UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO



GERENCIAMENTO EM AMBIENTE ATM



por
Luis Roberto Ulbrich


Plano de Estudos e Pesquisa



Prof. Dante Augusto Couto Barone
Orientador


Profa. Liane Margarida Rockembach Tarouco
Co-orientadora



Porto Alegre, março de 1998

Resumo


        O constante aumento pela procura dos serviços de comunicação exige maneiras cada vez mais rápidas e eficientes para o transporte da informação. A infra-estrutura internacional de telecomunicações, desenvolvida para a transmissão analógica de voz, tem-se mostrado inadequada para as necessidades de comunicação atuais, dando lugar a redes digitais de alta velocidade.

        ATM (Asynchronous Transfer Mode) é um padrão de redes de alta velocidade orientadas à conexão o qual busca a integração de uma variedade de aplicações e provê desempenho adequado e tempo de resposta preciso. A necessidade de gerenciamento das redes ATM vem a ser fundamental para a maximização da eficiência de sua utilização.

        A abordagem de gerência SNMP tradicional através de pollings constantes aos agentes vem sendo utilizada com êxito ao longo dos últimos anos, mostrando-se inadequada, em alguns casos, no entanto, por gerar excessivo tráfego na rede. A gerência por exceções vem a apresentar-se como uma alternativa para este eventual problema, reduzindo o tráfego de mensagens entre gerentes e agentes e permitindo o gerenciamento através da definição de alarmes e eventos aos mesmos relacionados.

        Por outro lado, a atividade de gerência de vários agentes SNMP, operando em uma mesma rede, por parte de uma única estação de gerência pode vir a tornar-se pesada e ineficiente. A hierarquização de estações de gerência passa a ser, assim, uma solução atraente, através da utilização do protocolo de gerência SNMPv2.

        Em um primeiro momento, identificar-se-‹o as características mais relevantes para o gerenciamento de uma rede ATM, através do estudo dos objetos gerenciáveis das MIBs (Management Information Base) ATM até então propostas e das características operacionais dos switch ATM.

        Buscar-se-á, em um segundo momento, o planejamento e o desenvolvimento de uma aplicação de gerenciamento capaz de prover um tratamento automatizado à maior parcela possível de problemas surgidos na operação da rede ATM.

        O tratamento automatizado de alertas deverá ocorrer de maneira integrada ao sistema de alertas do ambiente CINEMA (Cooperative Integrated Network Management) [MAD 94].

        A gerência ocorrerá de maneira hierárquica, onde deverão ser utilizadas as funcionalidades apresentadas no protocolo de gerenciamento SNMPv2 as quais permitem a comunicação entre gerentes através da operação InformRequest, através do conceito de MOM (Management of Managers).