RESUMO:
Com o crescimento das redes de computadores em tamanho, velocidade, flexibilidade e heterogeneidade, o papel da gerência de redes se torna cada vez mais importante. E a exigência por interfaces mais amigáveis, que permitam maior iteração e visibilidade aumenta proporcionalmente.
As redes tendem a ser gerenciadas a partir de estações que requerem um forte poder de processamento e memória, se tornando caras e complexas. Com a tecnologia dos browsers gráficos, presentes em praticamente todas as estações de acesso à rede, surge a possibilidade de um melhor balanceamento de carga, movendo para a estação com o browser parte do processamento. Como as tecnologias de suporte à Web (como HTML, CGIs, Java e VRML) permitem que o browser seja utilizado como um ambiente unificado de acesso à Internet, surgem meios de se construir interfaces cada vez mais amigáveis, portáveis e dinâmicas para a gerência de redes.
Este trabalho tem como objetivo estudar e analisar as formas de mapear telecomandos necessários à gerência de rede, de modo a permitir seu acionamento a partir do cenário de realidade virtual. Buscar-se-á, neste estudo, investigar os mecanismos e interfaces que poderiam ser usados para permitir que o administrador da rede "apertasse" botões remotos virtualmente.