Par Trançado sem blindagem:

O cabo de par trançado sem blindagem (UTP) é composto por pares de fios, sendo que cada par é isolado um do outro e todos são trançados juntos dentro de uma cobertura externa. Não há blindagem física no cabo UTP; ele obtém sua proteção do efeito de cancelamento dos pares de fios trançados.

O cabo de par trançado sem blindagem projetado para redes, mostrado na figura abaixo, contém quatro pares de fios de cobre sólidos modelo 22 ou 24 AWG. O cabo tem uma impedāncia de 100 ohms - um fator importante que diferencia dos outros tipos de fios de telefone e par trançado. O cabo de rede UTP tem um diāmetro externo de 1,17 polegadas ou 4,3 mm.

O par trançado é o meio de transmissão de menor custo por comprimento. A ligação de nós ao cabo é também extremamente simples, portanto de baixo custo.

A desvantagem do par trançado é a sua susceptibilidade à interferência e ruído, incluindo "cross-talk" de fiação adjacente. Em sistemas de baixa freqüência a imunidade a ruído é tão boa quanto ao cabo coaxial.

Pode-se utilizar UTPs com três principais arquiteturas de rede (ARCnet, Ethernet e token-ring). Na maioria dos casos, as placas de interface de rede vêm para um tipo específico de cabeamento, mas muitas placas de interface Ethernet são configuradas para cabos coaxias e UTP.

Um dos testes que podemos fazer nos cabo de par trançado é a medida da atenuação. Por exemplo, nos cabos 10Base-T permite uma perda máxima de 11.5dB na faixa de 5 a 10 Mhz, em 100 metros de fio entre o hub e a estação. A outra é a paradiafonia, isto é, o vazamento de energia elétrica entre pares de fios do mesmo cabo. Os verificadores de cabo utilizam um injetor de sinal para determinar a extremidade remota do cabo de forma adequada. Em seguida, eles percorrem um conjunto de freqüências para medir a intensidade de sinal que vaza entre o par ativo (que transporta o sinal do injetor) e o par inativo. Os pares cruzados são a causa mais comum de níveis elevados de parafonia.

Par Trançado com blindagem:

Os cabos de pares trançados blindados (STP), combinam as técnicas de blindagem e cancelamento. Os cabos STP projetados para redes são de dois tipos. O STP mais simples é chamado "blindado de 100 ohms", pois, a exemplo do UTP, tem uma impedāncia de 100 ohms e contém uma blindagem formada por uma folha de cobre ao redor de todos os seus fios. No entanto, o formato mais comum de STP, lançado pela IBM e associado à arquitetura de rede token-ring IEEE 802.5, é conhecido como STP 150 ohms devido a sua impedāncia de 150 ohms. Uma vantagem do STP 150 ohms, é que ele é capaz de transportar dados utilizando uma sinalização muito rápida com poucas chances de distorção. Como desvantagem, a blindagem causa uma perda de sinal que aumenta a necessidade de um espaçamento maior entre os pares de fios e a blindagem (ou seja, de mais isolamento). O maior volume de blindagem e isolamento aumenta consideravelmente o tamanho, o peso e o custo do cabo.


Outros trabalhos do Grupo ...