Introdução


O grupo de trabalho IEEE 802.6 surgiu no segundo semestre de 1981 com o objetivo de definir um padrão para transporte de dados em alta velocidade numa região metropolitana.

Em 1986 a Telecom da Austrália apresenta uma proposta denominada QPSX( Queued Packet and Synchronous circuit eXchange ), sendo esta adotada em 1987 pelo grupo IEEE 802.6 como padrão, sendo chamada agora de DQDB( Distributed Queue Dual Bus ).

O DQDB proporciona duas formas de comunicação integradas, são elas, comutação de circuitos e comutação de pacotes, sendo que a capacidade total do canal é compartilhada de forma flexível e completa entre os dois modos de comutação. Estes dois modos funcionam independentemente, mas juntos proporcionam o suporte básico para a integração de serviços isócronos( audio, vídeo, etc. ) e não-isócronos( troca de dados, telemetria, etc. ) na mesma rede. Os canais de comutação de circuitos no DQDB podem ser configurados desde taxas muito baixas até taxas altas que suportam transmissão de vídeo e interfaces RDSI.

A arquitetura é baseada em dois barramentos unidirecionais que carregam dados em sentidos opostos. Cada estação da rede tem acesso aos dois barramentos. A conexão de uma estação ao barramento é feita com uma ligação de leitura direta ao barramento e uma ligação de escrita através de uma porta lógica ou.

Uma rede DQDB é essencialmente não-bloqueável e pode conter um número ilimitado de estações conectadas. Além disso, apresenta importantes características operacionais como: alta confiabilidade, controle de congestionamento e tolerância a falhas.