UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE INFORMATICA

CURSO DE POS-GRADUACAO EM CIENCIA DA COMPUTACAO

PROPOSTA DE TRABALHO INDIVIDUAL

Aluno: Antônio Rodrigo Delepiane de Vit

Título: Estratégia de Suporte à Solução Cooperativa de Problemas ESCOP

Resumo: Segundo trabalhos específicos em Sistemas Operacionais, tanto os sistemas monoprocessadores quanto os distribuídos são muito importantes. Os primeiros ainda são muito numerosos, mas estão mudando rapidamente. Por volta do ano 2000, espera-se que todas as máquinas das indústrias, das universidades e do governo estejam ligadas em rede. Por esta razão acreditamos que os sistemas operacionais distribuídos serão os sistemas do futuro [TAN, 1995].

Seguindo-se o elo que mantém unidas as áreas de pesquisa em Sistemas Operacionais Distribuídos e Redes de Computadores, nesta última, genericamente, pode-se dividir a sub-área de Gerência de Redes em cinco instâncias: falhas, configuração, contabilização, desempenho e segurança.

Atendo-se à linha específica de Gerência de Desempenho, busca-se avaliar estudos e possíveis ferramentas que permitam a administração e a análise do trabalho cooperativo entre membros de uma equipe dispostos em pontos geográficos diferentes.

Para atingir tal meta sabe-se que, para auxiliar neste nível do processo de diagnóstico é necessário entre outras ferramentas, poder contar com a possibilidade de aprender pelas experiências passadas. Com vistas a facilitar esta pesquisa, foram desenvolvidos vários métodos, entre eles, diversos sistemas especialistas, sendo que alguns destes são implementados com uma arquitetura denominada quadro-negro.

Em tais sistemas, encontram-se registros que contém sintomas, hipóteses de causas, descrição de diagnósticos e ações corretivas desencadeadas bem como a indicação do que foi feito para corrigir o problema. Também encontra-se à disposição as facilidades do sistema WWW para seu acesso.

Cronograma:

Mês

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Atividade

                                 
                                 
                                 
                                 

 

Referências Bibliográficas:

Professores Orientadores:

Profa. Dra. Liane Margarida Rockenbach Tarouco e Prof. Dr. Claudio Fernando Resin Geyer