Com o crescimento do número de usuários nas redes e também o com aumento de aplicativos gráficos, multimídia e cooperativos, a performance das redes locais com tecnologia Ethernet a 10Mbit/s está sendo abalada.
Para quebrar a barreira dos 10Mbit/s, surgiram as tecnologias de redes de alta velocidade como o ATM (Assynchronous Transfer Mode), FDDI e os padrões da IEEE 100 Base-T Fast Ethernet e 100 VG-AnyLAN.
Na próxima seção será apresentado o padrão 100 Base-T Fast Ethernet, que é basicamente a migração do sistema Ethernet 10Mbit/s para 100Mbit/s, e continua com o mecanismo de controle de acesso ao meio CSMA/CD. O padrão 100 Base-T Fast Ethernet é parte do padrão IEEE. 802.3.
Na seção três será apresentado o padrão 100 VG-AnyLAN, que propõe um novo mecanismo de controle de acesso ao meio, baseados em hubs que controlam o acesso ao meio usando o mecanismo de "priority demand". Este novo sistema de controle de acesso transporta não só frames padrão Ethernet, mas também frames Token Ring. O 100 VG-AnyLAN está padronizado sob o número IEEE 802.12.
Finalmente, na última seção será apresentada uma comparação entre os dois padrões , seus prós e contras.