O crescimento exponencial das informações bem como a rápida proliferação destas, juntamente com o constante avanço tecnológico e científico, tem resultado em uma rápida defasagem do conhecimento e aumento da complexidade das atividades a serem desenvolvidas. Dessa forma, há uma exigência cada vez maior de que os profissionais realizem uma constante reciclagem de conhecimentos e que sejam capazes de trabalhar em grupo, já que as tarefas passam a ser muito complexas para serem realizadas individualmente. É neste contexto que a aprendizagem colaborativa aparece como uma forma de preparar os alunos para esta realidade, permitindo que eles “aprendam a aprender”, através de seu engajamento em atividades colaborativas de ensino. Experimentos [1] revelam que uma criança que já trabalhou colaborativamente na tarefa de planejamento e resolução de problemas é em média duas vezes mais bem sucedida do que uma criança que teve a mesma quantidade de experiência trabalhando sozinha .
Por outro lado, a facilidade de comunicação introduzida pelo grande avanço das áreas de telecomunicações e redes de computadores, bem como a grande capilarização da rede Internet, têm viabilizado a criação de ambientes de aprendizado colaborativo baseados em redes de computadores, possibilitando interações síncronas e assíncronas entre os participantes, independentemente de tempo e da localização dos mesmos. Nos últimos anos, o interesse por esta área de pesquisa tem aumentado significativamente. Esta área é referenciada na literatura por CSCL (Computer Supported Collaborative Learning) e é considerada por alguns autores como sendo uma subdivisão dos sistemas de CSCW(Computer Supported Cooperative Work), dedicada às aplicações educacionais.
Portanto o objetivo deste trabalho é aproveitar a infra-estrutura da Internet para a criação de um ambiente colaborativo de aprendizagem, através da integração e complementação de ferramentas de domínio público já existentes. Pretende-se usar o WWW como base para a implementação deste ambiente devido a grande difusão do uso deste serviço como porta de acesso à Internet, e também devido às novas possibilidades de implementação neste ambiente introduzidas através da linguagem Java.
As próximas seções apresentam o modelo do ambiente proposto em maiores detalhes.
Para propor um ambiente de aprendizagem colaborativa, foi analisado um grande número de ferramentas e ambientes desenvolvidos para este fim. A grande maioria das ferramentas analisadas foram projetadas para dar suporte a atividade de construção colaborativa de conhecimentos, através da discussão sobre um tema e a construção de uma base de dados contendo as suposições, propostas, contrapropostas e conclusões do grupo, ou então documentos de co-autoria do grupo sobre o tema. Alguns exemplos dessas ferramentas são o Collaboratory Notebook [2], o KIE [3] e o CSILE [4]. Observou-se que nestas ferramentas o enfoque principal está no suporte aos aspectos diretos da realização das tarefas, não se preocupando com outros problemas como a coordenação do grupo e planejamento de atividades.
Também foi realizado um estudo dos sistemas de groupware [5] [6] [7] [8], através do qual pôde-se destacar cinco características principais que devem ser consideradas no projeto de ambientes colaborativos: (1) a comunicação; (2) o controle das tarefas do grupo; (3) a percepção do grupo; (4) o compartilhamento de informações; e oa(5) co-realização de tarefas.
Portanto, apesar da Internet estar repleta de ferramentas que permitem a comunicação direta entre as pessoas que desejam trabalhar em grupo, ainda há muito trabalho para a implementação de um ambiente que suporte efetivamente a aprendizagem colaborativa. Dessa forma, o ambiente proposto neste trabalho busca preencher algumas das lacunas encontradas nos sistemas CSCL existentes.
O ambiente proposto permitirá o planejamento e acompanhamento de atividades de construção colaborativa de conhecimento, o que resultará na co-autoria de um hiperdocumento sobre um assunto pré-determinado. Dessa forma, uma vez definido o assunto a ser pesquisado, os membros do grupo poderão se reunir para agendar futuras reuniões para trocas de idéias e debates, conferências com especialistas sobre o assunto, reuniões com o professor orientador, bem como determinar os responsáveis por cada tarefa e as datas previstas para o cumprimento das mesmas. O sistema se encarregará de verificar o cumprimento das datas previstas, e enviar avisos aos participantes sempre que estas estiverem próximas.
O grupo poderá realizar suas interações através das ferramentas de comunicação já disponíveis na Internet, tais como o email, chats ou ferramentas de videoconferência, as quais serão integradas ao ambiente. As comunicações textuais serão armazenadas em logs para consultas posteriores. Além dos logs, cada participante ainda terá acesso aos documentos gerados pelo grupo e a links de páginas WWW que vão sendo informados pelos participantes (bookmarks do grupo).
Quando se trabalha em grupo é importante que se tenha consciência das ações dos demais membros do grupo. Portanto o ambiente proverá informações tais como quais os participantes do grupo que estão ativos em um determinado momento, quais as ferramentas que estão utilizando, se algum dos participante está querendo interagir com outro em um determinado momento, ou se a ação esperada por um membro do grupo já foi realizada.
Na próxima seção serão descritos os módulos do ambiente projetados para suportar as funcionalidades descritas acima.
O ambiente proposto foi dividido em cinco módulos principais: comunicação, co-autoria, coordenação, percepção e compartilhamento, os quais são brevemente descritos abaixo.
Comunicação
Percepção
Compartilhamento
A figura 1 apresenta os cinco módulos propostos bem como a relação destes com ferramentas de domínio público já existentes na Internet.
Este artigo apresentou um modelo de um ambiente de aprendizagem colaborativa baseado no WWW, o qual permitirá o planejamento e acompanhamento de atividades que auxiliem a construção colaborativa do conhecimento. Para tanto, além da comunicação direta entre as pessoas, a qual já é bastante utilizadas através de ferrametas disponíveis na Internet, foi proposta a integração módulos de co-autoria, coordenação do planejamento e desenvolvimento das atividades, percepção das ações dos participantes e compartilhamento das informações.
Ao professor Juergen Rochol e à professora Liane Tarouco pela atenção, dedicação e todas as orientações que têm contribuído no desenvolvimento deste trabalho. À CAPES, pelo apoio financeiro.
[1] | V. S. Kumar. Computer Supported Collaborative Learning: Issues for Research, 1996.http://www.cs.usask.ca/grads/vsk719/academic/890/project2/project2.html |
[2] | D. C. Edelson, D. K. O´Neill, L. M. Gomez, L.D´Amico. A Design for Effective Support of Inquiry and Collaboration. CSCL 95. http://www-cscl95.indiana.edu/cscl95/edelson.html |
[3] | P. Bell, E. A. Davis, M. C. Linn. The Knowledge Integration Environment: Theory and Design. CSCL 95. http://www-cscl95.indiana.edu/cscl95/bell.html |
[4] | M. Scardamalia, C.Bereiter. Technologies for Knowledge-Building Discourse. In: Communications of the ACM. Vol.36, No. 5, Maio 1993. pp 37-41 |
[5] | M. R. S. Borges, M. C. R. Cavalcanti, M. L. M. Campos. Suporte por Computador ao Trabalho Cooperativo. Minicurso da Jornada de Atualização em Informática, 1995. Canela. |
[6] | E. Dietrich. Projeto de um Sistema de Suporte à Autoria Cooperativa de Hiperdocumentos. Dissertação de Mestrado - CPGCC/UFRGS, 1996 |
[7] | L.A. Barros. Suporte a Ambientes Distribuídos para Aprendizagem Cooperativa . Tese de doutorado - COPPE/UFRJ, 1994. |
[8] | C.A.Ellis, S.J. Gibbs, G. L. Rein. Groupware: Some Issues and Experiences. In: Communications of the ACM. Vol.34, No. 1, Janeiro 1991. pp 39-58 |