TRANSFERÊNCIA DE INFORMAÇÃO

Durante essa fase é possivel a transmissão duplex de informação de usuário por meio de pacotes de dados. Os pacotes de dados são numerados em seqüência pela estação dos mesmos. A estação receptora controla o ritmo de entrega de pacotes de dados mediante confirmações que são enviadas nos pacotes RECEIVE READY ou sobre os próprios pacotes de dados com mecanismos de janela.

Uma janela é um conjunto ordenado de pacotes consecutivos. O limiar inferior da janela é determinado pelo menor número de seqüência dentre estes pacotes. Um pacote de dados somente pode ser enviado se seu número de seqüência está contido entre o limiar inferior da janela + o tamanho da janela.

Caso o ECD ou o ETD receba um pacote com numeração fora da janela, isto é considerada um erro local e o circuito virtual será "reseted", ou seja, a numeração dos pacotes de dados voltará ao início.

No início da transferência de informação, a estação receptora concede um crédito à estação transmissora, que indica o máximo número de pacotes de dados que podem ser emitidos sem receber confirmação alguma (tamanho da janela). A medida que a estação receptora de dados envia confirmações, está vai atualizando os créditos da estação transmissora, indicando no campo P(R) o limiar inferior da janela. O mecanismo pelo qual a rede, como estação receptora, gera confirmações é conhecido como algoritmo de rotação de janela.

Para que o ETD obtenha o máximo rendimento da rede, é importante que esse conheça o tipo de controle de janela utilizado. Um pacote de dados pode ser validado extremo a extremo (bit D = 1 ). Quando o bit D = 0 não se aplica validação extrmo a extremo e o ETD pode tentar maximizar o fluxo de tráfego.

Quando um ETD deseja enviar uma informação breve sem que seja submetida a retenções devido aos mecanismos de controle de fluxo, esse envia um pacote de INTERRUPÇÃO, o qual, mediante certas restrições, pode "curtocircuitar" o controle de fluxo a ser entregue ao ETD destino mesmo que a janela esteja fechada.

Durante o intercâmbio de dados de uma comunicação virtual pode ser necessário fazer uma reinicialização, limpando a rede de pacotes em trânsito, correspondentes a um dado circuito virtual (RESET REQUEST) ou a todas conexões (RESTART REQUEST), e começando um novo ciclo na numeração dos pacotes de dados.