Primitivas de Serviço
As primitivas de serviços são funções que um nível oferece ao nível imediatamente superior de forma a prover a comunicação entre os mesmos.
Uma primitiva de serviço é constituída de três partes:
- Descrição da primitiva
- A primitiva é descrita de acordo com a funço a qual se destina. Por exemplo, a descrição L_CONNECT é utilizada por um serviço orientado à conexão para solicitar o início de uma conexão.
- Classe da primitiva
- A classe da primitiva determina qual a aço que deve ser executada ou informa sobre a aço realizada por uma entidade parceira.
As quatro classes são:
- Request - utilizada para solicitar o início de um serviço
- Indication - utilizada para indicar um evento ocasionado por uma requisição remota de um serviço ou por um evento local
- Response - utilizada para responder a um evento
- Confirm - tipo utilizado para indicar o resultado de um pedido de serviço
Por exemplo, na inicialização de uma conexão as classes são utilizadas da seguinte forma:
- L_CONNECT-request: solicita o estabelecimento de uma conexão
- L_CONNECT-indication: a entidade que está sendo chamada recebe uma inidicação informando que alguém deseja estabelecer uma conexão com ela.
- L_CONNECT-response: utilizada pela entidade chamada para avisar se a conexão foi aceita ou rejeitada
- L_CONNECT-confirm: indica ao solicitante se a chamada foi aceita
- Parâmetros
- Junto com a descrição da primitiva devem ser enviados um conjunto de parâmetros que tem por finalidade indicar: o endereço local, o endereço remoto, a especificação da classe de serviço de acordo com o protocolo, os dados recebidos pelo LLC do seu usuário, o status, a razão da desconexão/reset, o tamanho de mensagem.