UMA HISTÓRIA DE ENCONTROS


O período de fundação da Associação de Universidades Grupo Montevidéu estendeu-se durante um ano, aproximadamente desde agosto de 1991, quando os Reitores das Universidades que o compõem, uniram-se através de uma Ata de Intenção Fundacional assinada em Montevidéu, até que, uma vez aprovados seus Estatutos, a instituição foi registrada no Registro de Pessoas Jurídicas de Direito Internacional uruguaias.

Entretanto, os órgãos principais da entidade, isto é, o Conselho de Reitores e a Secretaria Executiva, emprenderam um ciclo de atividades intensivas e regulares, de ritmo persistente, constante até o presente. Nesse período, a vida acadêmica encontrou os espaços propícios para ensaiar os primeiros contatos e intercâmbios em áreas como a matemática aplicada, a microeletrônica, o desenvolvimento rural, a educação para a integração, entre outros.

Esse processo inicial, acima de diferenças e disparidades, serviu para que as Universidades membros confirmassem, mais do que descobrissem, sinais de identidade comuns, analogias, definições e vocações compartilhadas; mas, sobretudo, uma problemática que se reeditava com as mesmas características nos países da região.

As Universidades que se integraram a este processo tinham a condição de serem públicas, autônomas e auto-governadas e estavam dispostas a por à disposição das demais seus recursos humanos e materiais.

De fato o Grupo Montevidéu (AUGM) é uma Universidade Virtual, com uma distribuição solidária do pessoal acadêmico de máxima qualificação, dos recursos materiais, das instalações, dos equipamentos, dos laboratórios, das bibliotecas; um espaço acadêmico comum ampliado, onde as barreiras se abatem e se multiplicam as possibilidades.

O Grupo Montevidéu demonstrou, com seu rápido desenvolvimento, que as condições para a integração regional estavam maduras. Na verdade, tem-se definido como um processo de integração em si mesmo, com independência inclusive dos resultados que puderam alcançar outros fenômenos simultâneos orientados ao mesmo fim.

Aproveitando esse impulso geral, o Grupo Montevidéu reivindica seu caráter de precursor no que se pode qualificar como produto mais original do MERCOSUL: a inteligência.