Métodos
Método indica a forma a ser aplicada para requisitar um recurso. Os métodos aceitos por um determinado recurso podem mudar dinamicamente. O cliente é notificado com o código 501 quando o método é desconhecido ou não implementado. Os métodos são sensitivos ao caso.
Os principais métodos são:
- GET
- Recupera todas as informações identificadas no recurso da rede. Se o recurso for um processo executável, ele retornará a resposta do processo e não o seu texto. Existe o GET condicional que traz o recurso apenas se o mesmo foi alterado depois da data da última transferência.
- HEAD
- Semelhante ao método GET, só que neste caso não há a transferência da entidade para o cliente. Este método é utilizado para testar a validade e acessibilidade dos links de hypertexto.
- POST
- Utilizado para solicitar que o servidor destino aceite a entidade constante no pedido como um novo subordinado ao recurso constante no URI. Suas principais funçõs são:
- anotaçõs de recursos existentes
- postar uma mensagem em um bulletin board, newsgroup, mailing list
- abastecer um processo com um bloco de dados
- extender uma base de dados com uma operação de append
A entidade é subordinada da mesma forma que um arquivo é subordinado ao diretório, o registro a base de dados
- PUT
- Coloca a entidade abaixo do recurso especificado no pedido. Se esta entidade não existe é criada. Se existe, apenas é atualizada
- DELETE
- Solicita que o servidor origem apague o recurso identificado no URI
- LINK
- Estabelece uma ou mais relações de links entre o recurso identificado pelo URI e outros recursos existentes, não permitindo que o corpo da entidade enviada seja subordinada ao recurso
- UNLINK
- Remove uma ou mais relações de links existentes entre o recurso identificado no URI