Perdidos no Espaço Cibernético?

Ana Vilma Tijiboy


Endereço eletrônico para contato:
tijigirl@vortex.ufrgs.br

Clique na figura abaixo para nos dar sua contribuição.
[IMAGE]

Coloco a seguir algumas idéias e sentimentos que surgiram após interações no WWW, e principalmente após uma procura de documentos contendo as palavras "lost in cyberspace"no indexador altavista.

Constatei que o sentimento de se estar perdido no espaço cibernético é bastante comum aos novatos navegadores da rede. Devido à abrangência deste fenômeno, já existem pesquisas realizadas na tentativa de melhor entende-lo. Neste sentido, encontrei um documento relatando um estudo sobre os diferentes tipos de hipertexto e seus impactos nos usuários. Isto é, causando maior ou menor sentimento de estar perdido na navegação realizada. Este estudo constatou que, os hipertextos hierarquicos causaram menor sentimento de estar perdido, seguidos pelo tipo mixto e finalizando com os do tipo indice (maiores causadores deste sentimento).

A necessidade de visualizar o caminho percorrido durante uma sessão de trabalho é outro ponto importante a se colocar. Uma melhor visão da navegação realizada, diminuiria talvez o sentimento de se estar perdido. A possibilidade de gravar este caminho permitiria, por sua vez, que ao retomar o trabalho em outro momento, o usuário tivesse uma visão global do que já foi percorrido. Uma tentativa neste sentido pode ser vista no curso virtual de ensino de inglês Comenius. Encontrei também documentos que visam auxiliar em diferentes estágios da navegação. Um destes documentos , fornece dicas sobre como se ligar na Internet (equipamentos, serviços, etc)

As dificuldades quanto às linhas telefônicas, que atualmente vivenciamos no Brasil, e o grande número de horas gastas pulando de página em página são também relatadas por usuários em outros paises.


Observação: Devido a mudanças constantes e rápidas nos documentos na World Wide Web, alguns dos documentos aqui referidos poderão não mais estar disponíveis após algum tempo.


Last Updated: 5 agosto de 1996. Aqui tem figura de menino confuso.