5. SERVIÇOS DE ASSOCIAÇÃO

Para dois usuários fazerem uso do CMIS para executar operações de gerenciamento, eles devem primeiro estabelecer uma associação de aplicação. Para este propósito, o CMIS confia nos serviços do ACSE.

Aqui são atualmente duas funções executadas pelo ACSE para os usuários CMIS. A primeira é estabelecer uma associação de aplicação que pode ser usada para trocar primitivas de serviço CMIS. A segunda, como no tempo de estabelecimento da associação, os dois usuários concordam sobre o qual caracteriza do CMIS será usado sobre esta associação. Estas caracterizações são expressas em termos de unidades funcionais.

Uma unidade funcional define um conjunto de capacidades para serem providas pelo serviço. O serviço padrão provido é a unidade funcioanl kernel. A unidade funcional kernel consiste de todas as primitivas de serviço do CMIS exceto o M-CANCEL- GET, com a limitação que múltiplas respostas não são suportadas e que o escopo, o filtro ,e a sincronização não são suportadas. Estas limitações aplicadas para os serviços M-GET, M- SET e M-ACTION. Os dois usuários podem negociar unidades funcionais adicionais sendo somadas na unidade funcional kernel para a associação conhecida.

Uma aplicação é estabelecida usando o serviço A-ASSOCIATE do ACSE. O usuário CMIS provê o parâmetro requerido onde emite um A-ASSOCIATE.request. O parâmetro user-information do ACSE é dividido em três partes específicas do CMIS:

1. Functional units: este parâmetro pode aparecer em qualquer das primitivas request/indication ou nas response/confirm e é a lista de unidades funcionais adicionais proposta para esta associação pelo usuário emisssor. Somente essas unidades funcionais contém em ambas as listas são somadas para a unidade funcional kernel.

2. Access control: informações de formulários não especificados par serem usados pelo controle de acesso.

3. User information: informações específicas de aplicações.

Uma associação pode ser liberada por qualquer usuário CMIS. Uma liberação metódica é executada com o serviço A-RELEASE, e uma liberação abrupta é metódica com o serviço A-ABORT.