Workshop Informática na Educação - PGIE/UFRGS

VIDEOCONFERÊNCIA
Ambiente para educação á distância

Mára Lúcia Fernandes Carneiro

PGIE/UFRGSPROCERGS (Projeto Metropoa)
mara@penta.ufrgs.br

INTRODUÇÃO

Uma videoconferência consiste em uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros como se estivessem reunidos em um único local (What Is, 1998).

Os sistemas interpessoais de videoconferência possibilitam a comunicação em tempo real entre grupos de pessoas, independente de suas localizações geográficas, em áudio e vídeo simultaneamente.

Esses sistemas permitem que se trabalhe de forma cooperativa, compartilhando informações e materiais de trabalho sem a necessidade de locomoção geográfica.

A maioria das videoconferências atuais envolvem o uso de uma sala em cada localidade geográfica, dotada de uma vídeo-câmera especial e facilidades para apresentação de documentos.

Em algumas sistemas, simula-se uma reunião como se todos os participantes estivessem na mesma sala, ao redor de uma mesa. Em geral, a videoconferência tradicional requer interconexão especial através do telefone com grande largura de banda. Atualmente estão sendo utilizadas redes ISDN e ATM.

Com os avanços da tecnologia, proporcionando processadores mais rápidos e melhor esquemas de compressão de dados, um novo tipo de videoconferência, a conferência desktop, tornou-se viável. Ao contrário das videoconferências em salas especiais, exigindo equipamentos especiais e caros, a videoconferência em desktop pode ser realizada através da inclusão de software e hardware em computadores padrão.

Em algumas sistemas, simula-se uma reunião como se todos os participantes estivessem na mesma sala, ao redor de uma mesa. Em geral, a videoconferência tradicional requer interconexão especial através do telefone com grande largura de banda. Atualmente estão sendo utilizadas redes ISDN e ATM.

Com os avanços da tecnologia, proporcionando processadores mais rápidos e melhor esquemas de compressão de dados, um novo tipo de videoconferência, a conferência desktop, tornou-se viável. Ao contrário das videoconferências em salas especiais, exigindo equipamentos especiais e caros, a videoconferência em desktop pode ser realizada através da inclusão de software e hardware em computadores padrão.

Uma alternativa mais simples é a áudioconferência (MOORE, 1998), uma reunião semelhante mas somente com conexão de voz. Como em uma videoconferência, é necessário algum tipo especial de gerenciamento, controle e garantia de segurança.

ASPECTOS FAVORÁVEIS

Segundo SANTOS (1998), o uso da videoconferência apresenta uma série de vantagens:

  • economia de tempo, evitando o deslocamento físico para um local especial
  • economia de recursos, com a redução dos gastos com viagens
  • mais um recurso de pesquisa, já que a reunião pode ser gravada e disponibilizada posteriormente.

Além destes aspectos, os softwares que apoiam a realização da videoconferência, em sua maioria, permitem também, através da utilização de ferramentas de compartilhamento de documentos:

  • visualização e alteração pelos integrantes do diálogo em tempo real
  • compartilhamento de aplicações,
  • compartilhamento de informações (transferência de arquivos).

 

FORMAS DE VIDEOCONFERÊNCIA

Existem várias formas de realizar uma conferência:

Conferência Ponto-a-Ponto
  • Conexão um-a-um
  • Cada um deve rodar o software de videoconferência em seu equipamento
  • Através da Internet ou rede conectando-se diretamente através do número IP

Conferência Multicast
Pode ser de dois tipos:

Conferência em grupo:
  • é uma conferência interativa onde todos os usuários que estão conectados podem
  • enviar e receber áudio e vídeo
  • proporciona um ambiente colaborativo
  • grupo conecta-se a um software servidor (refletor)
  • grupo tem um endereço IP ou "host name"
Cybercast (ou conferência "one-way"):
  • somente o criador da conferência pode enviar vídeo e áudio
  • demais podem ver e ouvir os dados enviados, mas não os podem enviar.

SOFTWARES


  • Oferece uma forma simples de videoconferência onde cada usuário conecta-se a outros usuários em uma sessão de chat pré-combinada (WIEGLER, 1998)
  • CU-SeeMe é um software de videoconferência da White Pine (Tim Dorcey e Cornell University), que atende o protocolo H.323

Vantagens

  • conecta várias pessoas diferentes de uma vez só
  • permite uso de recursos de áudio, vídeo, chat e compartilhamento de dados.
  • Pode ser usado na internet ou qualquer rede TCP/IP para conferências pessoa-a-pessoa ou em grupos, broadcasts e chats.


  • Ferramenta para comunicação em tempo real
  • desenvolvido pela Microsoft
  • permite comunicação entre indivíduos, em pares ou grupos
  • internet ou intranet
  • transferência de áudio, vídeo e dados.

Vantagens

  • é free ( download na Microsoft)
  • é baseado em padrões (o que significa que você pode comunicar-se com outros produtos baseados no mesmo padrão)
  • opera com dois ou mais indivíduos em uma reunião

 

Diretório ou Servidor ILS?

A maioria dos usuários da Internet utilizam-se de conexões dial-up não estando conectados todo o tempo. Cada vez que eles se conectam, seu endereço IP é alterado. Para permitir chamadas de computadores para o seu, o sistema tem de ter duas informações:

  • saber quem está online ou conectado
  • saber qual o endereço IP corrente

Os servidores ILS têm a função de proporcionar estas informações. Quando você está conectado a um servidor ILS você está informando:

  • quem está conectado a Internet, através de um certo IP
  • quem está rodando o NetMeeting e disponível para chamadas.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

KIH ON LINE. http://www.kih.net/netmeeting.html. London. Consultado em 23.12.98

Meeting by Wire. Disponível na Internet: http://www.meetingbywire.com/. Consultado em 23.12.98

MOORE, Knight. Audioconferencing in Distance Education. Disponível na Internet: http://www.knight-moore.com/html/ajde8-1.html. Consultado em 20.12.98

RETTINGER, Leigh Anne. Desktop Videoconferencing: Technology and use for Remote Seminar Delivery. Tese de Mestrado em Computer Engineering. Raleigh, North Carolina, July 1995

SANTOS, Neri dos. Educação à distância e as novas tecnologias de Informação e Aprendizagem. Disponível na Internet: http://www.engenheiro2001.org.br/programas/980201a2.htm. Consultado em 04.05.98

TOUCHSTONE, Allison J.L. & ANDERSON, Erik. Interactive Videoconferencing in Distance Education. University of Idaho, USA. Disponível na Internet: http://www.uidaho.edu/evo/dist11.html. Consultado em 20.12.98

What Is. Disponível na Internet: http://whatis.com/videocon.htm. Consultado em 20.12.98

WIEGLER, William & DONHAM, Perry. Cu-SeeMe 3.1 – User Guide. WHITE PINE Softwares. 1998.

 


Texto apresentado durante o Workshop Informática na Educação - PGIE/UFRGS
janeiro/1999