1. | DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCACIONAL PARA A MÚSICA | |
Órgão financiador: | FAPERGS e recursos do Instituto de Informática da UFRGS. | |
Participantes: | Profa. Dra. Rosa Maria Viccari, Dra. Zeny Oliveira de Moraes, Ms Elói Fernando
Fritsch.
Bolsistas: Luciano Borges Lopes, Athos Peter Kothen, Willy Adolfo Schineider. |
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Objetivos: | Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um software musical que sirva de ferramenta para o aprendizado da teoria musical, tendo como enfoque a parte rítmica. | |
2. | AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DA PERSPECTIVA PSICOGENÉTICA | |
Órgão financiador: | no momento sem financiamento | |
Participantes: | Margarete Axt | |
Objetivos: | Serão objetivos desse estudo: a) verificar a adequação e as condições de adequação do ambiente informático de aprendizagem, nas modalidades em que os sujeitos se dedicaram a atividades lingüisticas, para acompanhar a psicogênese do processo de conceituação com relação aos aspectos morfossintáticos envolvidos nas atividades mencionadas ; b) identificar os pontos de articulação teórico-metodológica entre as teorias gerativa e psicogenética que possibilitem a modelização do processo de aquisição e desenvolvimento de conceito lingüistico, conceituado, tal como se manifesta em ambiente informatizado. | |
3. | H A - HIPERDOCUMENTOS ATIVOS | |
Órgão financiador: | CNPq e FAPERGS | |
Participantes: | Prof. Dr. José Valdeni de Lima, 7 mestrandos, 5 bolsistas de iniciação científica. | |
Objetivos: | São três os objetivos principais do presente projeto: a) o estudo do uso de hiperdocumentos ativos para a geração automática de documentos e relatórios, bem como o preenchimento automático ou semiautomático de formulários; b) especificação de uma solução compatível com SGML (Standarlized Markup Language) e seu DTD/HTML (Document Type Definition/Hipertexto Markup Language) para facilitar o intercâmbio de Hiperdocumentos ativos; c) implementação de um protótipo e desenvolvimento de um exemplo piloto que vise o preenchimento automático de formulários baseados em outros documentos ou hiperdocumentos ativos. | |
4. | EDITOR HTML INFANTIL | |
Órgão financiador: | projeto submetido à bolsa no CNPq | |
Participantes: | Profa. Dra. Léa da Cruz Fagundes, Débora Laurino Maçada, Eliane Schlemmer Grings, Marta Dagord, Thales Popiolek. | |
Objetivos: | O principal objetivo é desenvolver um software educacional que possibilite à crianças e
adolescentes criarem suas próprias Home Pages para serem colocadas na rede Internet, visando
intercâmbio de conhecimento. Parcerias: Instituto de Psicologia da UFRGS, Curso de Pós- Graduação em Informática na Educação, Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da UFRGS. |
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5. | PROGRAMA PARA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA VIA INTERNET: IMPLANTAÇÃO DA REDE, ANÁLISE DOS DADOS E FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS | |
Órgão financiador: | no momento sem financiamento | |
Participantes: | Airton Cattani, Ana Vilma Tijiboy, Maria Alice Gravina, Maria Cristina Biazus, Rosane Aragon de Nevado, Débora Laurino Maçada, Márcia de Borba Campos ( Alunos do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação), Profa. Dra. Léa da Cruz Fagundes, Profa. Dra. Liane Margarida Tarouco, Prof. Dr. Antonio Carlos Rocha Costa, Prof. Tales Popiolek, Prof. Marco Antonio Sandini ( mestrando no CPGCC), Prof. Edemilson Brandão (Faculdade de Educação) | |
Objetivos: | Formar uma subrede de EAD sobre a plataforma das quatro Universidades: UFRGS /
FURG / UPF / PUCRS, dentro da Internet, utilizando a rede TCHE e conectando pontos de
ensino geograficamente estratégicos no Estado, para realizar experiências-piloto de cursos à
distância, nos três níveis de ensino, analisando e avaliando de modo interdisciplinar e
interinstitucional os resultados alcançados. Parcerias: Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação, Fundação Universidade do Rio Grande (FURG)- departamento de Matemática, Universidade de Passo Fundo ( UPF)- departamento de Matemática e Estatística, PUCRS- Instituto de Informática. |
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6. | INTERLOGO | |
Órgão financiador: | projeto submetido à bolsa no CNPq | |
Participantes: | Profa. Dra. Léa da Cruz Fagundes, Débora Laurino Maçada ( doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação, Tales Popiolek (mestrando em Matemática Aplicada), Eliane Schlemmer Grings ( mestranda em Psicologia do Desenvolvimento), Marta Dagord ( doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento). | |
Objetivos: | Este projeto tem como objetivo desenvolver um software - INTERLOGO- na linguagem de programação Java, para Internet, baseado na concepção de ambientes de aprendizagem construtivista. Com ele, estudantes de escolas ligadas à rede, independentemente do local em que se encontram, poderão se comunicar e desenvolver projetos de aprendizagem em cooperação e ajuda mútua. | |
Parcerias: | Fundação Universidade do Rio Grande - departamento de Matemática, UFRGS - Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação. | |
7. | NUEVAS TECNOLOGIA DE INFORMACION PARA LA AUTONOMIA DE DISCAPACITADOS | |
Órgão financiador: | RHAE | |
Participantes: | Profa. Dra. Lucila Maria Costi Santarosa | |
Objetivos: | Investigar e desenvolver sistemas de acesso às novas tecnologias de informação à pessoas deficientes, para facilitar sua interação com o meio social e seu desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo. | |
8. | TELEMÁTICA: UM MODELO ALTERNATIVO DE COMUNICAÇÃO PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA | |
Órgão financiador: | FAPERGS | |
Participantes: | Profa. Dra. Lucila Maria Santarosa, Profa. Alvina Themis S. Lara, Celise Monteiro, Dra. Elisabeth B. Duarte. | |
Parcerias: | UFRGS - EDUCOM | |
9. | PROJETO LUAR ( LEVANDO A UNIVERSIDADE À APRENDIZAGEM REMOTA ) | |
Responsável: | Liane Margarida Rockenbach Tarouco | |
Participantes: | Ana Vilma Tijiboy, Joice Lee Otsuka, Maria Cristina Biazus, Débora L. Maçada, Maria A. Gravina, Rosane Aragón de Nevado, Iris Tempel Costa, Cleci Maraschin, Márcia de Borba Campos e Airton Cattani. | |
Descrição: | As futuras gerações trabalharão cada vez mais com tecnologias de aprendizagem interativas pois as
rápidas transformações nos meios e nos modos de produção vão requerer um constante
aprendizado por parte da força de trabalho. O retorno aos bancos escolares nem sempre será possível ou factível mas o mergulho em ambientes de aprendizagem apoiados por redes e computadores, que viabilizaram cenários de ensino-aprendizagem virtuais, com interação mediada por computador e que poderão estar disponíveis em qualquer momento e a partir de qualquer lugar, poderá assegurar a possibilidade de educação continuada. Mesmo para as crianças, o acesso a ambientes de aprendizagem apoiado por redes e computadores oferece oportunidade impar de um salto em qualidade pela oportunidade de participação de redes cooperativas e dinâmicas de aprendizagem de grupos que interagem assincronamente atraves de listas, de IRCs e outras formas. Também a utilização deste ambiente para a construção e exposição de seus próprios trabalhos é capaz de incentivar os alunos a buscar um aprimomamento maior e de uma forma mais estimulante encontrar reconhecimento para seus resultados. Este novo processo de ensino-aprendizagem é apoiado por um ambiente de sala de aula virtual com participação assíncrona, onde as interações ocorrem entre alunos e destes com os professores, no momento e local mais conveniente para cada um. Por outro lado, o uso de multimídia nas aplicação para a sala de aula vitual, os sistemas de CSCW-Computer Supported Cooperative Work, permitem construir um ambiente de aprendizagem apoiado por um ambiente de aprendizagem apoiado por computador muito estimulante e eficiente. Adicionalmente, em coerência com a pesquisa moderna da psicologia cognitivista, utilizando sistemas de ensino-aprendizagem altamente interativos é possível oportunizar um ambiente ativo e aberto de aprendizagem onde os estudantes trabalham visando desenvolver seus planos individuais, com base em suas habilidades, conhecimento e interesses. Os recursos a serem utilizados não estão mais limitados às paredes de uma sala de aula ou de um biblioteca local. Ao contrário, podem ser encontrados, através da Internet, nos mais remotos recantos da grande teia.Este novo ambiente de aprendizagem virtual com acesso remoto, utiliza novos conceitos e situações, diferentes do ensino tradicional e por este motivo foi iniciado este projeto, que visa o desenvolvimento experimental de diverentes ambientes de suporte à aprendizagem interativa e sua avaliação. Um conjunto de projetos estão sendo desenvolvidos como atividade da disciplina Laboratório de Teleducação do Programa de doutorado de Informática na Educação da UFRGS. Neles estão sendo estudados, projetados e testados diferentes cenários que oportunizem a interação capaz de dar suporte à aprendizagem remota. Este é o foco do projeto LUAR- Levando a Universidade à Aprendizagem Remota, através de experiências conduzidas em áreas bastante heterogêneas. Pretende-se que estes protótipos possam servir como exemplo e assim ensejar outras atividades de construção de ambientes interativos de teleducação. |
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9.a | SUBPROJETO - ABRINDO HORIZONTES EDUCACIONAIS: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR VIA INTERNET | |
Órgão financiador: | sem financiamento | |
Participantes: | Profa. Dra. Liane Tarouco, Ana Vilma Tijiboy ( doutoranda do Curso de Pós- Graduação em Informática na Educação), Joice Lee Otsuka. | |
Objetivos: | Obter insumos para a elaboração ou formulação de uma proposta pedagógica para as escolas de I e II graus, utilizando os recursos da Internet. | |
Público-alvo: | Alunos e professores de II grau do Colégio de Aplicação da UFRGS, podendo se
estender a outros usuários de redes. Parcerias: UFRGS - Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação - Laboratório de Teleducação |
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9.b | SUBPROJETO: O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA ELEMENTAR COM O APOIO DE NOVAS TECNOLOGIAS | |
Órgão financiador: | sem financiamento | |
Participantes: | Profa. Dra. Liane Tarouco, Maria Alice Gravina, Débora Laurino Maçada ( doutorandas do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação). | |
Objetivos: | a) Capacitar professores e alunos na utilização das ferramentas disponíveis na Internet;
b) criação de um site para o ensino e aprendizado da matemática elementar. Público-alvo: A curto prazo trabalharemos com o Colégio de Aplicação da UFRGS. A médio prazo, dependendo das condições de acesso à Internet, pretendemos a integração de outras escolas do estado neste projeto. |
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9.c | SUBPROJETO: REDE COMO APOIO À ATUALIZAÇÃO DE DOCENTES QUE TRABALHAM COM SURDOS | |
Órgão financiador: | Comite Gestor Internet/BR | |
Participantes: | Profa. Dra. Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Márcia de Borba Campos ( aluna do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação). | |
Objetivos: | Reunir informações e software para apoio ao uso da Internet por deficientes auditivos | |
9.d | SUBPROJETO: REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO | |
Órgão financiador: | sem financiamento | |
Participantes: | Profa. Dra. Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Airton Cattani ( aluno do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação). | |
9.e | SUBPROJETO: A APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO | |
Órgão financiador: | sem financiamento | |
Participantes: | Profa. Dra. Liane M. R. Tarouco, Maria Cristina Villanova Biazus. | |
Objetivos: | Qualificar o ensino da arte. Desenvolver Módulos de Ensino para trabalhar com professores de Educação Artística, através de redes telemáticas, visando tratar de questões relacionadas com o ensino da Arte Contemporânea. | |
Público alvo: | O projeto deste módulo é direcionado para os professores de Educação Artística, buscando uma interatividade dos mesmos com seus alunos no ambiente e informatizado. | |
9.f. | SUBPROJETO: A APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO | |
Órgão financiador: | sem financiamento | |
Participantes: | Profa. Dra. Liane M. R. Tarouco, Maria Cristina Villanova Biazus. | |
Objetivos: | Qualificar o ensino da arte. Desenvolver Módulos de Ensino para trabalhar com
professores de Educação Artística, através de redes telemáticas, visando tratar de questões
relacionadas com o ensino da Arte Contemporânea. Público alvo: O projeto deste módulo é direcionado para os professores de Educação Artística, buscando uma interatividade dos mesmos com seus alunos no ambiente e informatizado. |
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10. | TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM NOVO CANAL DE COMUNICAÇÃO/DESENVOLVIMENTO PARA PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL | |
Órgão financiador: | RHAE e CNPq | |
Participantes: | Profa. Dra. Lucila Maria Costi Santarosa | |
Objetivos: | Dando ênfase à produção textual e de informações cooperativas, pretende-se
acompanhar, através de estudos de caso, um grupo de até dez sujeitos, com diferenciadas
limitações motoras e dificuldades de comunicação, de ambos os sexos, alfabetizados ( e em
processo de sistematização da escuta), de diferentes escolas de rede de ensino de Porto Alegre.
Através da observação e documentação dos materiais produzidos no ambiente telemático, avaliar
o desenvolvimento e o processo de comunicação e produção textual desses usuários na interação
com o(s) outro(s), principalmente nas dimensões de conteúdo e expressão. |
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11. | INTERAÇÃO CRIANÇA-CRIANÇA E DESENVOLVIMENTO | |
Órgão financiador: | CNPq | |
Participantes: | Profa. Dra. Tânia Sperb | |
Objetivos: | Estudar a interação de crianças em atividades que envolvem solução de problemas e no brinquedo. Leva-se em consideração tanto aspectos cognitivos como sócio-afetivos. | |
12. | CULTURA E DESENVOLVIMENTO | |
Órgão financiador: | CNPq e FAPERGS | |
Participantes: | Profa. Dra. Tânia Sperb | |
Objetivos: | Estudar relações entre crenças, valores e sistemas de significado de diferentes culturas e as atividades das crianças. Investiga-se mais especificamente as concepções de pais, professores e das próprias crianças como também os modos de organização social das atividades das mesmas. | |
13. | MASWEB - UM AMBIENTE DISTRIBUÍDO BASEADO EM AGENTES PARA SUPORTAR TRABALHO EM GRUPO | |
Órgão financiador: | FAPERGS | |
Participantes: | Luis Otavio Alvares | |
Objetivos: | Um dos produtos desse projeto será um ambiente para ensino à distância através da Internet. | |
14. | DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE HARDWARE E SOFTWARE PARA REALIDADE, PROJETOS DE ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES | |
Órgão financiador: | CNPq e FAPERGS | |
Participantes: | Profa. Dra. Léa da Cruz Fagundes, 4 alunos da graduação, 1 aluno da pós-graduação. | |
Objetivos: | Este projeto visa desenvolver os recursos eletrônicos para suportar os ambientes informatizados. Visa também investigar a construção do conhecimento pelos estudantes sobre conceitos fundamentais de robótica e automação como controle e sensoreamento remotos, exploração do espaço, transmissão de dados e processos automáticos. | |
15. | EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: REDE INFORMÁTICA PARA A ALFABETIZAÇÃO EM LÍNGUA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA | |
Órgão financiador: | CNPq | |
Participantes: | Profa. Dra. Léa da Cruz Fagundes, 4 alunos da pós-graduação, 4 alunos da graduação. | |
Objetivos: | Esse projeto visa criar uma rede de comunicação visando tecnologia de baixíssimo custo, colocando em contato on line, ou na modalidade de correio eletrônico, estudantes e professores de escolas regulares ou que atendam deficientes auditivos. A meta principal é a reprodução dos projetos de pesquisa já realizados no LEC, mas agora considerando a disseminação na população de usuários da rede. | |
16. | PROJETO LEGO-LOGO: SISTEMAS DE HARDWARE E SOFTWARE PARA DESENVOLVIMENTO DE ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO POR CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS | |
Órgão financiador: | CNPq | |
Participantes: | Profa. Dra. Léa da Cruz Fagundes, 4 alunos da graduação, 4 alunos da pós-graduação. | |
Objetivos: | Integração interdisciplinar do sistema Lego-Logo em um paradigma, com vistas ao favorecimento da construção e apropriação de conhecimentos científicos tecnológicos pelo cidadão comum. Em 1995 foi ampliado para o estudo do desenvolvimento cognitivo de surdos e para o uso de rede Internet por alunos e escolas. | |
17. | ESTUDO DE DESNVOLVIMENTO DE CONDUTAS DE INTERAÇÃO SÓCIO-COGNITIVAS NO CONTEXTO DE COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DE REDE INFORMÁTICA | |
Órgão financiador: | CNPq | |
Participantes: | Profa. Dra. Léa da Cruz Fagundes, 5 alunos da graduação, 3 alunos da pós-graduação. | |
Objetivos: | Estudo dos processos de ajustamento que ocorrem nas interações via rede, até o estabelecimento de um objeto comum de discurso e as influências de diferentes níveis de competência sobre um determinado objeto de conhecimento na qualidade das interações. | |
18. | AVALIAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO REALIZADO PELAS CRIANÇAS | |
Órgão financiador: | ||
Participantes: | Profa. Dra. Léa da Cruz Fagundes, 2 alunos da pós- graduação, 3 alunos da graduação. | |
Objetivos: | Este projeto visa conhecer os processos que a criança realiza para trabalhar em laboratórios de computação em Ambiente Logo. | |
19. | AMBIENTES MULTIMÍDIA DE APRENDIZAGEM | |
Órgão financiador: | CNPq | |
Participantes: | Profa. Dra. Léa da Cruz Fagundes, 1 aluno da pós-graduação, 3 alunos da graduação. | |
Objetivos: | Formar recursos humanos para pesquisa e desenvolvimento de metodologias em multimídia de aprendizagem. Estudo de efeitos desse ambiente. | |
20. | LEGO-LOGO - INVESTIGANDO E DESENVOLVENDO HABILIDADES DE DESIGN E CONCEITOS DE FÍSICA | |
Órgão financiador: | CAPES e CNPq | |
Participantes: | Profa. Dra. Léa da Cruz Fagundes, 2 alunos da graduação, 3 alunos da pós-graduação. | |
Objetivos: | O material Lego-Logo permite que crianças e adolescentes construam modelos controlados por computador. A partir disso, é possível investigar e desenvolver estratégias de design e conceitos de física utlizados na construção de modelos. | |
21. | A INFORMATIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE | |
Órgão financiador: | ||
Participantes: | Profa. Dra. Léa da Cruz Fagundes, 1 aluno da pós-graduação. | |
Objetivos: | Aplicação dos resultados dos projetos desenvolvidos nos últimos dez anos pelo Laboratório de Estudos Cognitivos na informatização de uma comunidade escolar pública, conhecimento e avaliação desta aplicação em uma nova realidade através da análise do seu impacto institucional, repercussões pedagógicas e psicossociais desta informatização. | |
22. | TOMADA DE CONSCIÊNCIA E DESIGN EM PROFESSORES DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NUM AMBIENTE CONSTRUTIVISTA DE ROBÓTICA EDUCACIONAL | |
Órgão financiador: | CNPq e outros | |
Participantes: | Profa. Dra. Léa da Cruz Fagundes, 1 aluno da pós-graduação, 2 alunos da graduação. | |
Objetivos: | Investiga-se a partir de um paradigma construtivista as tomadas de consciência que professores que trabalham com informática educativa podem fazer sobre as relações de causalidade presente nos sistemas programa-robô por ele criados num ambiente de robótica educacional. Busca também, investigar as estratégias de design usadas pelos sujeitos para criar esses sistemas e solucionar problemas. | |
23. | CONTROLE POR VOZ DO COMPUTADOR | |
Órgão financiador: | CNPq | |
Participantes: | Prof. Dr. Altamiro Suzim (responsável pelo projeto) | |
Objetivos: | O objetivo do presente projeto, é propiciar o processamento do sinal de voz para comando por computador. A utilização desse tipo de comando se emprega em ocasiões em que o operador não possa utilizar as mãos (operações mãos-livres), assim como para deficientes que precisem utilizar a voz para comandar o computador. | |
24. | ROBOTEC: PROJETO DE PESQUISA E CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA EM AUTOMATIZAÇÃO E ROBÓTICA INTELIGENTE | |
Órgão financiador: | FAPERGS | |
Participantes: | Prof. Dr. Dante Augusto Couto Barone (coordenador), Prof. Dr. Paulo Martins Engel, Prof. Dr. Waldir L. Roque, Prof. Dr. Rudinei Dias da Cunha, Dr. Rodolfo Carrara, Ms. Profa. Silvia Botelho, Ms. Eduardo do Valle Simões, Ms. Ana Paula Ludtkë Ferreira, Joelson Coelho ( mestrando). | |
Objetivos: | O projeto ROBOTEC visa o estudo, desenvolvimento e implementação de técnicas para robótica, e suas aplicações à indústria e serviços. Assuntos tratados são: robôs móveis autônomos, controle inteligente, visão computacional, robótica cooperativa, planejamento de trajetórias, integração sensoromotora, manipuladores. A partir de desenvolvimentos em tecnologia de Robótica, pretende-se desenvolver aplicações educacionais em Robótica. | |
25. | OVNI - OFICINA VIRTUAL NA INTERNET | |
Órgão financiador: | Comitê Gestor Internet/BR | |
Participantes: | Profa. Dra. Liane Margarida Rockenbach Tarouco | |
Objetivos: | Criar um ambiente virtual para treinamento que possibilite o acesso às atividades oferecidas, independente da localização dos treinandos. Adequar o conjunto de atividades de treinamento de modo a poderem ser acessadas via Internet. | |
26. | MNC - SISTEMA BASEADO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO | |
Órgão financiador: | FAPERGS | |
Participantes: | Débora Laurino Maçada ( aluna do CPGIE) | |
Parcerias: | Departamento de Matemática da FURG, Curso de Pós- Graduação em Ciências da Computação da UFRGS, Instituto de Informática da UFRGS. | |
27. | PROMATE - PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA EDUCATIVA | |
Órgão financiador: | ||
Participantes: | Débora Laurino Maçada (aluna do CPGIE) | |
Parcerias: | Departamento de Matemática da FURG, Institutos de Matemática e de Informática da PUCRS, Programa de Pós-Graduação em administração da UFRGS. | |
28. | DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE SOFTWARES EDUCACIONAIS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO SUPERIOR | |
Órgão financiador: | FAPERGS | |
Participantes: | Débora Laurino Maçada ( aluna do CPGIE) | |
Parcerias: | Departamento de Matemática da FURG, Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação da UFRGS, Instituto de Informática da PUCRS. | |
29. | AMORA - OFICINA INTERATIVA VIRTUAL | |
Órgão financiador: | sem financiamento | |
Participantes: | Profa. Lia Gomes de Freitas, Profa. Maria Cristina V. Biazus. | |
Objetivos: | propõe-se desenvolver o conceito de objeto na Arte Contemporânea. Este trabalho constará tanto de atividades de ateliê como de interação no site ARTEDUC, no link criado especialmente para este Projeto. Este link possibilitará acesso imediato a vários outros que tratam desse foco temático. | |
30. | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CONSTRUTIVISTA | |
Pesquisadores: | Dr. Antônio Carlos da Rocha Costa Dra. Rosa Maria Viccari Dr. Paulo Engel Dr. Cláudio Fernando Resin Geyer |
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Cooperação internacional: |
Dr. Yves Demazeau - LIFIA/IMAG, Grenoble, França Dr. Hélder Coelho - Fac. De Ciências, Lisboa, Portugal |
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Objetivo: | A pesquisa neste projeto está estruturada em três níveis de atividade: o nível da pesquisa de fundamentos, o nível da pesquisa básica e o nível de pesquisa aplicada. As atividades que se realizam no nível da pesquisa de fundamentos lidam com questões teóricas, epistemológicas e filosóficas relacionadas com a Inteligência Artificial e a Teoria da Computação. As atividades realizadas no nível da pesquisa básica lidam com modelos abstratos e concretos (programas e sistemas) envolvidos na realização dos conceitos estudados no nível da pesquisa de fundamentos. As atividades de pesquisa aplicada lidam com os problemas de utilização prática dos modelos abstratos e concretos estudados no nível da pesquisa básica, tendo sido escolhidas três áreas prioritárias de aplicação: utilização de sistemas computacionais na educação simulação e controle de processos industriais e sistemas de apoio à utilização de redes de computadores. | |
31. | LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR - LIES | |
Coordenador: | Luís Armando Gandin - Faculdade de Educação | |
Primeiro Semestre: | Apesar de ter sido inaugurado em dezembro de 1994, o LIES ainda não contava com o software
responsável pelo gerenciamento da rede (Novell). A instalação deste software, no início do ano
(após sucessivos atrasos!), permitiu o início das atividades do LIES, ainda que com limitações.
Como o primeiro semestre já havia iniciados, foram poucos os professores que puderam utilizar os
recursos do Laboratório ainda no primeiro semestre do ano. Três professores, no entanto, foram
os pioneiros e deram início ao que chamamos de "semestre-piloto". Durante o primeiro semestre
levaram seus alunos ao LIES e desenvolveram trabalhos como análise de jogos educacionais,
avaliação críticas de um software que reproduz a concepção comportamentalista e construção
coletiva de textos. Além disto, com a estrutura de hardware e software montada, demos início a cursos, para capacitar os professores para o uso dos equipamentos. Assim, promovemos dois cursos básicos de Introdução à Computação e de Sistema Operacional durante o semestre 95/1, sempre com lotação total. Em resumo, o trabalho do semestre foi todo no sentido de gerar as condições para que a comunidade da Faculdade de Educação possa utilizar os recursos do LIES em suas aulas. Segue um lista de realizações do LIES no semestre de 95/1:
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Segundo Semestre: | No segundo semestre de 1995, já com a estrutura básica funcionando de forma satisfatória, a
demanda foi muito maior. Assim, o LIES atendeu a pelo menos dez professores que utilizaram
mais ou menos intensamente o Laboratório em suas aulas. Desde a simples confecção de trabalhos
para a disciplina até a criação coletiva de textos, foram muitos os momentos em que o LIES atingiu
seu objetivo mais direto: o uso dos recursos da informática no aprimoramento das atividades
acadêmicas. Além disto, o LIES atendeu a muitos alunos bolsistas que , com a autorização dos seus orientadores, passaram a conviver mais diretamente com os recursos do Laboratório. Desta forma já estavam familiarizados com os computadores e seus softwares quando os seus professores propunham atividades no LIES. Com a contratação de bolsistas (concedidos com os recursos da PROGRAD o LIES pode aumentar a cobertura do atendimento, bem como a orientação a seus usuários. Outro ponto a destacar é a iniciativa do LIES de promover cursos aos professores, fato que vem motivando cada vez mais os professores a utilizar o Laboratório em suas aulas. No segundo semestre, foram as seguintes as realizações do LIES:
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32. | PROJETO EDUCOM | |
Coordenação: | Dra. Lucila Maria Costi Santarosa | |
Equipe: | Funcionários: Ana Vilma Tijiboy: Téc. Em Assuntos Educacionais Nilza Godoy Gomes: Pedagoga Bolsistas: Desenv. Técnico-Industrial - RHAE/CNPq: 05 Iniciação Técnica-Industrial - RAHE/CNPq: 06 Aperfeiçoamento - CNPq: 01 Iniciação Científica: CNPq: 02 Iniciação Científica - FAPERGS: 01 |
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Objetivos: | Fazer pesquisa sobre as diferentes modalidades de uso da informática na educação. |