Visão Crítica
Na revista Data Communications de setembro de 1994, foi realizada uma pesquisa em cima das três maiores plataformas de gerenciamento comercial existentes no mercado: OpenView (Hewlett-Packard Co.), NetView e Sunnet Manager (Sunsoft Inc.).
Os testes foram realizados em cima da arquitetura UNMA (Unified Network Management Architecture) desenvolvida pela AT&T (arquitetura mostrada abaixo). Após a pesquisa foi comprovado que as três plataformas não possuem os requisitos necessários para gerenciar uma rede de empresa, pois não atendem suas necessidades e não gerenciam redes do tipo SNA, X.25, OSI, ISDN ou DECnet sem a presença de gateways ou conversores.
Os aspectos estudados foram os seguintes:
- Suporte a Multiprotocolo
- Foram projetados para trabalhar com o protocolo nativo (SNMP) e não conseguem atingir bom desempenho quando utilizado outro tipo de protocolo, pois estes exigem gateways ou conversores.
- Visão de integridade da Rede
- Nenhuma das plataformas mostram uma visão integrada dos vários protocolos da rede, apenas visões separadas de cada protocolo
- Escalabilidade
- Nenhuma das plataformas é capaz de manipular com mais de mil estações finais, especialmente quando dispositivos SNA estão na topologia
- Alarme
- Como os protocolos são gerenciados de forma standalone, não existe forma de propagar o alarme através dos diferentes protocolos
- Gerenciamento Distribuído
- Não é permitido pelos fatores expostos acima
- Integração das aplicações:
- Nenhuma das plataformas suporta gerenciamento integrado para resolução de problemas, configuração, contabilidade, segurança, desempenho, etc.
- Determinação e Configuração de problemas
- Requere grande conhecimento de UNIX e MIBs
- Interoperabilidade
- As plataformas de gerenciamento não se comunicam entre elas
- Compatibilidade
- Um dos problemas mais graves é a utilização de elementos de rede ultrapassados. Neste caso, uma das únicas soluções viáveis é o upgrade.