Signaling System Number 7 (SS7)

É um sistema de sinalização de canal comum - CCS(Common Channel Signalling) - que foi otimizado para operação em redes digitais de telecomunicações em conjunção com centrais telefônicas controladas por programas armazenados.

O SS7 foi projetado para atender os requerimentos presentes e futuros de transferência de informação para transações interprocessadores dentro de redes de telecomunicações, tais como: controle de chamadas, controle remoto, e sinalização de gerenciamento e manutenção.

O sistema fornece métodos confiáveis para a transferência de informação na sequência correta e sem perda ou duplicação.

O sistema de sinalização atende os requerimentos de sinalização de controle de chamadas para serviços de telecomunicações tais como o telefone, ISDN e serviços de transmissão de dados comutados a circuitos.

Ele também pode ser usado como um sistema de transporte confiável para outros tipos de transferência de informação entre centrais telefônicas e centrais especializadas em redes de telecomunicações (por exemplo, para propósitos de gerenciamento e manutenção).

Exemplos de aplicações suportadas pelo SS7 são:

O SS7 é otimizado para operação em canais digitais de 64kbps. É também adequado para operação sobre canais analógicos e de baixa velocidade, ligações terrestres ponto a ponto e ligações de satélites. Ele não inclui as características especiais necessárias para o uso em operação multiponto, mas pode ser estendido para suportar tais aplicações.

Referência

Introduction to CCITT Signalling System No. 7. Specifications of Signalling System No.7 .ITU-T Recommendation Q.700.