Alguns Analisadores de Rede disponíveis no mercado


Century LAN Analyzer, da Shomiti

Analisador de alta performance para redes Ethernet e Fast Ethernet, o Century é uma aplicação gráfica, que executa sobre o Windows 95, e fornece filtro em vários níveis, análise de dados, contadores definidos pelo usuário e geração de tráfego em múltiplos níveis. Prove decodificações dos sete níveis de TCP/IP, NetWare, AppleTalk e DECnet, entre outras.

Pode ser combinado com o módulo Century Media Module, oferecendo os princípios de design utilizados pelos equipamentos de altas velocidades em LANs comutadas para distribuir um mecanismo de transmissão, captura, filtro e análise de pacotes.

Fornece uma visão dos dados capturados de diversas perspectivas: visão do pacote, visão da estação, visão da subrede, visão da conversação da estação e visão da conversação na subrede. Possui um filtro de pacotes gráfico e poderoso, sendo possível escolher filtros de uma lista pré-definida ou criar os próprios filtros via formulários, tudo sem impacto para o desempenho do sistema quando combinado com o módulo Century Media Module.

Através do gerador de tráfego, é possível criar complexos quadros de dados ou transmitir tráfego capturado, de modo a testar redes e equipamentos. Envia tráfego em velocidades de até 100% da tecnologia Fast Ethernet, gerando pacote de oito a 15000 bytes de comprimento.


Expert Sniffer Network Analyzer, da Network General

Esta ferramenta monitora e conserta redes com multiplos protocolos. Monitora os segmentos da rede, aprende suas características e automaticamente descobre a origem dos problemas. Possui modelos para Ethernet, Token Ring, Fast Ethernet e FDDI. O analisador funciona de um microcomputador PC, com algumas placas. Permite que sejam escolhidos alarmes e sejam geradas estatísticas.

Possui sistema inteligente que permite gerência pro-ativa, que faz identificação automatica de sintomas problemas na rede, utilizando para isso limites estabelecidos para as variáveis. Armazena os sintomas, analisa as variáveis e fornece diagnóstivos e explicações de como chegou ao diagnóstico sobre os problemas, apresentando ainda possíveis causas. Em posse destes dados, o gerente pode tirar conclusões sobre o problema mais facilmente, podendo fazer novos testes para verificações.

Aliado ao Distributed Sniffer Systems, permite ainda que sejam espalhados pontos de análise em vários locais, gerenciados através de um único console.


Onsite, da Digilog

Ferramenta de manutenção e análise distribuída para redes locais, consiste de um probe RMON com múltiplas portas para redes Ethernet, Token Ring e FDDI e de um software de gerenciamento que executa em máuqinas Unix ou com plataformas de gerência de redes.

Suas capacidades incluem alarmes baseados em limiares, monitoramento gráfico da eficiência do segmento, análise dos protocolos, captura de dados e decodificação nos sete níveis.


Internet Advisor, da HP

Esta ferramenta oferece análise para Ethernet, Token Ring, FDDI, WAN síncrona, e agora, também a ATM. O Advisor é uma unidade no estilo laptop com encaixes intercambiáveis para interfaces de LAN em sua base, e um encaixe menor para interface WAN na lateral.

A interface com o usuário executa toda sobre o Windows 3.x, estando para ser lançada uma interface para o Windows 95. O Advisor possui uma janela de monitoração altamente configurável e capacidades de decodificação em tempo real, decodificando SVCs e autodetectando VCx durante operações de monitoração e captura.

O tráfego capturado colocado em buffer pela ferramenta pode facilmente ser salvo em arquivo, para retransmissão posterior. Da mesma forma, vários outros tipos de tráfego podem ser transmitidos, carregando-se arquivos pré-desenhados fornecidos pela HP.


RC-200-C, da RADCOM

O analisador RC-200-C possui duas interfaces, acionadas por um microcomputador PC externo, podendo ser conectado à porta paralela do microcomputador PC (notebook ou desktop) via cabo fornecido pelo fabricante.

A ferramenta oferece monitoração de linha, estatísticas configuráveis e extensiva decodificação de captura. Fornece muitas estatísticas do tráfego da camada física e contadores de erros, tendo a janela de captura atualizada em tempo real.

O equipamento pode também emular duas estações finais completas de Circuitos Virtuais Chaveados executando User Network Interface (UNI) 3.x, o padrão do ATM Forum para proporcionar capacidade de Circuitos Virtuais Chaveados entre uma estação final e um switch, de modo a testar a eficiência do switch. Os testes de Circuito Virtual Chaveado incluem eficiência no estabelecimento, destruição de chamadas, manuseio máximo de chamadas e teste de conformidade com UNI 3.x. Existe ainda um aplicativo adicional da RADCOM, chamado Expert System, que propicia um mapeamento de endereços entre os Circuitos Virtuais e LAN Emulation.