INSTRUTOR
Mário André Mayerhofer Guimarães
(e-mail: mariog@batman.tamucc.edu e http://www.sci.tamucc.edu/~mariog
CARGA HORÁRIA
20 horas
PÚBLICO ALVO
Módulos I, II, III: Informatas e Educadores interessados em desenvolver software educacional.
Módulos IV, V: Informatas.
PRÉ-REQUISITOS
Módulos I, II e III: nenhum
Módulos IV, V: conhecer bem uma linguagem de programação.
OBJETIVOS
No final do curso o participante estará apto a:
Módulos I, II, III
· definir/especificar um software educacional para atender a sua área de interesse
· classificar a avaliar softwares educacionais
Módulos IV, V
· coordenar o desenvolvimento de um software educacional
EMENTA
Construção de Software Educacional
I) Introdução a Software Educacional (8 horas)
Este módulo apresentará ao participante uma visão geral de software educacional.
- Motivação e Histórico (2 horas)
Definição de Software Educacional. Discussão de Vantagens e Desvantagens.
Apresentação dos Sistemas Tradicionais de Informação Apoiado por Computador.
Apresentação do LOGO (Mindstorms).
Apresentação dos Hipertextos e dos Tutores Inteligentes (ITS).
- Apresentação de softwares educacionais (6 horas)
O instrutor irá mostrar o repositório interativo de software educacional (ferramenta em desenvolvimento por sua equipe para classificar software educacional) e os diversos softwares educacionais que foram classificados em Texas A&M-CC. Também serão discutidos alguns web-sites de software educacional shareware e freeware. Os participantes serão divididos em grupos para analisar softwares educacionais.
II) Modelos/paradigmas para Desenvolvimento de Software Educacional. Este módulo apresentará o trabalho de algumas das principais instituições de ponta na área software educacional (6 horas)
- Northwestern University. O trabalho realizado pela equipe de Roger Schank no Institute of Learning Science (http://www.ils.nwu.edu) de Northwestern University. A filosofia atrás dos sistemas ASK e os simuladores.
- MIT. O Starlogo (http://starlogo.www.media.mit.deu/people/starlogo/) e as idéias do livro Germs, Termites e Trafic Jams, que influenciaram este software, bem como os trabalhos recentes da equipe de Seymour Papert (http://papert.www.media.mit/edu/people/papert/) exemplo.
- II.3) Outras instituições: CMU, Stanford, University of Michigan, University of North Texas.
III) Projetos do Instrutor (6 horas)
O instrutor irá apresentar os principais projetos de construção, avaliação e/ou implementação softwares educacionais do qual ele coordenou e/ou participou do desenvolvimento. Será apresentado as principais características dos projetos, alternativas escolhidas, estágio atual e tendências futuras.
- Ambientes de Ensino de Algoritmos
- Ferramentas para o ensino de Matemática no segundo grau.
- Treinamento de professores do jardim de infância até o 3o ano na utilização de tecnologia educacional na sala de aula (ênfase: ecologia e biologia).
- Ecologia Segundo Grau. Através de mapas e o aluno pode visualizar o cadastro de informações sobre cada região: qualidade de água, tipo de plantas, animais, etc.
IV) Implementação (12 horas)
- Características das Fases do Desenvolvimento de Software Educacional (Análise, Projeto, Implementação) x Fases de Desenvolvimento de Outros Softwares. (2 horas)
- Visão Geral das Ferramentas para Desenvolvimento de Software Educacional (10 horas)
- Sistemas de Autoria (Authrware),
- Micromundos (LOGO/StarLogo),
- Ferramentas para Construir Livros Interativos (Hypercard/Supercard/Toolbook).
- Linguagens Visuais (Visual Basic, Delphi, JBUILDER)
- Arcview (Banco de Dados Gráfico).
V) Definição do Projeto (8 horas)
Participantes irão definir um projeto de software educacional.