VIDEOCONFERÊNCIA
Ambiente para educação á distância
Mára Lúcia Fernandes Carneiro
PGIE/UFRGS PROCERGS (Projeto Metropoa)
INTRODUÇÃO |
Uma videoconferência consiste em uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros como se estivessem reunidos em um único local (What Is, 1998). Os sistemas interpessoais de videoconferência possibilitam a comunicação em tempo real entre grupos de pessoas, independente de suas localizações geográficas, em áudio e vídeo simultaneamente. Esses sistemas permitem que se trabalhe de forma cooperativa, compartilhando informações e materiais de trabalho sem a necessidade de locomoção geográfica. A maioria das videoconferências atuais envolvem o uso de uma sala em cada localidade geográfica, dotada de uma vídeo-câmera especial e facilidades para apresentação de documentos. |
Em algumas
sistemas, simula-se uma reunião como se todos os
participantes estivessem na mesma sala, ao redor de uma
mesa. Em geral, a videoconferência tradicional requer
interconexão especial através do telefone com grande
largura de banda. Atualmente estão sendo utilizadas
redes ISDN e ATM. Com os avanços da tecnologia, proporcionando processadores mais rápidos e melhor esquemas de compressão de dados, um novo tipo de videoconferência, a conferência desktop, tornou-se viável. Ao contrário das videoconferências em salas especiais, exigindo equipamentos especiais e caros, a videoconferência em desktop pode ser realizada através da inclusão de software e hardware em computadores padrão. Em algumas sistemas, simula-se uma reunião como se todos os participantes estivessem na mesma sala, ao redor de uma mesa. Em geral, a videoconferência tradicional requer interconexão especial através do telefone com grande largura de banda. Atualmente estão sendo utilizadas redes ISDN e ATM. Com os avanços da tecnologia, proporcionando processadores mais rápidos e melhor esquemas de compressão de dados, um novo tipo de videoconferência, a conferência desktop, tornou-se viável. Ao contrário das videoconferências em salas especiais, exigindo equipamentos especiais e caros, a videoconferência em desktop pode ser realizada através da inclusão de software e hardware em computadores padrão. Uma alternativa mais simples é a áudioconferência (MOORE, 1998), uma reunião semelhante mas somente com conexão de voz. Como em uma videoconferência, é necessário algum tipo especial de gerenciamento, controle e garantia de segurança. ASPECTOS FAVORÁVEIS Segundo SANTOS (1998), o uso da videoconferência apresenta uma série de vantagens:
Além destes aspectos, os softwares que apoiam a realização da videoconferência, em sua maioria, permitem também, através da utilização de ferramentas de compartilhamento de documentos:
FORMAS DE VIDEOCONFERÊNCIA Existem várias formas de realizar uma conferência: |
Conferência Ponto-a-Ponto
|
|
Conferência Multicast Pode ser de dois tipos: |
Conferência em grupo:
|
|
Cybercast (ou
conferência "one-way"):
|
SOFTWARES |
|
Diretório
ou Servidor ILS? A maioria dos usuários da Internet utilizam-se de conexões dial-up não estando conectados todo o tempo. Cada vez que eles se conectam, seu endereço IP é alterado. Para permitir chamadas de computadores para o seu, o sistema tem de ter duas informações:
Os servidores ILS têm a função de proporcionar estas informações. Quando você está conectado a um servidor ILS você está informando:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS KIH ON LINE. http://www.kih.net/netmeeting.html. London. Consultado em 23.12.98 Meeting by Wire. Disponível na Internet: http://www.meetingbywire.com/. Consultado em 23.12.98 MOORE, Knight. Audioconferencing in Distance Education. Disponível na Internet: http://www.knight-moore.com/html/ajde8-1.html. Consultado em 20.12.98 RETTINGER, Leigh Anne. Desktop Videoconferencing: Technology and use for Remote Seminar Delivery. Tese de Mestrado em Computer Engineering. Raleigh, North Carolina, July 1995 SANTOS, Neri dos. Educação à distância e as novas tecnologias de Informação e Aprendizagem. Disponível na Internet: http://www.engenheiro2001.org.br/programas/980201a2.htm. Consultado em 04.05.98 TOUCHSTONE, Allison J.L. & ANDERSON, Erik. Interactive Videoconferencing in Distance Education. University of Idaho, USA. Disponível na Internet: http://www.uidaho.edu/evo/dist11.html. Consultado em 20.12.98 What Is. Disponível na Internet: http://whatis.com/videocon.htm. Consultado em 20.12.98 WIEGLER, William & DONHAM, Perry. Cu-SeeMe 3.1 User Guide. WHITE PINE Softwares. 1998.
|