Universidade do Rio Grande do Sul
Instituto de Informática
Curso de Pós-Graduação de Ciência da Computação



Plano de Estudos e Pesquisa
por
Joice Lee Otsuka

Título Provisório:

Suporte, Controle e Sincronização da Comunicação Interpessoal em Ambientes Colaborativos via Redes de Computadores


Prof. Juergen Rochol
Orientador


Profa. Liane M. R. Tarouco
Co-orientadora


Porto Alegre, 07 março de 1997

1. Resumo

A facilidade de comunicação introduzida pelo grande avanço das áreas de telecomunicações e redes de computadores, juntamente com a grande capilarização da rede Internet, têm viabilizado a criação de um ambiente de aprendizado colaborativo baseado na Internet, possibilitando a interação síncrona e assíncrona dos participantes, independentemente do tempo e localização dos mesmos. A área de suporte à aprendizagem colaborativa por computador (CSCL - Computer Suported Collaborative Learning) é uma especialização no cenário de CSCW (Computer Suported Cooperative Work), e tem sido alvo de muitas pesquisas [DIL 94], [KUM 96], [BON 95], [DAV 95], [MCC 95]. Também há um grande número de estudos experimentais e sistemas implementados disponíveis na literatura para enfatizar a efetividade da colaboração no processo de aprendizagem [MIY 86], [BLA 90], [BLA 89], [CHA 88].

Embora existam diversas ferramentas que possam ser usadas para apoiar o trabalho/ aprendizado colaborativo, estas aplicações ainda possuem muitos problemas, dentre os quais pode-se destacar:

Os principais objetivos deste trabalho são:

2. Motivação

O grande avanço nas áreas de telecomunicações e redes de computadores nos últimos anos, tem transformado o paradigma de comunicação entre as pessoas, especialmente no meio acadêmico. Com o surgimento da Internet foram disponibilizados diversos serviços de comunicação, que vão desde os assíncronos em modo texto como o correio eletrônico e newsgroups, até serviços síncronos multimídia, como as ferramentas de videoconferência [OTS 97]. A facilidade de comunicação introduzida por este novo meio, tem viabilizado a criação de um ambiente de aprendizado colaborativo, no qual pessoas localizadas em diferentes partes do mundo podem trocar conhecimentos, resolver problemas, realizar trabalhos conjuntos, apoiados pelos serviços disponíveis na Internet.

Esta área de pesquisa constitui uma especialização no cenário de CSCW (Computer Suported Cooperative Work) e tem sido referida como CSCL (Computer Suported Collaborative Learning). A principal distinção entre estas duas correntes é que a primeira trata a colaboração de uma forma passiva, onde o sistema que provê o ambiente colaborativo não exerça um controle ativo das interações colaborativas, enquanto que a CSCL procura melhorar a aprendizagem de uma forma dinâmica, de forma que o sistema que provê o ambiente colaborativo exerça um controle ativo das interações colaborativas [KUM 96].

Há um grande número de estudos experimentais e sistemas implementados disponíveis na literatura para enfatizar a efetividade da colaboração no processo de aprendizagem [MIY 86], [BLA 90], [BLA 89], [CHA 88]. Um experimento sobre interação construtiva realizado por Miyake [MIY 86] mostra que aproximadamente 80% da auto-crítica (reflexão) ocorre durante o aprendizado colaborativo enquanto apenas 20% ocorre durante o aprendizado individual. A experiência colaborativa também pode facilitar o planejamento e resolução de problemas. O trabalho de Blaye [BLA 89] mostra que uma criança que já trabalhou colaborativamente na tarefa de planejamento e resolução de problemas é em média duas vezes mais bem sucedida do que uma criança que teve a mesma quantidade de experiência trabalhando sozinha.

Em vista dos benefícios que podem ser obtidos fica evidente a necessidade e oportunidade do desenvolvimento de ambientes CSCL que oportunizem a interação síncrona ou assíncrona, independente de tempo e da localização dos participantes.

Usar a Internet como elemento de suporte à implantação de tais ferramentas é uma conseqüência natural da capilarização da rede que cada vez mais permeia todos os ambientes onde possam estar os potenciais usuários deste ambiente: escolas, lares, escritórios, bibliotecas, entre outros. Adicionalmente, cabe destacar que existe um bom número de ferramentas e serviços operantes na Internet e que podem ser agregados, complementados e adaptados ao cenário CSCL que se pretende obter como resultado deste trabalho de pesquisa.

3. Objetivos

Atualmente já existem diversas ferramentas que podem ser usadas para apoiar o trabalho/aprendizado colaborativo, tais como os sistemas de conferência eletrônica [WOO 95], [WOO 96], [KLE 95], [SAT 95], sistemas de resolução de problemas [MCC 95] e sistemas de co-autoria [DAV 95], [BON 95]. No entanto estas aplicações ainda possuem muitos problemas, dentre os quais pode-se destacar:

Dessa forma os principais objetivos deste trabalho são:

4. Metodologia

As atividades a serem desenvolvidas são:

A. Revisão bibliográfica

Estudo das teorias e idéias atualmente em debate no cenário nacional e internacional no que tange a:

B. Especificação formal do ambiente utilizando a linguagem SDL [ITU 93]

Especificação do modelo geral do ambiente de apoio a aprendizagem colaborativa via rede, identificando seus componentes principais.

C. Seminário de andamento

Apresentação para avaliação do trabalho realizado até o momento.

D. Redação do texto da dissertação

Realização da descrição do trabalho realizado.

E. Revisão do texto

Revisão do texto da dissertação junto ao orientador

F. Entrega dos Exemplares

Entrega do texto da dissertação à banca avaliadora.

G. Implementação do Ambiente

Implementação do ambiente de CSCL baseado no WWW através da integração, complementação e adaptação de um conjunto de serviços já disponíveis.

5. Cronograma

O cronograma esboçado abaixo é baseado nas atividades descritas no item 4 deste PEP.

6. Bibliografia

[BLA 89]     BLAYE, A. 1989. Problem solving with hypercard: The influence of       
             peer interaction and information handling strategies. In Proceedings   
             of the workshop on computer-supported collaborative learning.          
             Universite de Clermont 2, Dept de Psychologie, 34, Avenue Carnot,      
             63000, Clermont- Ferrand Cedex.                                        
[BLA 91]     BLAYE A.; LIGHT, P. H.; JOINER, R. & SHELDON, S. 1991. Joint           
             planning and problem solving on a computer-based task.                 
[BON 95]     BONK, C.J.; KING, K.S. Computer Conferencing and Collaborative         
             Writing Tools: Starting a Dialogue About Student Dialogue. In          
             Proceedings of the workshop on computer-supported collaborative        
             learning.1995. Disponível on line                                      
             <http://www-cscl95.indiana.edu/cscl95/bonk.html>                       
[CAM 95]     CAMPOS, M. L.; BARROS, L. A.; CAVALCANTI, M.C. Interconnect; an        
             extensible wokbench for customizing cooperative work applications"     
[CHA 88]     CHAN, T. & BASKIN, A. 1988. Studying with the prince: the computer     
             as learning companion. In Proceedings of the Intelligent Tutoring      
             Systems Conference, Montreal                                           
[DAV 95]     DAVIS, J.R.; HUTTENLOCHER, D. P. Shared Annotation for Cooperative     
             Learning. In Proceedings of the workshop on computer-supported         
             collaborative learning.1995. Disponível on line                        
             <http://www-cscl95.indiana.edu/cscl95/davis.html>                      
[DIL 94]     DILLENBOURG, P.; BAKER, M; BLAYE, A.; & O'MALLEY,C. 1994. The          
             evolution of Research on Collaborative Learning. Disponível on line:   
             <http://tecfa.unige.ch/tecfa/research/lhm/ESF-Chap5.text>              
[ITU 93]     Recomendação ITU-T Z.100, v1 e v2. Lenguaje de Especificación y        
             Descriptión del CCITT, Helsinki, 1993.                                 
[KLE 95]     KLEMM, W.R. Computer Conferencing as a Cooperative Learning            
             Environment. Documento on line.                                        
             <http://www.cvm.tamu.edu/~vaph/cklemm/cl.html>                         
[KUM 96]     KUMAR, V. S. Computer Supported Collaborative Learning: Issues for     
             Research. Disponível on line :                                         
             <www.cs.usask.ca/grads/vsk719/academic/890/project2/project2.html>     
[MIY 86]     MYIAKE, N. 1986. Constructive interaction and the interative process   
             of understanding. Cognive Science 10:151-177.                          
[MCC 95]     McCOWN, R.R; DRISCOLL, M.P. Using Collaborative Writing and            
             Problem-Based Learning in the College Classroom. In Proceedings of     
             the workshop on computer-supported collaborative learning.1995.        
             Disponível on line                                                     
             <http://www-cscl95.indiana.edu/cscl95/mccown.html>                     
[OTS 97]     OTSUKA, J. L. Fatores Determinantes na Efetividade de Ferramentas de   
             Comunicação Mediada por Computador no Ensino à Distância. Trabalho     
             Individual, CPGCC/UFRGS.                                               
[SAT 95]     SATTLER,M. CU-SeeMe Desktop Videoconferencing. Documento on line  no   
             WWW.  <http://www.indstate.edu/msattler/sci-tech/comp/CU-SeeMe/>.      
[WOO 95]     WOOLLEY, D. R. Conferencing on the Web. Documento on line              
             <http://freenet.msp.mn.us/people/drwool/webcon2.html>                  
[WOO 96]     WOOLLEY, D.R. Choosing Web Conferencing Software. Documento on line    
             <http://freenet.msp.mn.us/people/drwool/wcchoice.html>