Ambiente de suporte
para
educação à distância
Liane Margarida Rockenbach Tarouco
PGIE/UFRGS
O que é educação à distância
Educação à distância - cenários
- Material de estudo impresso e telefone para dúvidas
- Pessoas assistindo teleaula, documentários
- Comunicação intermediada por computador (interação
via email) para discussão em grupo
Educação à distância - cenários
- WWW como biblioteca virtual para recuperar material relevante e
enviar mensagens para outras pessoas, relativas ao conteúdo das
páginas
- TV interativa: pessoas assistindo TV e falando com as pessoas que
estão assistindo
- Computador multimídia em rede permitindo co-autoria
Educação à distância - cenários
- Professor ministrando aula por videoconferência e ilustrando
com projeções de computador ou acesso ao WWW
- WWW e email: instrutor apresentando aulas via WWW e comunicando-se
com seus estudantes via email
Tele-aprendizagem
- Ubiqüidade: estar aqui e lá ao mesmo tempo
- Aprendizagem sob demanda (just-in-time), aulas quando e como desejado
- Aprendizagem no ambiente de trabalho
- Estar no ciberespaço com sua própria homepage
Educação à distância é multifacetada
- Diferentes modos e locais
- Com ou sem professor envolvido
- Em diferentes tipos de organizações
- Com ou sem um curso em andamento
- Entre diferentes tipos (níveis) de participantes
Alternativas para EAD
- Variedade de tecnologias
- Variedade de abordagens pedagógicas
- Variedade de motivações e estratégias
O estudante neste novo cenário
- Um novo tipo de estudante: no controle, em comunicação
- Universidade sem paredes
- Infovia onde cada estudante tem sua própria rampa de acesso
Mudança do paradigma da educação
- Metas atuais
- centrada no aluno
- orientada à comunidade
- enfatizando a colaboração e a comunicação
A transformação da escola
- A tecnologia pode catalizar a transformação da escola
Custo-benefício
- Melhora a relação custo-benefício?
- Economia em despesas de viagem ?
- instrutor
- estudantes
- Alcança maior número de estudantes com a mesma equipe?
- Permite superar dificuldades inerentes à dispersão
geográfica?
- Reduz demanda de espaço físico ?
Ambiente de ensino-aprendizagem
- Projeto, desenvolvimento de um ambiente de ensino-aprendizagem apoiado
por computador requer preparação de recursos humanos
- Auto-instrução e motivação
- Cooperação
- Interatividade
- Multimídia
Definição
- Estabelecer conexões entre pessoas e recursos via tecnologias
de comunicação para fins de aprendizagem
Interatividade>
- Educação à Distância com sucesso envolve
interatividade entre professores e alunos, entre alunos e o ambiente de
aprendizado, e entre os estudantes.
Áudio, vídeo e interatividade
- Eficiência de uma mistura de áudio e vídeo.
- Milbank (1994) mediu impacto da interatividade em tempo real
- A taxa de retenção de informação dos
alunos elevou de 20% (usando métodos de aula comuns) para 75%.
Ambiente de suporte para EAD
Facilidades para
- coordenação e acompanhamento
- suporte à participação individual e em grupo
- comunicação
- avaliação
Características diferenciadas
- Formas de interação e meios de comunicação
Educação neste novo cenário?
- Educar através da Rede não é transpor para
outro ambiente modelos já existentes de Educação e
Cognição
- A Internet não é mágica
Navegar é preciso, mas ...
- O mais deslumbrante site WWW pode ser completamente ineficaz, sob
o ponto de vista educacional, se não for construído com o
embasamento teórico apropriado.
As relações interpessoais
- A rede forma uma sociabilidade própria, baseada na interação
entre usuários e, em última instância, propicia o surgimento
de comunidades (virtuais).
Graus de engajamento, controle e síntese
Controle>
- Grau em que o estudante ou o sistema de ensino controla a exposição
aos materiais e atividades de aprendizagem.
Formas de controle
- A liberdade de ação varia bastante
- esquema de controle passo a passo via instrução programada
rígida,
- procedimentos de programa ramificados
- tours guiados com seqüências fixas e opcionais
- ferramentas de navegação (visão geral, mapas,
índices) e completa liberdade para vagar à vontade no hiperespaço.
Engajamento
- Envolvimento se refere à extensão em que o estudante
é envolvido no processo de aprendizagem.
Formas de envolvimento
- Em outras palavras, envolvimento significa em que grau o estudante
deve processar o material ativamente em vez de fazê-lo passivamente.
- resolver problemas
- executar experimentos de simulação
- participar em jogos de aprendizagem competitivos
- tarefas externas ao computador.
Síntese
- Síntese se refere à natureza da atividade de aprendizagem.
- ver apresentações preparadas
- ser motivado à fazer anotações
- criar a própria apresentação usando o material
de informação disponível de acordo com suas metas
e idéias pessoais.
Aprendizado ativo
- Como participantes ativos no processo de aprendizado, estudantes
afetam a maneira pela qual lidam com o material a ser aprendido.
- Estudantes devem ter um senso de posse dos objetivos do aprendizado.
Pertinência e significância
- O esforço mental que o estudante investirá na tarefa
de aprendizado depende de sua percepção frente a dois fatos:
- a pertinência do meio e da mensagem contida no mesmo;
- sua habilidade em fazer algo significativo fora do material apresentado.
Interatividade no ambiente hipertexto
- Embora, em programas de hipertexto o estudante seja solicitado constantemente
a apertar teclas e avançar pelas unidades de informação,
o estudante pode cognitivamente permanecer bastante passivo.
Interatividade real
- Até mesmo apresentações de multimídia
qualificadas e persuasivas, são raramente interativas no sentido
real, em que exigem que o estudante que envolva o julgamento e intuição
própria ao lidar com o conteúdo do programa.
Acentuadores de cognição
- O estudante é estimulado a reorientar ou reformular materiais
de apresentação existentes
- Exemplo: mapas conceituais
Componentes básicos do processo de aprendizagem à
distância
- apresentação de conteúdo
- interação com professores, colegas e recursos
- acompanhamento e avaliação
Ambiente e ferramentas
- Criar material de suporte
- ferramentas de autoração
- courseware x learningware
- Distribuir material
- quantidade x qualidade
- multimídia interativa
- Acompanhamento
- acesso ao material
- avaliação
Interações via WWW
O suporte oferecido pelo WWW
- Facilidades permitidas pelos browsers
- atualização centralizada
- multimídia
- 3D
- realidade virtual
- animação
- interação
- áudio
- vídeo
Vantagens do WWW em EAD
- Distribuição do conhecimento em larga escala (para
o mundo inteiro).
- Redução dos custos de distribuição (impressão
e transporte)
- As correções e atualizações são
bem mais simples
- realizadas em um único local
- sendo imediatamente disponibilizado a todos os usuários da
Internet.
Vantagens adicionais
- São possíveis diversas técnicas de ensino,
tais como texto, imagens, comunicação entre professores,
professores e alunos, e entre alunos.
- O aluno tem mais facilidade em apresentar seu feedback.
- Facilita a escrita colaborativa.
O impacto da multimídia
- Os jovens aprendem mais da metade do que sabem a partir de informação
visual
Info-tatics e multimídia
- Numa sociedade onde interesses poderosos empregam dados visuais
para persuadir (Alvin Toffler chamou de info-tatics) os educadores devem
ser capazes de empregar multimídia nos ambientes de ensino-aprendizagem
que constróem.
Modo de trabalho
- Outra variável importante na eficácia do aprendizado
é a preferência do aluno por um modo particular de aprendizado:
- cooperativo
- competitivo
- individualizado
CSCW - Computer Supported Colaborative Work
- Muitos projetos de educação à distância
incorporam aprendizado cooperativo, projetos colaborativos, e interatividade
entre grupos de alunos e entre locais.
- Tecnologia para debates virtuais em tempo real e com utilização
de recursos multimídia, em alta velocidade e de aplicação
simplificada;
Colaboração e ensino
(groupware & learningware)
- Quadros brancos compartilhados (whiteboard)
- Fluxo de dados instrumentais, áudio e vídeo sincronizado
Ferramentas de autoração
- individual off-line
- individual on-line
- coletiva on-line
Cenários de trabalho
- Telepresença
- Teletrabalho
- Edutainement
Compartilhamento de documentos
- Visualizar e editar o mesmo documento
- Whiteboard
- escrever
- desenhar
- "colar"
- copiar o conteúdo do quadro branco
Quadro branco eletrônico
- Quadro que transmite o que é escrito ou desenhado.
Ferramentas de groupware
- Cooperação
- co-autoria
- compartilhamento de aplicações
- realidade virtual
- Padrões para interoperação entre plataformas
e software heterogêneos
Série T.120
- Real Time Data Conferencing (Audiographics)
- Início em 1995
- Interoperabilidade de sistemas colaborativos
- compartilhamento de documentos
- compartilhamento de aplicações
- Independência de rede e plataformas
Modelo ITU T.120
T.126>
- Protocolo para lidar/anotar com imagens em ambiente
- Define compartilhamento de dados de forma colaborativa
- Quadro branco
- Compartilhamento de imagem gráfica e textual
- Conferência multiponto
Exemplos>
- Netmeeting (Microsoft)
- Live Share (PictureTel)
Whiteboard no Netmeeting
Telepresença>
- Novas formas de trabalho em grupo, com desenvolvimento de tecnologia
de presença virtual e colaboração em 3D
Laboratório virtual
Realidade virtual
Construção de cenários virtuais>
Encontros virtuais
- CHAT - Internet Relay Chat- IRC- Conversação textual
em tempo real entre pessoas conectadas a um servidor que redistribui as
mensagens enviadas.
- Pode ser restrito a grupos.
- Versões gráficas
Ambiente de encontro virtual (chat)
Encontros virtuais e EAD>
- Colaboração e interação
- Ambiente
- avatares
- imersão
- sensores
- acionadores
- Construção de cenários
Cenários mais complexos
Sistemas de imersão
- Projeção de telas de computadores em três dimensões,
através da utilização de ImmersaDesk
- grande tela de TV que projeta as imagens em 3D
- Ambientes de imersão compartilhados
CAVE>
- Cave Automatic Virtual Environment
- Sala de visualização avançada
- Combina
- alta resolução
- projeção stereoscópica
- gráficos computadorizados em 3-D
- para criar a ilusão de um ambiente virtual para um ou mais
usuários
Avaliação
- A avaliação torna possível a alguém
descrever ou sumariar padrões de desenvolvimento num determinado
tempo.
- Envolve a determinação de meios de reunir evidências,
a fim de verificar se as mudanças previstas ocorreram realmente
Coleta de dados para avaliação
- Coleta sistemática de evidências por meio das quais
determinam-se mudanças que ocorrem nos alunos e como elas ocorreram.
- Inclui uma grande variedade de evidências que vão além
do tradicional exame final
Avaliação formativa
- É um sistema de controle de qualidade pelo qual pode ser
determinada, em certa etapa do processo ensino-aprendizagem, a efetividade
ou não do processo e, em caso negativo, que mudanças precisam
ser feitas para assegurar sua efetividade antes que seja tarde
- Processo sistemático, contínuo
Trabalho inerente à avaliação
Suporte computadorizado para avaliação e realimentação
- Formulários e programas CGI
- Javascript
- Java
- Activex
Programas de apoio
Tipo de questão | Suporte de programação |
Escolha simples |
CGI Java Javascript |
Múltipla escolha |
Resposta objetiva |
Resposta aberta | Sistemas empregando inteligência artificial |
Autenticação de usuários
- Identificação
- Assinatura virtual
- Senhas
- Dispositivos de leitura
- cartões com tarja magnética
- código de barras
- dados biométricos
Controle de acesso
- Data de início e término
- Acesso restringido
- read-only
- download
- read/write
Exemplo de ambiente: AulaNet
- Desenvolvido pelo Laboratório de Engenharia de Software da
PUC/Rio
- Ambiente para publicação de material multimídia
com facilidades para upload
- Video streaming (Real Vídeo)
- Suporte para testes
- Ambientes interativos (grupo)
AulaNet - opções
Opções de atividades
Outros exemplos de software>
- Habanero - Framework for Integrated Synchronous and Asynchronous
Collaboration (ISAAC)
Exemplos de software
- Lotus Learning Space Application Suite
Material de referência
- Projeto LUAR - http://penta.ufrgs.br/edu/telelab/luar.htm
- Servidor AulaNet - http://zodiaco.pgie.ufrgs.br/aulanet
- Apresentação - http://penta2.ufrgs.br/pgie/workshop.htm