Funções da Subcamada Dependente do Meio


As funções da Subcamada Dependente do Meio incluem codificação NRZ, operação de meio de ligação, e controle do estado da ligação.


Codificação NRZ

A Codificação NRZ (non-return-to-zero) é um mecanismo de sinalização em dois níveis usado para transmitir dados e sinais de controle do estado da ligação através da rede.

Usando a codificação NRZ, um bit de dado é transmitido por ciclo de clock. Um valor de bit 1 é detectado quando um sinal de alta voltagem é transmitido, e um bit 0 é detectado quando um sinal de baixa voltagem é transmitido.

Uma rede 100VG-AnyLAN usando um cabeamento de 4 pares UTP usa um clock de 30MHz para transmitir 30 Mbits de dado em cada um dos quatro pares, o qual resulta em uma taxa de codificação de dados de 120 mbit/s. No receptor os 30Mbit/s de dados codifidos são recebidos e decodificados em 25 Mbit/s de dados originais, resultando em uma taxa efetiva de dados de 100 Mbit/s.


Operação do Meio de Ligação

Para uma rede 100VG de 4-UTP é usado tanto o modo de operação half-duplex como o full-duplex

Operações full-duplex são requisitadas para comunicar informações de controle do estado da ligação entre o hub e o nó. Uma rede 100 VG-AnyLAN de 4 UTP requer quatro canais de par trançado e usa as mesmas de configuração dos pares (1/2, 3/6, 4/5, e 7/8) que são usadas no Ethernet e Token Ring. Sinais de controle do estado do nó para o hub usam os fios 1 e 2 (canal 0), e os fios 3 e 6 (canal 1). Sinais de controle do estado do hub para o nó usam os fios 4 e 5 (canal 2) e os fios 7 e 8 (canal 3).

Operações Half-Duplex usam todos os quatro canais para transmitir dados do nó para o hub ou receber dados do hub para o nó.


Controle do Estado da Ligação

Controle do Estado da Ligação opera no modo full-duplex e usa uma combinação de dois tons de baixa frequência, referenciados como Tom 1 e Tom2, para comunicar informações de estado entre o hub e o nó.

O tom1 é gerado pela transmissão de sequências alternadas de 16 bits de 1's seguidas de 16 bits de 0's , etc ... , a 30 MHz, produzindo uma frequência de aproximadamente 0.9375 Mhz.

O tom 2 é gerado pela transmissão de sequências alternadas de 16 bits de 0's seguido de 16 bits de 1's, etc..., a 30 MHz, gerando uma frequência de traansmissão de aproximadamente 1.875 MHz.

O padrão 100VG-AnyLAN comunica comandos de estado entre o hub e o nó usando uma combinação desses dois tons de baixa frequência. A tabela abaixo lista as combinações de tons transmitidos pelo hub e pelo nó.

______________________________________________________________________
Tom Transmitido     Singnificado recebido     Significado recebido
                    pelo nó                   pelo hub
_______________________________________________________________________

1 - 1               idle                      idle
1 - 2               incoming data packet      normal priority request
2 - 1               reserved                  high priority request
2 - 2               link training request     link training request
___________________________________________________________________________
Idle indica ao nó que o hub não tem pacotes pendentes e indica ao hub que não h;á requisições pendentes.

Incoming indica ao nó que um pacote deve ser destinado àquela porta. O nó é instruído a parar de enviar tons de controle no canal 2 e 3 para preparar para receber o pacote. Normal priority request indica ao hub que o nó está requisitando o envio de um pacote de prioridade normal.

High priority request indica ao hub que o nó está requisitando o envio de um pacote de prioridade alta.

Link Training Request indica ao nó ou ao hub que a inicialização da ligação está sendo requisitada.