Inserção de Tecnologias no Ensino Superior:

O Caso da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Adelmo Luis Cechin

cechin@exatas.unisinos.tche.br

Eliane Schlemmer Grings

elianes@poa.unisinos.tche.br

Amarolinda Zanella

aczanella@real.unisinos.tche.br

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar um histórico de experiências na inserção de tecnologias na educação, mais especificamente no contexto de sala de aula, através da análise do caso da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos). Inicialmente são resgatadas as principais iniciativas adotadas pela Universidade em questão, no sentido de qualificar seu corpo docente no uso de tecnologias na educação. É apresentado também o novo sistema proposto pela instituição tratando-se de um sistema de mídia que poderá ser utilizado para ensino à distância ou videoconferência dentro e fora do campus. Logo após, foi realizada uma análise estatística dos dados obtidos através de um questionário aplicado junto ao corpo docente da Universidade, cujo objetivo foi realizar um levantamento sobre: grau de familiaridade com os recursos didáticos/tecnológicos, utilização destes recursos pelos professores, dificuldades que eles encontram na utilização dos mesmos, que outros recursos gostariam de aprender a utilizar, bem como críticas e sugestões aos recursos disponíveis atualmente e sobre o novo sistema proposto pela universidade. Esta análise busca criar um mapa instituicional para verificar estratégias de ações para qualificação contínua do corpo docente e melhoramento da qualidade do processo de ensino.

  1. Introdução

Vivemos numa sociedade em contínua e constantes transformações, emergem Novas Tecnologias de Informação e Comunicação presentes em todos os segmentos dessa sociedade. As instituições de ensino, as quais qualificam os novos profissionais para esta realidade, tem no professor a base de todo trabalho educacional de qualidade. Assim, é fundamental que as instituições procurem conhecer a situação concreta de cada professor, no que tange ao seu conhecimento dessas tecnologias aplicadas ao processo educativo.

A partir do conhecimento da situação do professor incluindo seus desejos, as instituições educacionais podem investir em projetos para capacitação continuada dos mesmos. A Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, percebe a importância do envolvimento do professor nesse processo para o sucesso desses projetos. Diversas iniciativas estão sendo adotadas neste sentido, como por exemplo o Programa GÊNESIS, no qual através do projeto TECHNE foi desenvolvido um questionário para conhecer a situação do professor, suas necessidades e desejos.

O questionário como instrumento para a coleta de dados, mostra-se mais confiável que a execução de entrevistas. Além disto as tendências do entrevistador são difíceis de serem removidas, porém talvez a maior vantagem do uso do questionário deve-se ao custo em termos de tempo [Col94] [Opp92]. Considerando esses argumentos optou-se pelo uso do questionário como instrumento aplicável ao caso UNISINOS devido ao elevado número de professores existentes na instituição.

Neste trabalho realizou-se um estudo de caso. O estudo de caso pode ser qualitativo, quantitativo ou uma combinação de ambos [Yin92], não sendo uma escolha metodológica, mas uma escolha de objeto a ser estudado. O estudo de caso é definido pelo interesse nos casos individuais e não pelos métodos de inquisição utilizados [Sta94]. Um estudo de caso pode ser um estudo de uma pessoa, de um conjunto de indivíduos, de organizações e instituições, eventos, etc. Neste artigo, apresentamos o estudo de um caso quantitativo e qualitativo, onde trataremos da inserção de tecnologias no ensino superior, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Cabe ressaltar que no presente artigo, a análise foi realizada somente sobre os dados quantitativos.

  2. Caracterizando a UNISINOS

A UNISINOS, atuando à 30 anos na formação de profissionais de nível superior, é uma instituição baseada nos princípios da educação jesuítica visando a formação integral da pessoa centrada na excelência humana, acadêmica e profissional. Está localizada na cidade de São Leopoldo – RS, atualmente com 28.474 alunos e 952 professores, atuando em 40 cursos de graduação, 26 de especialização, 8 de mestrado e 5 de doutorado.

A UNISINOS é composta de seis Centros de Ensino, sendo eles: Centro de Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências da Comunicação, Ciências Jurídicas, Ciências Econômicas e Ciências Exatas e Tecnológicas.

Uma vez caracterizada a instituição-alvo do estudo, nesta seção é feito um breve resgate do histórico dos principais projetos e iniciativas institucionais da UNISINOS, quanto à qualificação docente no uso de tecnologias na educação, abrangendo o período de 1993 até os dias atuais.

2.1 Iniciativas para a Qualificação Docente no uso de Tecnologias na Educação

A capacitação de professores no uso de tecnologias na educação nesta instituição iniciou através da Coordenação Pedagógica e do NUTE (Núcleo de Tecnologia Educacional), atualmente extintos. Mais tarde surge o Programa Gênesis que comporta os Projetos: Info (Capacitação presencial dos docentes no uso de novas tecnologias), Techne (Tecnologia em sala de aula), Conecta (Vídeoconferência) e Milennium (Teleaprendizado), bem como o trabalho realizado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) junto aos professores nos diferentes centros de ensino.

2.1.2 O NUTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais)

O NUTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais) foi criado visando a inserção de tecnologias na educação na Universidade. O Núcleo, que foi fundado em 1993 (e que manteve suas atividades até 1995) tem os seguintes objetivos:

Os resultados esperados com a atuação do núcleo eram a de atualização constante ou permanente, aperfeiçoamento e implementação de novas metodologias na transmissão e construção do conhecimento e consequentemente melhoria na qualidade de ensino.

Foram organizados e realizados diversos cursos para o corpo docente no uso de tecnologias em sala de aula, entre eles: Linguagem LOGO, Powerpoint, etc. Foram desenvolvidos também alguns softwares.

2.1.3 O programa Gênesis

O programa Gênesis visa a introdução de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) na Educação, sendo composto por vários projetos que se integram e se relacionam. Os projetos são: Orion, Info, Techne, Conecta, Milenium.

3. Projeto Techne

O projeto Techne teve sua divulgação realizada para o corpo docente no segundo semestre de 1998 através de palestras nos diferentes centros de ensino com o objetivo de apresentar o projeto e motivar os professores no uso de tecnologias em sala de aula. Foi realizado também uma campanha publicitária interna.

Este projeto foi inicialmente proposto pela Diretoria de Serviços de Informação da Universidade e encaminhado à Reitoria. Após sua aprovação, formou-se um grupo interdisciplinar de professores/representantes de cada centro de ensino. A função deste grupo era a divulgação do projeto nos diversos centros levando as sugestões dadas pelo corpo docente à coordenação do projeto.

4. Metodologia de Pesquisa

A pesquisa teve caráter exploratório, de corte transversal. Foi elaborado um questionário pelo grupo de professores/representantes do projeto Techne com os seguintes objetivos:

Este questionário envolveu questões fechadas (de escala e múltipla escolha) e questões abertas. As questões abertas tiveram tratamento de análise de conteúdo e não foram contempladas no presente artigo.

O questionário foi distribuído aos professores e respondidos de forma independente, sem a assistência dos professores/representantes do projeto. A pesquisa teve a intenção de ocorrer sob a forma de censo, isto é, pretendeu atingir a todos os professores em atividade na Universidade no período de sua aplicação. Para isto, o questionário foi aplicado com a recomendação formal do Pró-Reitor de Ensino e Pesquisa da Universidade. Ainda assim, houve um número de não respondentes, incluindo os professores que estavam em licença ou afastados da Universidade no período.

Como exemplo de questão colocada aos professores, a Figura 1 mostra as respostas dadas com relação à familiaridade no uso de transparências comuns.

Figura 1: Familiaridade dos professores com transparências comuns.

O total de professores que forneceram resposta foi 750 de um total de 952, sendo que a média ficou em 4,63 em uma escala de 1 (nenhuma familiaridade) até 5 (total familiaridade). Observe que há também uma pequena percentagem (3,2%) de não-respostas à esta questão, mesmo dentre aqueles questionários respondidos e entregues para análise.

5. Análise dos Dados

5.1 Resultados Gerais

A seguir serão analisadas as questões referentes ao grau de familiaridade com os recursos didático-tecnológicos, os recursos que utiliza em sala de aula e os que gostariam de aprender a utilizar de forma mais aprofundada. O objetivo desta análise é identificar necessidades para o planejamento de ações para a capacitação dos professores com relação aos diversos recursos, tais como: transparências, slides, fitas de vídeo e áudio, filmes e TV, CDROM, Internet, PowerPoint, dinâmica de grupo, estudos de caso, teatro.

A partir do grau de familiaridade pode-se formar um quadro da situação atual dos professores da UNISINOS com relação à recursos tecnológicos e assim detectar espaços para aprendizado na capacitação dos professores que devam ser cobertas através de ações internas.

Como mostra a figura abaixo, os recursos mais familiares aos professores são as transparências comuns, fitas de vídeo e slides, já que estes últimos estão bastante difundidos em nossa cultura. Os recursos com os quais os professores estão menos familiarizados incluem CD’s de vídeo e a confecção de páginas pessoais e das disciplinas, bem como os filmes 8 e 16mm.

Figura 2: Grau de familiaridade com os recursos.

O grau de familiaridade possui um alto grau de correlação com os recursos usados. Isto pode ser observado através da Figura 3 onde uma curva monotônica crescente não-linear pode ser identificada vinculando o número de professores que usam um certo recurso com o grau de familiaridade com o mesmo. Apesar disto nem sempre a familiaridade é alta para os recursos muito utilizados, como é o caso das transparências em PowerPoint. Observa-se no gráfico abaixo, que há um desvio na tendência da curva. Isto pode ser explicado pelo fato que o uso do programa PowerPoint não implica num conhecimento profundo de todos os recursos que este programa disponibiliza. Pode-se inferir que os recursos oferecidos pelo PowerPoint são subutilizados pelo professor na criação de apresentações. Dois outros casos são as fitas de vídeo produzidas para disciplina e encenações. Para estes três casos há pouca familiaridade em proporção ao número de professores que usam estes recursos.

Figura 3: Para cada recurso, o número de professores que usam o recurso e a respectiva familiaridade com o mesmo.

A Figura 4 mostra a relação entre os recursos utilizados e os recursos que os professores gostariam de aprender. Observa-se que quanto mais os recursos são utilizados, menos desejo há de aprender sobre o mesmo. Tal relação porém não é tão clara como no caso anterior, ficando o desejo de aprender restrito à alguns recursos. Se tal resultado deverá influenciar no plano de ação para capacitação dos professores, deve-se questionar quais os recursos a serem incluídos na capacitação: a)recursos sobre os quais os professores desejam aprender, independentemente do fato de usarem ou não, b)recursos sobre os quais os professores desejam aprender de maneira aprofundada, apesar de já serem utilizados, c) recursos que a instituição julga necessário que o professor conheça. Analisando a Figura 4, o resultado é resumido abaixo, onde os números entre parênteses representam a proporção dos professores que desejam aprender um recurso em relação ao número de professores que já utilizam o recurso. Assim, por exemplo, o número de professores que desejam aprender sobre a confecção de páginas com conteúdo das disciplinas na internet é 8 vezes maior que o número de professores que já utilizam este recurso na sua prática docente.

  1. Internet - home page com conteúdo de aula (8x)
  2. CD de vídeo (6x)
  3. Filmes 8mm/16mm, CD-ROM educativo, TV aberta ou a cabo (4x)

Figura 4: Para cada recurso, número de professores que desejam usar o recurso em função do número de professores que usam o mesmo recurso.

A Figura 5 mostra os recursos que os professores mais desejam aprender. Dentre os citados, observa-se dois recursos com maior ocorrência : elaboração de páginas pessoais na internet com conteúdo de disciplinas e CD-ROM’s educativos.

Figura 5: Recursos tecnológicos que os professores gostariam de aprender em ordem decrescente. Para cada par de barras, a barra da esquerda representa o número de professores que utilizam um certo recurso e a barra da direita o número de professores que gostariam de aprender sobre o recurso.

Os resultados evidenciados nesta análise vêm de encontro às necessidades do projeto INFO, que visa a capacitação continuada dos professores no uso de tecnologias.

5.2 Resultados Específicos de Cada Centro

Considerando-se os seis Centros de Ensino existentes na Universidade, identifica-se uma diferença de perfil do professor de acordo com o Centro ao qual pertence. As necessidades explicitadas pelos professores de um determinado Centro não são as mesmas necessidades dos outros Centros em termos de recursos, havendo também diferenças entre os cursos de um mesmo Centro. Deve-se assim realizar uma análise diferenciada dos questionários, de acordo com o centro ao qual o professor pertence. Esta análise em números percentuais está mostrada na Tabela 1.

Tabela 1: Cruzamento das variáveis Gostaria de aprender x Centro

De uma maneira geral, há um concenso entre os professores dos diferentes centros sobre os três recursos que mais desejariam aprender: 1)Internet – ‘home page’ com conteúdo de aula, 2)CDROM educativo e 3)transparências em PowerPoint, ainda que este último recurso não seja comum à todos os centros. Estes resultados podem ser interpretados como sendo o reflexo do desejo dos professores de se apropriarem das mais novas tecnologias de informação e comunicação disponíveis atualmente em nossa sociedade e que podem ser utilizadas para a qualificação do processo educacional.

A visualização destes dados e a comparação de um Centro com os outros pode ser feita de uma forma mais concisa através da Análise de Componentes Principais [Jol86] (veja Figura 6). Esta mostra dois eixos principais de recursos (totalizando 70% da variação) e deve ser interpretada da seguinte forma: se as direções de um recurso e um centro forem as mesmas, então pode-se dizer que o centro possui um interesse pelo recurso.

Os centros 1 (Ciências Humanas), 3 (Ciências da Comunicação) e 6 (Ciências Exatas e Tecnológicas) resumem as melhores características médias se for comparada as percentagens por centro com a percentagem geral da Universidade, o que pode ser observado pelo posicionamento dos marcadores destes Centros próximo ao ponto (0,0) na Figura 6. Isto pode ser confirmado observando-se os valores percentuais para estes centros na tabela. Do mesmo modo, quanto mais perto um recurso estiver do ponto (0,0), tanto mais homogêneas foram as respostas dadas pelos professores dos centros com relação à este recurso (menor variabilidade entre os centros). Este é o caso da Internet – Home Page com conteúdo de aula, CDROM Educativo, TV aberta ou a cabo, Fitas de Vídeo e CD de vídeo. Assim, os recursos Internet – Home page com conteúdo em sala de aula e CDROM educativo não foram apenas os recursos mais desejados, mas também os mais desejados de forma homogênea por todos os centros.

Figura 6: Análise de componentes principais entre centros e recursos que os professores gostariam de aprender.
O primeiro eixo explica 47% da variação e o segundo 23,3%. Próximo à origem, de cima para baixo e da esquerda para direita encontram-se os recursos CDROM Educativo, TV aberta ou a cabo, CD de Video, Internet – Home Page c/conteúdo de aula e Fitas de Vídeo.

6. Considerações Finais

O uso do questionário mostrou-se como sendo um instrumento válido para os objetivos aos quais se propôs, ou seja, conhecer a situação dos professores e as suas necessidades. A análise estatística dos dados coletados possibilitou uma apresentação sucinta do conteúdo dos questionários, mostrando os resultados de forma simples e direta. Estes resultados possibilitam definir estratégias de ações eficientes e eficazes a serem tomadas no sentido da capacitação continuada dos professores da instituição no uso das novas tecnologias de informação e comunicação, auxiliando no sucesso do Programa GENESIS.

Bibliografia

[Col94] Colin Robson: Interview and Questionaries em Real World Research. Capítulo 9. Blackwell, Oxford, Cambridge. UK. 1994.

[Jol86] Jolliffe, I.T. Principal Component Analysis (Springer Series in Statistics). Springer Verlag; ISBN: 038796269 1986.

[Opp92] Oppenheim, A.N.: Questionaire Design. Interviewing and attitude Measurement. Chapter 6: Standardized Interviews. New York, Pinter Publishers. 1992.

[Sta94] Stake, R. E.:Handbook of Qualitative Research. Capítulo 14. Denzin, N. & Lincoln, Y.; Eds.,.Sage, London. UK.1994.

[Yin92] Uin, R.K.: Evaluation: A Singular craft. Annual Meeting of the American Evaluation Association, Seattle. USA.1992.