Representação de componentes de redes de computadores em ambientes de realidade virtual
 
Gerson Battisti
 
Liane M. R. Tarouco
Orientadora
 

Resumo

A evolução contínua da informática como um todo, ampliou o número de componentes de um sistema de computação. Isto é sentido no tocante a redes de computadores, as quais, com o passar do tempo estão cada vez mais complexas. Se considerarmos o aumento do número de usuários e fabricantes, a gerência eficiente das redes requer sistemas com interfaces mais ergonômicos que permitam manusear com flexibilidade e eficiência toda a gama heterogênea dos seus componentes.

A evolução nos dispositivos e mecanismos de exibição passou pela etapa de interface de comandos e respostas baseadas apenas em caracteres e deu um salto com as facilidades multimidia atualmente disponíveis. A Realidade Virtual propicia condições para sistemas de imersão que permitam ao gerente da rede "ver" (telepresença) com diferentes graus de proximidade a rede e seus componentes, bem como "agir"(teleação) sobre os mesmos.

A Realidade Virtual pode ser considerada atualmente como a interface mais avançada entre usuário e computador. Ela pode colocar o usuário (gerente ou operador da rede) o mais próximo possível de um ambiente real mesmo que remoto. Quanto mais se aproximar da realidade mais eficiente será a interface pois mais natural será a interação do usuário, considerando que o mesmo possui o conhecimento indutivo do mundo físico em que vive.

Por meio da linguagem VRML(Virtual Reality Modeling Language) a realidade virtual pode ser usada através da à Internet. Esta linguagem pode descrever cenas independente de plataforma.

A proposta do trabalho a ser desenvolvido neste TI é o estudo dos mecanismos para descrever rede de computadores de modo a disponibilizar esta descrição em um ambiente de Realidade Virtual no qual se poderá posteriormente projetar e construir os mecanismos de telepresença e teleação usando também o protocolo de gerência de rede SNMP.

 A utilização da interface baseada em VRML para gerenciamento de redes de computadores tem como objetivo principal facilitar o trabalho dos gerentes destas redes, tornando seus atos de gerência mais práticos e eficientes.

No trabalho individual será efetuado um estudo das linguagens VRML e Java as quais serão utilizadas na construção de um cenário virtual de redes de computadores. Estas informações farão parte do cenário virtual da rede. Ao final do trabalho será construído um protótipo de um cenário virtual que representará uma rede de computadores real.



Objetivos
Cronograma