Distribuição de Informação

Como parte da responsabilidade da determinação do problema, o NOC deve manter o cliente informado sobre condições excepcionais da rede. Uma vez que partes da rede estão fora de ordem, o NOC poderia procurar pela alternativa ótima para mensagens de "broadcast". É também necessário comunicar informações sobre alterações planejadas. Isto pode ser incorporado em mensagens periódicas. Algumas alternativas viáveis são:

  • Utilização de características oferecidas pela arquitetura da rede para cada instancia particular quando o hardware/software do mainframe estão com problemas;
  • Utilização de canal secundário quando o canal principal ligado ao cliente estiver com problemas;
  • Utilização de características especiais dos monitores de rede para "broadcast" automático de mensagens;
  • Utilização de equipamento de propósito especial para propósito de "broadcast". É muito difícil justificar o custo desta alternativa porque toda uma rede secundária envolvendo os seguintes ítens deveria ser instalada: distribuidor central de mensagens, modens, linhas e terminais;
  • Utilização de serviços de comunicação alternativos tais como: telefone, telex, correio eletrônico,etc.

    Os mais importantes critérios para se escolher a alternativa correta são os seguintes:

  • Recursos humanos necessários;
  • Treinamento técnico e expectativa a nível de cliente;
  • Disponibilidade de serviço;
  • Disponibilidade de ferramentas;
  • Segurança da alternativa em consideração;
  • Implementação e custos operacionais.