4.4 Controle de Dispositivos de Monitoramento Remoto

Devido a natureza complexa das funções disponíveis nesses dispositivos, elas freqüentemente necessitam ser configuradas pelo usuário. Muitos grupos funcionais desta MIB têm uma ou mais tabelas para a configuração dos parâmetros de controle, e uma ou mais tabelas de dados em que são colocados os resultados da operação. As tabelas de controle são tipicamente de natureza read/write, enquanto as tabelas de dados são tipicamente read/only. Devido ao fato de que os parâmetros na tabela de controle freqüentemente descrevem os dados resultantes na tabela de dados, muitos desses parâmetros podem ser modificados somente quando a entrada de controle não está ativa. Então, o método para modificar esses parâmetros é desativar a entrada, realizar as operações SNMP para modificá-la e então reativá-la. Apagar as entradas de controle resulta na deleção de qualquer dado associado à entrada, que também é um método conveniente para recuperar os recursos usados pelos dados associados.

Alguns objetos nessa MIB também providenciam um mecanismo para executar uma ação no dispositivo de monitoramento remoto. Esses objetos podem executar uma ação como o resultado de uma mudança no estado do objeto. Para esses objetos, nessa MIB, um pedido para setar o mesmo valor que o objeto atualmente contém não gera nenhuma ação.

Para facilitar o controle por vários gerentes, os recursos devem ser compartilhados entre eles. Esses recursos são tipicamente a memória e a CPU usadas pela função.

Próximo