (Local Area Network) e a rede RDSI.
É um dispositivo que reune as funções combinadas dos dispositivos NT1 e NT2 em um único equipamento. Deve ser fornecido pelo provedor da rede RDSI e não por fornecedores independentes.
São dispositivos que suportam a interface padrao RDSI. São exemplos de TE1: telefone digital, terminais voz/dados integrados e fac-símile digital.
São dispositivos existentes no mercado, anteriores ao padrão RDSI. Exemplos: terminais ou computadores com interface RS232C ou X.25. Tais equipamentos requerem um dispositivo adaptador conhecido como TA (Terminal Adapter) para permitir a conexão interface não-RDSI - interface RDSI.