INTRODUÇÃO

A função fundamental do sistema de gerenciamento OSI é a troca de informações entre duas entidades (gerente,agente) por meio de um protocolo. Esta funcionalidade dentro do sistema de gerenciamento OSI é referida no elemento de serviço de informação de gerenciamento comum (CMISE).


O CMISE é especificado em duas partes:

1. A interface com um usuário, especificando os serviços providos. Este é o Serviço de Informações de Gerenciamento Comum (CMIS).

2. O protocolo, especificando o formato da unidade de dados do protocolo (PDU) e procedures associadas. Este é o Protocolo de Informação de Gerenciamento Comum (CMIP).


O CMIS prevê sete serviços para realizar operações de gerenciamento, na forma de primitivas de serviço. Os usuários do CMISE precisam ser capazes de estabelecer associações ordenadas para realizar operações de gerenciamento. Estes últimos serviços são providos pelo ACSE e são providos pelo CMISE como pass-through, neste ponto o CMIP não é envolvido. Para os serviços de operação de gerenciamento, o CMISE emprega um CMIP para troca de unidade de dados do protocolo. O CMIP confia nos serviços do ROSE. Ambos ACSE e