Visão Crítica

Na revista Data Communications de setembro de 1994, foi realizada uma pesquisa em cima das três maiores plataformas de gerenciamento comercial existentes no mercado: OpenView (Hewlett-Packard Co.), NetView e Sunnet Manager (Sunsoft Inc.).

Os testes foram realizados em cima da arquitetura UNMA (Unified Network Management Architecture) desenvolvida pela AT&T (arquitetura mostrada abaixo). Após a pesquisa foi comprovado que as três plataformas não possuem os requisitos necessários para gerenciar uma rede de empresa, pois não atendem suas necessidades e não gerenciam redes do tipo SNA, X.25, OSI, ISDN ou DECnet sem a presença de gateways ou conversores.

Os aspectos estudados foram os seguintes:

Suporte a Multiprotocolo
Foram projetados para trabalhar com o protocolo nativo (SNMP) e não conseguem atingir bom desempenho quando utilizado outro tipo de protocolo, pois estes exigem gateways ou conversores.

Visão de integridade da Rede
Nenhuma das plataformas mostram uma visão integrada dos vários protocolos da rede, apenas visões separadas de cada protocolo

Escalabilidade
Nenhuma das plataformas é capaz de manipular com mais de mil estações finais, especialmente quando dispositivos SNA estão na topologia

Alarme
Como os protocolos são gerenciados de forma standalone, não existe forma de propagar o alarme através dos diferentes protocolos

Gerenciamento Distribuído
Não é permitido pelos fatores expostos acima

Integração das aplicações:
Nenhuma das plataformas suporta gerenciamento integrado para resolução de problemas, configuração, contabilidade, segurança, desempenho, etc.

Determinação e Configuração de problemas
Requere grande conhecimento de UNIX e MIBs

Interoperabilidade
As plataformas de gerenciamento não se comunicam entre elas

Compatibilidade
Um dos problemas mais graves é a utilização de elementos de rede ultrapassados. Neste caso, uma das únicas soluções viáveis é o upgrade.