CONFIGURAÇÃO DO ENLACE DE DADOS SDLC
O protocolo SDLC permite que uma estação primária e uma ou mais estações secundárias sejam conectadas em quatro configurações diferentes:
-
Ponto-a-Ponto. Na configuaração ponto-a-ponto uma única estação primária está conectada por um enlace ponto-a-ponto a uma única estação secundária. Cada estação desta configuração pode enviar dados para outra.
-
Multiponto. Na configuração multiponto, uma única estação primária está conectada a duas ou mais estações secundárias. A estação pode enviar os dados que são destinados a uma ou mais estações secundárias. Uma estação secundária só pode enviar dados para a estação primária, não podendo enviá-los para outra estação secundária.
-
Laço. Na configuração laço (loop), a estação primária está ligada diretamente apenas a primeira e a última das estações secundárias no laço. A estação primária passa os dados para a primeira secundária, que por sua vez os passa para a estação secundária seguinte, e assim por diante até que os dados retormen a estação primária. Assim como na configuração multiponto, a estação primária pode enviar dados para uma ou mais estações secundárias, mas uma secundária só pode enviá-los para a primária.
-
Mista. A configuração mista, ou configuração hub go-ahead, é uma configuração incomum empregada por alguns equipamentos especializados. São usados dois canais: um de entrada e um de saída. A estação primária comunica-se com todas as secundárias pelo canal de saída. Uma estação secundária pode comunicar-se somente com a primária, através do canal de entrada, o qual é encadeado em série de uma estação secundária para a siguinte.
Ultima moficação Julho 3, 1995
Copyright (c) 1995 Jorge J. Zavaleta Gavidia jorgezg@inf.ufrgs.br