Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Informática
Curso de Pós-Graduação em Ciência
da Computação
Plano de Estudos e Pesquisa
Suporte para Gerenciamento Distribuído Colaborativo
por
Cristina Melchiors
Profa. Liane M. R. Tarouco
Orientadora
Resumo
A maioria dos problemas que ocorrem nas redes de computadores constituem repetições de situações já ocorridas no passado, porém, freqüentemente, com técnicos diferentes. Assim, torna-se evidente a necessidade de um sistema que armazene o conhecimento obtido no processo de resolução dos problemas anteriores, de modo que este conhecimento possa ser utilizado para auxiliar a solução de problemas similares futuros. Além disso, podem existir domínios de gerência que possuam registros de problemas que podem colaborar na solução de um problema comum a vários domínios.
A solução mais indicada para representar a memória histórica da evolução da rede seria a criação de um ou mais sistemas especialistas contendo na base de conhecimento regras genéricas apontando causas mais prováveis para determinados sintomas e ações corretivas que foram utilizadas no passado. Porém, como a diversidade dos problemas que ocorrem nas redes é muito grande, certamente ocorrerão situações novas que exigirão a pesquisa de soluções apropriadas por parte dos gerentes dos domínios envolvidos, o que leva a necessidade de se possuir também meios para apoiar o trabalho colaborativo dos diversos especialistas envolvidos na busca da solução. Assim, quando um problema não possuir similares entre os armazenados nas bases de conhecimento distribuídas, ele pode ainda ser solucionado por especialistas de outros domínios de gerência, levando à necessidade de um ambiente colaborativo, que forneça suporte a interação dos especialistas humanos trabalhando na busca da solução para o problema em foco.
Este projeto visa desenvolver um modelo de um ambiente de gerenciamento de rede distribuído apoiado por um conjunto de bases de conhecimento contendo a memória histórica da evolução da rede e propiciando condições e mecanismos de apoio à interação entre especialistas envolvidos na solução de problemas. Serão projetados mecanismos que viabilizem a utilização do conhecimento armazenado em outros domínios de gerência e que os disponibilize num cenário de trabalho distribuído colaborativo (mesa de trabalho virtual), assegurando o acesso controlado sobre todas as informações referentes ao processo em foco e a sincronização das ações desencadeadas.