Bancos de Dados Relacionais
Por default, o NetView armazena os dados em arquivos internos. Contudo, ele pode ser configurado para trabalhar com banco de dados relacionais comerciais. Os gerenciadores de BD que o NetView trabalha são o seguinte:
- DB2/6000
- Informix
- Ingres
- Oracle
- Sybase
Abaixo será mostrado um exemplo de como o NetView pode trabalhar com um banco de dados comercial.
O NetView recebe os dados da estação de trabalho que está gerenciando. Os dados são armazenados no site do servidor de banco de dados, o qual é executado nas diferentes estações onde o NetView se encontra. Estes dados podem ser acessados e compartilhados por qualquer estação que tenha o run-time e a configuração correta do banco de dados.
Pode-se citar como vantagens da utilização do banco de dados:
- A utilização de SQL faz com que as pessoas não precisem conhecer a administração da rede para, por exemplo, emitir um relatório;
- Armazenar dados de forma incremental de forma a obter um registro histórico dos dados e poder analisá-los através do SQL;
- Fornece estrutura cliente/servidor;
- Fornece compartilhamento de dados;
- Gerar relatórios de forma mais fácil;
- Interface simples;
- Dados integrados;
Todos os dados atualizados pelo NetView são armazenados em arquivos internos. Para que estes dados sejam transferidos automaticamente para o banco de dados relacional, é necessário alterar a configuração dos daemons correspondentes. Entre as daemons que podem ser alteradas, pode-se citar:
- ovtopmd (armazena a topologia IP)
- trapd
- snmpCollect (armazena agentes MIB de gerenciamento)