Sistemas Multimídia Distribuídos com Garantias de Qualidade de Serviço

Responsável: Prof. Otto Carlos M. B. Duarte

Equipe: Célio Vinicius Neves de Albuquerque, Marcio Faerman, Michel Ferreira Abdalla e alunos de Iniciação Científica

Devido à crescente demanda por serviços integrados, compostos das mais variadas mídias (áudio, dados assíncronos e vídeo), o modo de transferência adotado para a Rede Digital de Serviços Integrados - Banda Larga (RDSI-BL) deve ser ao mesmo tempo flexível e eficiente. O Modo de Transferência Assíncrona - Asynchronous Transfer Mode (ATM) veio atender estes requisitos.

Para se obter uma maior eficiência da RDSI-BL, as fontes de tráfego devem ser multiplexadas estatisticamente, o que implica no fato de cada chamada dispor de uma banda passante alocada abaixo de sua taxa máxima de transmissão. Conseqüentemente, surge o complexo desafio de disciplinar e regular o tráfego através da rede, evitando-se situações de congestionamento causadoras de perda de células e atrasos indesejáveis que afetam a qualidade de serviço requerida pela chamada.

O Grupo de Teleinformática e Automação - GTA implementou diversos mecanismos para Garantia de Qualidade de Serviço como: Stop-and-Go, Virtual Clock, Delay Earliest-Due-Date, Jitter Earliest-Due-Date, Hierarchical Round Robin, Rate-Controlled Static-Priority. Em termos de mecanismos de policiamento de tráfego implementou-se: o Leaky-Bucket (e suas variantes), Jumping Window, Triggered Jumping Window, Sliding Window e Time Slotted Moving Window. Este último mecanismo foi proposto pelo próprio GTA e apresenta como principais características: flexibilidade de configuração, baixo custo de implementação e policiamento acurado da taxa média.

Está sendo desenvolvida uma plataforma de testes para avaliação de desempenho de sistemas para garantia de qualidade de serviço em aplicações multimídia distribuídas. Esta plataforma permitirá que sejam realizadas análises qualitativas e quantitativas de parâmetros como perda de células, atraso e variação de atraso, nos mais variados cenários com aplicações de vídeo, áudio e dados assíncronos.

Diversos algoritmos para o Controle de Admissão de Chamadas (CAC) estão sendo estudados para os mais variados tipos de tráfego e suas multiplexações. Sobre a plataforma de testes pretende-se avaliar o comportamento de cada algoritmo proposto em relação a variação dos parâmetros descritores de tráfego e comparar a eficiência dos mesmos na utilização dos recursos da rede e na garantia do grau de serviço requeridos por cada conexão.