O objetivo do RTSE é fornecer um serviço que, embora não seja tão geral quanto o nível de sessão, forneça uma interface simples e seja capaz de transferir unidades de dados de tamanho arbitrário de forma confiável entre entidades de aplicações. O RTSE fornece mecanismos genéricos que, em casos onde uma falha do sistema de comunicação interrompe a conexão inicialmente utilizada na transferência de dados, permitem o restabelecimento da transferência de dados do ponto onde foi suspensa, em uma nova conexão.
O RTSE utiliza o ACSE, para estabelecer e encerar associações, e alguns dos mecanismos de sincronização e gerenciamento de tokens e de atividades fornecidos pelo serviço de sessão (através do serviço de apresentação) para garantir a confiabilidade nas transferências de dados.
As primitivas de serviço trocadas pelo RTSE com seus usuários, com o ACSE e com o serviço de apresentação são:
Após utilizar o ACSE para estabelecer uma associação entre entidades de aplicação, o RTSE permite a troca de dados na forma de APDUs (Aplication Protocol Data Units) RTSE. Quando uma APDU é confirmada pelo RTSE (reconhecimento positivo passado através da primitiva RT-TRANSFER.confirm), o usuário tem a certeza de que a unidade de dados foi entregue corretamente ao destinatário. Quando o RTSE não consegue transferir a APDU, ele sinaliza essa impossibilidade para seu usuário através de um reconhecimento negativo, também passado através da primitiva RT-TRANSFER.confirm.
A tranferência de cada APDU é realizada em uma atividade distinta no nível de sessão. O RTSE segmenta a APDU em blocos de dados, iniciando uma atividade de sessão, antes de começar a transferência dos blocos. Na fase de transferência de dados, o envio de cada bloco de dados é seguido pela emissão de um ponto de sincronização secundário e pela espera de sua confirmação. Ao final da transferência de todos os blocos de dados de uma APDU, a atividade de sessão é encerrada. Se existir outra APDU a transmitir, o RTSE abre uma nova atividade de sessão, repetindo o procedimento.
O RTSE utiliza o ACSE para encerrar uma associação de forma ordenada, sem perda dos dados em trânsito.