As classes de serviços identificadas pela recomendação I.211 correspondem às seguintes classes: serviços conversacionais, serviços de recuperação e serviços de distribuição. Além destes, a recomendação I.211 sugeriu um conjunto de outros prováveis serviços, com suas aplicações e características.
Os itens básicos que uma rede de banda larga deve atender para que possa suportar os serviços especificados são indentificados na recomendação I.211, que inclui categorias como: requisitos de multimídia, qualidade de serviço (QoS), temporização, sincronização e alguns aspectos de sinalização.
A RDSI-FL deverá fornecer facilidades que permitam, em uma única chamada associada a um serviço, estabelecer um número de conexões que podem ser associadas a tipos específicos de tráfegos. Em 1993, foi aprocada a I.374, a recomendação que definia a infraestrutura necessária para o suporte a serviços de multimídia. Nela, é apresentada a arquitetura funcional para os serviços multimídia que define os elementos de controle de serviço: procedimentos executados pelos participantres de uma chamada, para fornecer serviços multimídia. Uma chamada pode envolver a participação de várias conexões entre usuários, servidores e equipamentos de apresentação e armazenamento. As diferentres conexões podem apresentar diferentes caracteríticas para atender às diferentes mídias. Os elementos de controle de serviço são utilizados para o controle das chamadas, o controle das conexões e o controle das mídias.
O controle das chamadas inclui o estabelecimento e liberação de chamadas. O controle das conexões deve permitir o estabelecimento de conexões entre dois ou mais usuários, a inclusão de un novo usuário em uma conexão, o desligamento de um participante de uma chamada e a liberação de uma conexão pertecente a uma chamada. O controle das mídias incui a alocação e liberação das mídias em uma chamada.
A qualidade de serviço é um parâmetro negociado na fase de estabelecimento de uma conexão, muito embora os procedimentos de sinalização permitam que a negociação possa ser feita depois do estabelecimento. Os parâmetros de qualidade de serviço são definidos pela recomendação I.350. Outros parâmetros, no entanto, podem vir a ser definidos, como reconhece a recomendação I.211.