Foi o primeiro sistema de computadores a empregar a técnica de radiodifusão ao invés de cabos ponto a ponto. Na década de 70, quando o projeto foi implantado, as linhas telefônicas disponíveis na ocasião eram caras e pouco confiáveis. Havia a necessidade de interligação de subredes da universidade, espalhadas pelas ilhas, ao Centro de Computação principal.
A comunicação foi realizada através da instalação, em cada estação, de um pequeno transmissor / receptor de rádio FM, com um alcance suficiente para comunicar-se com o transmissor / receptor do Centro de Computação.
O projeto foi realizado de tal forma que não há comunicação direta entre estações, apenas de uma estação para o Centro de Computação e deste para uma estação. Foram utilizadas duas faixas de frequência; uma em 407.305MHz para o tráfego no sentido Centro-Estação, e outra em 413.475MHz para o tráfego no sentido contrário. A transmissão é feita em 9600bit/s.
A figura abaixo apresenta os elementos básicos do sistema ALOHA. Na instalação central há um computador (chamado Menehune) onde todos os dados, entrando ou saindo, passam por ele. O Menehune está conectado ainda a outros dois computadores (BCC 500 e IBM 370/158) e a outras duas redes (ARPANET e PACNET). Cada estação possui uma unidade de controle que armazena dados e faz as retransmissões.
Quando uma estação tem dados a enviar, ela simplesmente faz a transmissão. Quando a central recebe os dados corretamente, ela envia uma mensagem de confirmação para a estação. Se a estação não recebe tal confirmação dentro de um intervalo de tempo predefinido, ela faz a retransmissão dos dados.