AUTOMAÇÃO DE GERÊNCIA DE REDES DE COMPUTADORES

Uma rede de telecomunicações é um conjunto complexo de circuitos eletronicos e um meio de transmissão, que juntos provém canais sobre os quais tafegam mensagens de usuários e sinais de controle. Uma rede de telecomunicação provê acesso a diferentes tipos de circuitos e serviços que os usam. Com a crescente complexidade das redes e seus serviços, torna-se importante que ela seja gerenciada de forma eficiente e segura.

O problema de gerência de redes agrava-se quando estão envolvidos diversos fornecedores. O isolamento e teste dos problemas têm-se tornado muito difíceis devido a duas causas principais:

- diversidade dos níveis do pessoal envolvido: técnicos de manutenção, operadores, gerentes de sistema de informação e gerente de comunicação;
- diversidade de formas de controle e monitoração: existem muitas ferramentas para o controle de redes, contudo cada uma fornecida por um fornecedor diferente; descentralizando o controle do gerente e, por conseqüência, dificultando seu trabalho.

Existem varias soluções para estes problemas, e a mais adotada consiste em utilizar um computador que interage com os diversos componentes da rede para deles extrair as informações necessárias ao seu gerenciamento. Talvez mais que um simples agente de extração de informações, o computador também pode tornar-se um auxiliar do gerente de rede, resolvendo desde problemas comuns que surgem até problemas mais delicados. Esse processo de migração do gerente homem ao gerente máquina é denominado de Automação da Gerência de Redes.

Para atingir tal grau de desenvoltura, as máquinas não podem estar executando sistemas procedurais simples, mas complexos sistemas de Inteligência Artificial - denominados de Sistemas Especialistas Baseados em Conhecimento.

Para construir um sistema especialista voltado ao gerenciamento de redes de computadores, algumas perguntas básicas - como as que segue, devem ser respondidas:

- Qual o meu modelo de rede? Qual a minha arquitetura?
- Que informação é relevante monitorar?
- Como pode ser feita uma interface da melhor forma possível para interagir com o gerente humano?
- Como criar um sistema inteligente para diagnosticar falhas? O que seriam as falhas?
- Como adquirir experiência sobre a rede? Como armazenar a experiência adquirida?
- Como prever eventos futuros deacordo com a experência armazenada e com os eventos presentes?

A gerência de redes pode ser subdividida em dois grupos:
- monitoração da rede e
- controle da rede.

Na monitoração, dados informativos e estatísticos sobre os objetos gerenciáveis são coletados de alguma maneira e analisados. Se algum problema for detectado, entra-se na área do controle da rede.

Um Sistema Especialista Baseado em Conhecimento para Gerência de Redes monitora, em tempo-real, os dados coletados, avisando o gerente da rede sobre possíveis (ou futuras) falhas. Um ótimo sistema especialista para gerência automatisada deve ser capaz de tomar sozinho decisões para a recuperação das falhas.

Muitos dos conceitos trabalhados já existem, entretanto outros fazem parte da meta cujas pesquisas estão tentando alcançar. Contudo, ficam as dúvidas: Pode existir um controle descentralizado da rede? Pode uma rede gerenciar-se com a sua própria inteligência? Onde é o limite? Estas e outras questões ainda estão por ser respondidas. As pesquisas na área da automação de gerência de redes de computadores ainda são muito recentes e muitas inovações estão por surgir.


BIBLIOGRAFIA
-LIEBOWITZ, JAY. "EXPERT SYSTEM APPLICATIONS TO TELECOMUNICATIONS". Canada, John Wiley & Sons, Inc, 1988.
-BRISA. "GERENCIAMENTO DE REDES". São Paulo, Makron Books do Brasil Ltda, 1993.
-WESTCOTT, JIL & BURRUSS, JOHN & BEGG, VIVIENNE. "AUTOMATED NETWORK MANAGEMENT". Bolt Beranek and Newman Inc. Cambridge, Massachusetts 02238.
-DVORAK, DANIEL L. "EXPERT SYSTEM FOR MONITORING AND CONTROL". AI87-55. Department of Computer Sciences of the University of Texas as Austin, TX 78705.
Escrito por Roberto Bello de Oliveira; e-mail: bello@inf.ufrgs.br
Outros trabalhos do grupo...