FORMATO DAS UD-TPDU (protocolo sem conexão)

O formato de uma UD-TPDU consiste de quatro (4) partes consecutivas: o campo LI, o código da UD-TPDU, uma parte variável e os dados do usuário como mosta-nos a figura abaixo.

O campo LI indica o comprimento da UD-TPDU - em binário, cujo máximo valor é 254 (11111110). O valor 255 (11111111) está reservado para futuras extensões. Este comprimento exclui o próprio LI e o campo de dados do usuário. O código da UD-TPDU é sempre 01000000.

A parte variável contém parâmetros especificados em um formato bem definido. Se algum parâmetro for encontrado em outro formato, resultará em um erro de protocolo. O formato da parte variável da UD_TPDU é o que segue:

Os parâmetros podem aparecer em qualquer ordem. São permitidos dois parâmetros na parte variável: o Identificador do Ponto de Acesso ao Serviço de Transporte e o checksum.

O código do identificador do TSAP será:

11000001 para o TSAP-ID da entidade originadora e
11000010 para o TSAP-ID da entidade destinatária.
O comprimento deste parâmetro não é definido pela OSI, e o valor do mesmo identifica os pontos de acesso ao serviço.
O segundo parâmetro admitido na parte variável é o checksum. Seu código é 1100011 e o seu comprimento são dois (2) octetos - 16 bits. O valor que vem armazenado nesses dois (2) octetos é o resultado da seguinte fórmula:

Por fim, o campo de dados do usuário pode conter qualquel coisa, são dados transparentes. Ele contém todos os dados da TSDU e seu comprimento é limitado ao tamanho da NSDU (menos o cabeçalho da UD-TPDU). Ou seja, realmente não pode haver segmentação de TSDU numa operação sem conexão.