Nível de Enlace
O nível de enlace é responsável em estabelecer, manter e liberar conexões entre entidades de rede; transferir unidades de dados de serviço de enlace com rapidez, flexibilidade e economia; detectar e corrigir os erros provenientes do nível físico.
Quando a conexão dos pontos é realizada somente a nível local, algumas características de comunicação são diferentes das utilizadas em conexões de longa distância. São elas:
- Transmissão em velocidades maiores, mesmo que o meio de transmissão seje simples (par metálico);
- Meios de transmissão que apresentam menor taxas de erros (cabo coaxial, fibra ótica);
- Acesso direto ao meio, podendo utilizar as seguintes topologias: estrela, barra e anel.
Em vista das características acima citadas, o modelo OSI foi adaptado para referenciar também as redes locais: a camada de enlace foi subdividida em duas camadas:
- LLC (Logical Link Control)
- Responsável em implementar a interface do nível de enlace com o nível de rede, fornecer serviços como multiplexaçáo e o controle do fluxo e dos erros
- MAC (Medium Access Control)
- Responsável em manipular as características específicas das várias tecnologias de redes locais, isto é, responsável pelo acesso ao meio
A camada de enlace foi subdividida com a finalidade de possuir um nível independente da topologia, dos meios de transmissão e dos métodos de acesso utilizados na rede local, de forma que, se alterações fossem realizadas nestes ítens, o protocolo de enlace não seria alterado. Este nível é o LLC.
A multiplexação do acesso ao meio físico no nível de enlace é realizada através da identificação dos usuários do enlace, isto é, da identificação dos pontos de acesso a serviços (Service Access Points - SAPs). Desta forma, o protocolo LLC deve identificar qual o ponto de acesso origem (SSAP - Source Service Access Point) e qual o ponto de acesso destino (DSAP - Destination Servie Access Point).
O padrão IEEE 802 estabelece como cada entidade das redes locais se comunica com seu nível superior (serviços prestados) e qual o protocolo utilizado para se comunicar com as entidades pares. O padrão IEEE 802.2 refere-se ao o protocolo para a camada LLC - Logical Link Control.
Os dados da camada de enlace são encapsulados de acordo com um padrão. A figura abaixo mostra como é formada a unidade de dados do protocolo de enlace.
O nível de enlace (camada LLC) pode fornecer ao nível de rede de três tipos de serviço distintos:
- Tipo 1: Sem conexão e sem reconhecimento
- Tipo 2:Orientado a conexão
- Tipo 3: Sem conexão e com reconhecimento