Plano de Estudos e Pesquisa
por
Joice Lee Otsuka
Título Provisório:
Prof. Juergen Rochol
Orientador
Profa. Liane M. R. Tarouco
Co-orientadora
A facilidade de comunicação introduzida pelo grande avanço das áreas de telecomunicações e redes de computadores, juntamente com a grande capilarização da rede Internet, têm viabilizado a criação de um ambiente de aprendizado colaborativo baseado na Internet, possibilitando a interação síncrona e assíncrona dos participantes, independentemente do tempo e localização dos mesmos. A área de suporte à aprendizagem colaborativa por computador (CSCL - Computer Suported Collaborative Learning) é uma especialização no cenário de CSCW (Computer Suported Cooperative Work), e tem sido alvo de muitas pesquisas [DIL 94], [KUM 96], [BON 95], [DAV 95], [MCC 95]. Também há um grande número de estudos experimentais e sistemas implementados disponíveis na literatura para enfatizar a efetividade da colaboração no processo de aprendizagem [MIY 86], [BLA 90], [BLA 89], [CHA 88].
Embora existam diversas ferramentas que possam ser usadas para apoiar o trabalho/ aprendizado colaborativo, estas aplicações ainda possuem muitos problemas, dentre os quais pode-se destacar:
Os principais objetivos deste trabalho são:
2. Motivação
O grande avanço nas áreas de telecomunicações e redes de computadores nos últimos anos, tem transformado o paradigma de comunicação entre as pessoas, especialmente no meio acadêmico. Com o surgimento da Internet foram disponibilizados diversos serviços de comunicação, que vão desde os assíncronos em modo texto como o correio eletrônico e newsgroups, até serviços síncronos multimídia, como as ferramentas de videoconferência [OTS 97]. A facilidade de comunicação introduzida por este novo meio, tem viabilizado a criação de um ambiente de aprendizado colaborativo, no qual pessoas localizadas em diferentes partes do mundo podem trocar conhecimentos, resolver problemas, realizar trabalhos conjuntos, apoiados pelos serviços disponíveis na Internet.
Esta área de pesquisa constitui uma especialização no cenário de CSCW (Computer Suported Cooperative Work) e tem sido referida como CSCL (Computer Suported Collaborative Learning). A principal distinção entre estas duas correntes é que a primeira trata a colaboração de uma forma passiva, onde o sistema que provê o ambiente colaborativo não exerça um controle ativo das interações colaborativas, enquanto que a CSCL procura melhorar a aprendizagem de uma forma dinâmica, de forma que o sistema que provê o ambiente colaborativo exerça um controle ativo das interações colaborativas [KUM 96].
Há um grande número de estudos experimentais e sistemas implementados disponíveis na literatura para enfatizar a efetividade da colaboração no processo de aprendizagem [MIY 86], [BLA 90], [BLA 89], [CHA 88]. Um experimento sobre interação construtiva realizado por Miyake [MIY 86] mostra que aproximadamente 80% da auto-crítica (reflexão) ocorre durante o aprendizado colaborativo enquanto apenas 20% ocorre durante o aprendizado individual. A experiência colaborativa também pode facilitar o planejamento e resolução de problemas. O trabalho de Blaye [BLA 89] mostra que uma criança que já trabalhou colaborativamente na tarefa de planejamento e resolução de problemas é em média duas vezes mais bem sucedida do que uma criança que teve a mesma quantidade de experiência trabalhando sozinha.
Em vista dos benefícios que podem ser obtidos fica evidente a necessidade e oportunidade do desenvolvimento de ambientes CSCL que oportunizem a interação síncrona ou assíncrona, independente de tempo e da localização dos participantes.
Usar a Internet como elemento de suporte à implantação de tais ferramentas é uma conseqüência natural da capilarização da rede que cada vez mais permeia todos os ambientes onde possam estar os potenciais usuários deste ambiente: escolas, lares, escritórios, bibliotecas, entre outros. Adicionalmente, cabe destacar que existe um bom número de ferramentas e serviços operantes na Internet e que podem ser agregados, complementados e adaptados ao cenário CSCL que se pretende obter como resultado deste trabalho de pesquisa.
3. Objetivos
Atualmente já existem diversas ferramentas que podem ser usadas para apoiar o trabalho/aprendizado colaborativo, tais como os sistemas de conferência eletrônica [WOO 95], [WOO 96], [KLE 95], [SAT 95], sistemas de resolução de problemas [MCC 95] e sistemas de co-autoria [DAV 95], [BON 95]. No entanto estas aplicações ainda possuem muitos problemas, dentre os quais pode-se destacar:
Dessa forma os principais objetivos deste trabalho são:
4. Metodologia
As atividades a serem desenvolvidas são:
A. Revisão bibliográfica
Estudo das teorias e idéias atualmente em debate no cenário nacional e internacional no que tange a:
B. Especificação formal do ambiente utilizando a linguagem SDL [ITU 93]
Especificação do modelo geral do ambiente de apoio a aprendizagem colaborativa via rede, identificando seus componentes principais.
C. Seminário de andamento
Apresentação para avaliação do trabalho realizado até o momento.
D. Redação do texto da dissertação
Realização da descrição do trabalho realizado.
E. Revisão do texto
Revisão do texto da dissertação junto ao orientador
F. Entrega dos Exemplares
Entrega do texto da dissertação à banca avaliadora.
G. Implementação do Ambiente
Implementação do ambiente de CSCL baseado no WWW através da integração, complementação e adaptação de um conjunto de serviços já disponíveis.
5. Cronograma
O cronograma esboçado abaixo é baseado nas atividades descritas no item 4 deste PEP.
6. Bibliografia
[BLA 89] BLAYE, A. 1989. Problem solving with hypercard: The influence of peer interaction and information handling strategies. In Proceedings of the workshop on computer-supported collaborative learning. Universite de Clermont 2, Dept de Psychologie, 34, Avenue Carnot, 63000, Clermont- Ferrand Cedex. [BLA 91] BLAYE A.; LIGHT, P. H.; JOINER, R. & SHELDON, S. 1991. Joint planning and problem solving on a computer-based task. [BON 95] BONK, C.J.; KING, K.S. Computer Conferencing and Collaborative Writing Tools: Starting a Dialogue About Student Dialogue. In Proceedings of the workshop on computer-supported collaborative learning.1995. Disponível on line <http://www-cscl95.indiana.edu/cscl95/bonk.html> [CAM 95] CAMPOS, M. L.; BARROS, L. A.; CAVALCANTI, M.C. Interconnect; an extensible wokbench for customizing cooperative work applications" [CHA 88] CHAN, T. & BASKIN, A. 1988. Studying with the prince: the computer as learning companion. In Proceedings of the Intelligent Tutoring Systems Conference, Montreal [DAV 95] DAVIS, J.R.; HUTTENLOCHER, D. P. Shared Annotation for Cooperative Learning. In Proceedings of the workshop on computer-supported collaborative learning.1995. Disponível on line <http://www-cscl95.indiana.edu/cscl95/davis.html> [DIL 94] DILLENBOURG, P.; BAKER, M; BLAYE, A.; & O'MALLEY,C. 1994. The evolution of Research on Collaborative Learning. Disponível on line: <http://tecfa.unige.ch/tecfa/research/lhm/ESF-Chap5.text> [ITU 93] Recomendação ITU-T Z.100, v1 e v2. Lenguaje de Especificación y Descriptión del CCITT, Helsinki, 1993. [KLE 95] KLEMM, W.R. Computer Conferencing as a Cooperative Learning Environment. Documento on line. <http://www.cvm.tamu.edu/~vaph/cklemm/cl.html> [KUM 96] KUMAR, V. S. Computer Supported Collaborative Learning: Issues for Research. Disponível on line : <www.cs.usask.ca/grads/vsk719/academic/890/project2/project2.html> [MIY 86] MYIAKE, N. 1986. Constructive interaction and the interative process of understanding. Cognive Science 10:151-177. [MCC 95] McCOWN, R.R; DRISCOLL, M.P. Using Collaborative Writing and Problem-Based Learning in the College Classroom. In Proceedings of the workshop on computer-supported collaborative learning.1995. Disponível on line <http://www-cscl95.indiana.edu/cscl95/mccown.html> [OTS 97] OTSUKA, J. L. Fatores Determinantes na Efetividade de Ferramentas de Comunicação Mediada por Computador no Ensino à Distância. Trabalho Individual, CPGCC/UFRGS. [SAT 95] SATTLER,M. CU-SeeMe Desktop Videoconferencing. Documento on line no WWW. <http://www.indstate.edu/msattler/sci-tech/comp/CU-SeeMe/>. [WOO 95] WOOLLEY, D. R. Conferencing on the Web. Documento on line <http://freenet.msp.mn.us/people/drwool/webcon2.html> [WOO 96] WOOLLEY, D.R. Choosing Web Conferencing Software. Documento on line <http://freenet.msp.mn.us/people/drwool/wcchoice.html>