Modelo de Referência


A definição do modelo de referência segue a estrura hierarquizada do modelo de referência OSI. A arquitetura de referência para a utilização de ATM é apresentada abaixo:

Modelo de Referência


O modelo utiliza o conceito de planos distintos a fim de separar funções de usuário, de gerenciamento e de controle. O plano de gerenciamento seria responsável pela manutenção da rede e execução de funções operacionais, gerenciando os demais planos e a si próprio; o plano do usuário seria responsável pelo transpotre de informações do usuário; por fim, o plano de controle seria responsável pelas informações de sinalização da rede.

O plano do usuário é dividido em três camadas inferiores e camadas superiores. As camadas superiores não são objetos de definição das recomendações para a RDSI-FL. As camadas inferiores são a Camada Física, Camada ATM, e a Camada de Adaptação.

A camada física corresponde funcionalmente à camada física do modelo de referência OSI, apresentando as características relacionadas ao meio físico de transmissão. A camada ATM é responsável pelo transporte de células ATM, possuindo idependência em relação às idiossincrasias do meio físico utilizado. A camada de adaptação ATM tem como função mapear as informações do protocolo de nível superior em células ATM. Tipos diferentes de protocolos para a camada de adptação ATM são definidos, levando-se em consideração as diferentes características dos serviços que são oferecidos.