SNMP requer o uso de um serviço de transporte para a transmissão de mensagens SNMP.
Serviço de Transporte Sem Conexão(CLTS)
A maioria das implementações de SNMP estão dentro da arquitetura SNMP e usam o UDP, que é um protocolo de conexão. É possível também suportar SNMP dentro do sistema OSI( Open Systems Interconnection) usando o CLTS.
Detalhes da UDP
Segmentos UDP são transmitidos em datagramas IP. O cabeçalho UDP inclui a origem e destino dos campos, habilitando o nível de aplicação do protocolo, assim como SNMP para cada outro endereço. Também inclui um checksum opcional que protege o cabeçalho UDP e dados do usuário.
Detalhes do CLTs
Como com UDP, a ISO(International Organization for Standardization) conecta o serviço de transporte transmitindo cada unidade de dados independentemente. A conexão do transporte do protocolo da unidade de dados inclui a origem e destino dos pontos de acesso do serviço de transporte(TSAPs) e um checksum opcional.
Perda de um PDU
Uma vez que UDP e CLTS são inseguros, é possível uma mensagem SNMP ser perdida. O próprio SNMP não garante a transferência. Assim, a carga está na aplicação que está usando SNMP para competir com a PDU perdida.
Serviço de Transporte Orientado à Conexão
SNMP foi planejado para uso sobre uma conexão ao serviço de transporte. Operações de gerenciamento de rede vem a ser importantes, como falta de vários tipos são experimentados.
Não foram feitas provisões para o uso de SNMP sobre a ISO COTS. Na ordem, ele emite um GetRequest, GetNextRequest. A estação de gerenciamento primeiro deve setar uma conexão de transporte ao agente. Uma vez estabelecida a conexão, a estação de gerenciamento pode enviar e receber respostas nesta conexão.