Este trabalho refere-se à disciplina CMPP39 - Teleprocessamento. A seguir é apresentado um texto sobre as características básicas do modo de transferência assíncrono - ATM, que é o modo de transferência utilizado pelas Redes Digitais de Serviços Integrados - Faixa Larga.
É a tecnologia baseada na transmissão de pequenas unidades de informação baseada em células, que são transmitidas em circuitos virtuais, onde a rota é conhecida no momento da conexão.
Este modo de tranferência de informações independe do meio de transporte na camada física e é classificado como orientado a conexão.
O ATM é baseado no conceito de comutação por células (pacotes de comprimento fixo) e na multiplexação por divisão de tempo assíncrona (ATDM), onde não há alocação fixa de intervalos de tempo a subcanais (conexões). A ocupação do canal é feita sob demanda de acordo com o tráfego de cada conexão, sendo cada canal identificado através do rótulo no cabeçalho.
A ITU-T padronizou as células ATM com 53 octetos (48 de informação e 5 de cabeço;alho).
- O cabeçalho possui um campo denominado VCI (Virtual Chanel Identifier), utilizado para identificar o circuito virtual e VPI (Virtual Path Identifier), utilizado para identificar o caminho virtual.
- E os demais octetos são as informações propriamente dita.
O seu encaminhamento é baseado na informação do cabeçalho contido em cada uma das células.
Umas das vantagens da tecnologia ATM, é que ela não utiliza a alocação e nem a monopolização de canais. Os mesmos comutadores podem ser utilizados para chaveamento de todos os serviços de forma transparente.
As redes ATM podem ser projetadas de forma a aproveitar melhor os meios de comunicação na presença de tráfego em rajadas e ao mesmo tempo, garantir o retardo máximo para serviços que suportam fontes de tráfego contínuo.
A característica de tamanho fixo e reduzido das células de ATM trazem outras vantagens como:
- diminui o grau de complexidade dos comutadores da rede;
- menor tempo de empacotamento;
- proporciona um menor atraso de transferência.
A única desvantagem que as células de ATM proporcionam é o grande overhead que o cabeçalho apresenta, que diminui a capacidade efetiva de transmissão na rede.
MONTEIRO, Jose Augusto Suruagy. Rede Digital de Serviços Integrados de Faixa Larga (RDSI - FL). IX Escola de Computação. Recife. 1994. 206p.
KIM, jaime, SUDA, Tatsuya, YOSHIMURA, Masaaki. International Standardization of B-ISDN. Computer Networks and ISDN Systems. vol 27. Nro 1. Outubro 1994. 133p.
DATA COMMUNICATION INTERNATIONAL. ATM Monitor. Vol 23. Nro 18. Dezembro 1994.154p