Fundamentos de Teleprocessamento - CMPP39
Professora: Liane Tarouco
Irineu Sotoma - irineu@inf.ufrgs.br
Rafael Ramos dos Santos - rrsantos@inf.ufrgs.br
Trabalho 4 - X.29
Recomendação X.29 - Procedimentos para a troca de informação de controle e dados do usuário entre dois PADs ou entre um PAD e um DTE
1-Introdução
Os procedimentos da Recomendação X.29 aplicam-se à Recomendação X.25 na especificação da interface entre um DCE e um DTE no modo pacote ou entre dois PADs.
Este trabalho apresentará os procedimentos para a troca de informação de controle do PAD e de dados do usuário, o modo pela qual os dados do usuário são transferidos, os procedimentos para o controle do PAD via mensagens do PAD , e os formatos dos campos de dados que são transferíveis em uma camada virtual.
2-Procedimentos para a troca de informação de controle do PAD e dados do usuário
A troca de informação de controle e dados do usuário entre um PAD e um DTE no modo pacote ou entre PADs é feita através do uso dos campos de dados do usuário definidos na Recomendação X.25.
A seguir são descritos os procedimentos.
- Dados do usuário da chamada
- O campo de dados dos pacotes de incoming call ou call request para/a partir do DTE no modo pacote ou a partir do PAD é composto de dois campos:
- o campo identificador do protocolo: usado para a identificação do protocolo
- o campo de dados da chamada: contém dados do usuário
- Um pacote call request recebido pelo PAD, sem nenhum campo de dados da chamada, serão aceitos pelo PAD.
- Se um campo de dados de chamada está presente, o PAD irá enviá-lo, sem modificação, para o DTE no modo start-stop, usando o bloco de dados da chamada do sinal de serviço incomming call(veja a Recomendação X.28) do PAD.
- Sequências do usuário
- Sequências do usuário são usadas para trocar dados do usuário entre o PAD e o DTE no modo pacote ou o PAD.
- Sequências do usuário são transportadas nos campos de dados do usuário de sequências de pacotes completos com Q = 0, e em ambas as direções em uma chamada virtual(veja Recomendação X.25).
- Há somente uma sequência do usuário em uma sequência de pacote completo.
- A operação do PAD com respeito à transmissão e recepção de pacotes de dados com o bit D setado em 1 é assunto de estudo adicional urgente.
- Mensagens de PAD
- Mensagens de PAD são usadas para trocar informação de controle entre o PAD e o DTE no modo pacote ou o PAD. Uma mensagem do PAD consiste de um campo identificador de controle e um campo de código da mensagem possivelmente seguida por um campo de parâmetro.
- Mensagens de PAD são transportadas em campos de dados do usuário de sequências de pacotes completos com Q=1 e em ambas as direções em uma chamada virtual.(Veja Recomendação X.25).
- Há somente uma mensagem de PAD em uma sequência de pacote completo.
- O PAD irá levar em consideração uma mensagem de PAD somente quando ele for completamente recebido.
- No caso onde uma referência de parâmetro aparece mais que uma vez em uma mensagem de PAD, somente a última aparição é levada em consideração.
- A operação do PAD em relação a transmissão e recepção de pacotes de dados com o bit D setado em 1 é assunto de estudo adicional urgente.
3-Transferência de dados do usuário
- Pacotes serão transmitidos a partir de um PAD quando uma mensagem set, read, ou set and read for recebida, ou sobre qualquer uma das outras condições de transmissão fornecidas pelo PAD( veja Recomendação X.28).
- A ocorrência de uma condição de transmissão de dados não irá levar um PAD a transmitir pacotes de dados vazios.
4-Procedimentos para o uso de mensagens de PAD
5-Formatos
- Introdução
Os bits de um octeto são numerados de 8 a 1 onde o bit 1 e o bit de mais baixa ordem e é transmitido primeiro. Octetos de dados do usuário da chamada, de sequências do usuário, de mensagens de PAD e de dados do usuário da interrupção são consecutivamente numerados iniciando de 1 e são transmitidos nesta ordem.
- Formato de dados do usuário da chamada(veja figura 1)
- Formato do identificador de protocolo
O identificador de protocolo padronizado pela CCITT consiste de quatro octetos. O primeiro octeto é codificado da seguinte forma:
bits 8 e 7 = 00 para uso da CCITT
= 01 para uso nacional
= 10 reservado para grupos de usuários internacionais
= 11 para uso DTE-DTE
Quando os bits 8 e 7 são iguais a 00, os bits 6 a 1 são iguais a 000001 para indicar mensagens de PAD relacionadas à facilidade de packet assembly/disasembly para o DTE no modo start-stop. Outra codificação para os bits 6 a 1 é reservada para padronização futura pela CCITT. O uso dos octetos 2,3 e 4 é reservado e todos os bits são setados para 0. Os octetos 2,3 e 4 são reservados como um futuro mecanismo para fornecer ao PAD ou ao DTE no modo pacote chamado um informação adicional pertinente ao grupo chamador.
- Formato de dados da chamada
Octetos do campo de dados da chamada irão conter os caracteres do usuário recebidos pelo PAD do DTE no modo start-stop durante a fase de estabelecimento da chamada. A codificação destes octetos é similar aquela das sequências do usuário. O campo de dados da chamada é limitado a 12 octetos(veja figura 1).
- Formato da sequência do usuário
A ordem da transmissão de bits do PAD é a mesma dos bits que são recebidos do DTE no modo start-stop. A ordem de transmissão de bits do DTE no modo start-stop é a mesma que a ordem que os bits são recebidos.
Nenhum máximo é especificado para o comprimento da sequência do usuário.
- Formato de mensagem de controle
- O bits 8, 7, 6, 5 do octeto 1 de um campo de dados do usuário de sequências de pacotes completos com Q=1 são o control identifier field, usado para identificar a facilidade, tal como o PAD, a ser controlada. A codificação do campo de identificador de controle para mensagens de PAD para controlar um PAD para um DTE no modo start-stop e 0000. Outras codificações do campo de identificador de controle são reservados para padronização futura.
- Quando o campo identificador de controle(veja o item 1 acima) é setado para 0000, os bits 4, 3, 2, 1 do octeto 1 são definidos como um campo de código da mensagem. O campo message code é usada para identificar tipos especificos de mensagens de PAD, como é dada na tabela 2.
- Todas as mensagens de PAD consistem de um campo de identificador de controle(bits 8, 7, 6, 5 do octeto 1 iguais a 0000) e um código de mensagem(bits 4, 3, 2, 1 do octeto 1).
As mensagens set, read, set and read e parameter indication consistem do octeto 1 que pode ser seguido por um ou mais campos de parâmetro. Cada campo de parâmetro consiste de um octeto de referência de parâmetro e um octeto de valor do parâmetro.
Os octetos de valor do parâmetro da mensagem de PAD read contém o valor 0.
A mensagem de PAD error consiste de 1 octeto e um ou dois octetos dando a razao do erro.
A mensagem de PAD indication of break consiste de 1 octeto que pode ser seguido por um campo de parâmetro. O campo de parâmetro, se presente, consiste de um octeto de referência de parâmetro seguido por um octeto de valor do parâmetro.
A mensagem de PAD invitation to clear consiste de 1 octeto somente.
- O tamanho máximo da mensagem de PAD é para estudo adicional.
- Campo de parâmetro para mensagens de PAD set, read, set and read e parameter indication(veja figura 2)
O campo de parâmetro destas mensagens de PAD, quando presentes, irão consistir de partes sucessivas de campos de referência e campos de valor. Cada um destes campos terão um octeto de comprimento.
- Um campo de referência consiste de uma referência de parâmetro, identificada como um número decimal na Recomendação X.3, e é codificado em binário no bits 7 a 1, onde o bit 1 é o bit de mais baixa ordem. Campos de referência não precisam ser ordenados pela ordem crescente dos números de referência dos parâmetros.
- Em mensagens de PAD recebidas pelo PAD, o bit 8 de cada campo de referência será ignorado. Em mensagens de PAD parameter indication o bit 8 de cada campo de referência setado em 1 irá indicar um acesso inválido ao parâmetro referido como foi descrito em 3.5.
- Um campo de valor de parâmetro consiste de um valor da referência do parâmetro, identificado como um número decimal na Recomendação X.3, e e codificado em binário nos bits 8 a 1 , onde 1 é o bit de mais baixa ordem. Campos de valor em mensagens de PAD read são codificados como todos em binário 0. Em mensagens de PAD set e set and read, eles irão indicar os valores requisitados dos parâmetros. Em mensagens de PAD parameter indication, eles irão indicar os valores correntes dos parâmetros do PAD, depois de ter hávido alguma modificação. Se o bit 8(bit de erro) é setado para 1 no octeto precedente(por exemplo, campo de referência), eles serão setados para 0.
O código 1111111(decimal 127) nos bits 7 a 1 do campo de referência serão usados para a extensão deste campo. Tal codificação irá indicar que há um outro octeto seguindo. O octeto seguindo e codificado coma referência de parâmetro da Recomendação X.3 menos 127.
- Para fornecer a existência de parâmetros não padronizados pela CCITT, provisão e feita para indicar que estes parâmetros serão set, read, set and read em mensagens de PAD apropriadas.
Para indicar a separação entre parâmetros listados na Recomendação X.3 e quaisquer outros implementados nacionalmente ou somente localmente, os campos de referência de parâmetro e de valor do parâmetro nas mensagens de PAD apropriadas são setados para 00000000.
É recomendado que DTEs no modo pacote usem somente os parâmetros definidos na Recomendação X.3 quando comunicando com um PAD em um país ou rede diferente.
- Campo de parâmetro para mensagens de erro de PAD(veja figura 3)
- O octeto 2 da mensagem de PAD error serão codificadas como mostrado na tabela 3.
- Nos casos b, c e d na tabela 3, o octeto 3 de uma mensagem de PAD error irá conter o código da mensagem da mensagem de PAD recebida.
- Campo de parâmetro para mensagens de PAD indication for break(Veja figura 4)
- Quando transmitida pelo DTE no modo pacote, esta mensagem de PAD poderá ou não conter nenhum campo de parâmetro, ou conter um campo de parâmetro como descrito no item 2 abaixo.
- Quando transmitido pelo PAD, o campo de parâmetro irá conter dois octetos(por exemplo, um campo de referência e um campo de valor) e irá ser codificado como segue: o campo de referência irá ser codificado 00001000(indicando parâmetro 8) e o campo de valor irá ser codificado 00000001(indicando decimal 1).
- Campo de parâmetro para mensagem de PAD invitation to clear(veja figura 5)
Esta mensagem de PAD não irá conter nenhum campo de parâmetro.
Bibliografia
CCITT, Data Communications Networks Services and Facilities, Terminal Equipment and Interfaces. Yellow Book. volume VIII - Fascicle VIII.2. pp. 220-231. Geneva 1981.
MATSUDA, Magali Teixeira. Especificação de um GERENTE DE NOTÍCIAS. Porto Alegre, Instituto de Informática, UFRGS, 1993.