O tamanho de cada célula hexagonal é definido através da potência dos transmissores do telefone celular e pela atenuação do sinal, sendo que este pode ser escutado na sua célula e, no máximo, nas células vizinhas.
Cada célula possui um grupo específico de rádio-freqüências. Como existe um numero limitado de rádio-freqüências disponíveis para comunicação, elas são utilizadas mais de uma vez, mas células vizinhas têm que possuir grupos diferentes de rádio-freqüência para evitar que haja interferência entre elas. O padrão de reuso de freqüências conhecido como 1-em-7 é comumente utilizado em telefonia celular e está mostrado abaixo (fonte: Data Communications International, pg 62, vol. 23, n.23, marco 1991).
Setor - As células são projetadas de forma a garantir que a razão entre o sinal entrante e o ruído na transmissão nas fronteiras da célula seja, no mínimo, 18 dB. Este valor é significantemente menor do que em um sistema telefônico convencional que, no pior caso, apresenta razão de 26 dB, para canal de voz. Para compensar esse fato, são instaladas de 3 a 4 antenas direcionais em cada célula, dividindo-a em setores.