Data: 08/09/97
Hora: 00:06

Nome : Liane
Endereco : liane3@penta.ufrgs.br
opiniao : Esta iniciada a discussão sobre as características dos ambientes de aprendizagem construtivistas. Leiam os dois artigos referenciados para início de reflexão e pesquisa. Comentem os artigos e busquem susbsídios adicionais para a discussão do tema/


Data: 10/09/97
Hora: 16:25

Nome : Julio
Endereco : julio@vortex.urgs.br
opiniao : As referencias que vou mencionar nao estao disponiveis via Internet, porem sao artigos muito interessantes que relacionam o ensino com a utilizacao de computadores todos sob uma otica Piagetiana, ou seja, atraves de uma abordagem construtivista. A Prof. Liane comprometeu-se a comprar um exemplar da revista que estou citando, para ficar arquivada na secretaria do curso. A revista é a PATIO, e o volume que falo eh o de Mai/JUL 97, ano 1. Se quiserem tenho o xerox dos artigos comigo, e tentarei colocar os principais pontos abordados pelos 4 autores (Lino de Macedo, Lea Fagundes, Jose Armando Valente e Fernando Becker) em minha homepage.


Data: 12/09/97
Hora: 00:03

Nome : Solange
Endereco : solverde@vortex.ufrgs.br
opiniao : Encontrei um site denominado Connected Geometry da National Science Foundation (1992), que considero importante para quem se dedica a area de exatas. A URL é: http://www.edc.org/LTT/ConnGeo/projdesc.html Suas propostas mostram ambientes construtivistas, mesmo nao declaradamente pelo desenvolvimento de modos matemáticos de pensamento, associados a situacoes dinamicas de aprendizagem onde o aluno e isto se depreende das colocacoes: 1. If we really want to empower our students for life after school, we need to prepare them to be able to use, understand, control, and modify a class of technology that doesn't yet exist. 2. The goal of this project is to make mathematics compelling and attractive to high school students by bringing a culture of mathematical exploration into the classroom, connecting students' experiences of various parts of mathematics with each other, and connecting mathematics to the rest of students' experiences. 3. "Students need to construct their own understanding of each mathematical concept, so that the primary role of teaching is not to lecture, explain, or otherwise attempt to "transfer" mathematical knowledge, but to create situations for students that will foster their making the necessary mental constructions. A critical aspect of the approach is a decomposition of each mathematical concept into developmental steps following a Piagetian theory of knowledge based on observation of, and interviews with, students as they attempt to learn a concept." Ainda: Considerando as contribuicoes de Vygotsky para o assunto construtivismo (mesmo que os piagetianos puros nao o aceitem!!!), considero importante visitar uma lista de links para sites, projetos e artigos sobre este autor, construtivismo e Internet, que estao na URL: http://forun.swarthmore.edu/mathed/vygotsky.html onde e possivel encontrar, inclusive, algumas consideracoes entre Piaget e Vygosty.


Data: 18/09/97
Hora: 10:29

Nome : Maria de Fátima Webber do Prado Lima
Endereco : mfwplima@ucs.tche.br
opiniao : Título: Foundations for a Constructivism Approach to College Developmental Reading Site: http://www.scholledu.swt.edu/Dev.ed/PLAN/Plan_txt Resumo: apresenta e explica três visões teóricas sobre o aprendizado: filosófica, psicológica e pedagógica. Aborda o construtivismo e suas abordagens mas também cita outras teorias, tais como empiricismo.


Data: 18/09/97
Hora: 10:34

Nome : Maria de Fátima Webber do Prado Lima
Endereco : mfwplima@ucs.tche.br
opiniao : Título: Technology in Developmental Education: Past, Present, Future Site: http://www.scholledu.swt.edu/Dev.ed/Technology/PasPresFuture.html Resumo: apresenta as teorias de aprendizado dentro das visões filosóficas, psicológicas, pedagógicas e tecnológicas. Aborda de forma intensa as abordagens construtivistas.


Data: 18/09/97
Hora: 10:41

Nome : Maria de Fátima Webber do Prado Lima
Endereco : mfwplima@ucs.tche.br
opiniao : SITE: http://sticky.usu.edu/~psycho101/cyb_develop.html ****** Site da área de psicologia que apresenta vários textos introdutórios. Entre eles pode-se destacar: construtivismo cognitivo, construtivismo social, discurso de Piaget e Vygotsky. Porém vale ressaltar que são textos introdutórios que apenas fornecem uma visão geral sobre os temas em questão.


Data: 18/09/97
Hora: 10:44

Nome : Maria de Fátima Webber do Prado Lima
Endereco : mfwplima
opiniao : SITE: http://www.ppbr.com/psicnet/casapsi/psiedu.html ********** Site da Editora Casa do Psicólogo que apresenta os livros que formam a coleção Psicologia e Educação. Entre os livros relacionados pode-se destacar: "Difusão das Idéias de Piaget no Brasil" de Mário Sérgio Vasconcelos (300p) e "Ensaios Construtivistas" de Lino Macedo (204p).


Data: 18/09/97
Hora: 15:09

Nome : Julio Nitzke
Endereco : julio@vortex.ufrgs.br
opiniao : Eu acho que nao eh este o local para fazer estes comentarios, mas ainda nao tenho nenhuma noticia de nossa lista de discussao. Fatima, nao consegui entrar no site que colocastes hje pela manha: http://www.ppbr.com/psicnet/casapsi/psiedu.html . Poderias checar. No outro que citastes, da Utah State University achei tambem uma parte interessante sobre memoria, que colocarei no mural da outra parte. Julio


Data: 18/09/97
Hora: 21:13

Nome : Loiva Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : http://www.bconnex.net/~tomworld/construct.htm O site se propõe a detalhar a teoria construtivista no contexto da Internet e da www, através da indicação de sites acadêmicos e práticos relacionados às diversas ciências. Indica bibliografia pertinente.


Data: 18/09/97
Hora: 21:17

Nome : Loiva Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : http://carbon.cudenver.edu/~mryder/itc_data/constructivism.html Oferece uma extensa e atualizada nominata de bibliografia sobre construtivismo, além de uma lista bastante ampla de URL relacionadas, em geral com visual pouco atraente mas com textos valiosos.


Data: 18/09/97
Hora: 21:25

Nome : Loiva Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : http://www.coe.uh.edu/insite/elec_pub/html1995/199.htm Sugere aspectos do construtivismo que podem ser incorporados a tutoriais, tais como: - ativar o conhecimento a priori do aluno; - mobilizar as estratégias do aluno para movimentar-se através do material; - dar ao aluno a possibilidade de escolha de exemplos e problemas; - colocar problemas do mundo real em domínios estruturados.


Data: 18/09/97
Hora: 22:40

Nome : Loiva Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : http://www.ilt.columbia.edu/ilt/papers/construct.html Algumas idéias contidas no site: 1. Crianças constroem ativamente seu conhecimento através de jogos e experimentações. 2. Jogos e experimentação são formas valiosas de aprender, pois são processos: -self-estruturados; -self-motivadores de aprendizagem; -self-governados (promovem a reflexão sobre as próprias idéias). 3. O jogo envolve a consideração de novas combinações de idéias e dos resultados hipotéticos de situações imaginadas. É uma forma de exploração mental, na qual a criança cria, reflete sobre sua criaçào e trabalha sua compreensão. 4. A experimentação, a manipulação e a testagem de hipóteses dão à criança um feedback à cerca da precisão de suas idéias sobre o mundo. 5. Crianças em ambiente de aprendizagem colaborativa e cooperativa tem substanciais avanços na aprendizagem, pois: -os colegas não exercem o papel de competidores, mas de fonte de recursos; - tem o progresso e os objetivos compartilhados; - tem o sentivmento de "time". 6. Novas ferramentas, por si só, não criam transformação educacional. O poder não está na ferramenta mas sim na comunidade que pode ser trazida junto e a visão coletiva que ela compartilha para redefinir a aprendizagem. É preciso não usar o computador apenas como um livro eletrônico.


Data: 18/09/97
Hora: 22:50

Nome : Loiva Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Comentário a cerca da contribuição da Solange: "A critical aspect of the approach is a decomposition of each mathematical concept into developmental steps following a Piagetian theory of knowledge based on observation of, and interviews with, students as they attempt to learn a concept." Solange: Não entendi bem o que o autor propõe (acho que é o meu Inglês, que é short!): que se apresente os developmental steps de um conceito à criança ou que, exposta a um novo conceito, a criança se utiliza de estratégias, as quais devem, então ser classificadas nesses steps. Acho que deve ser a segunda hipótese, senão há contradição com o método clínico de investigação piagetiana, não é? No mais, tudo bem? Um abraço.


Data: 18/09/97
Hora: 22:57

Nome : Loiva Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Oi, gente: Acho que não é aqui o lugar de colocar essa mensagem, mas não sei de outro melhor. E-mails, talvez? O que me angustia nesse trabalho é que só encontro "papo" sobre site construtivista e não encontro nenhum de fato. Vou dar uma olhada no que a Solange indicou. Se alguém tiver um para indicar, no qual a gente possa imergir e atuar construtivamente, avise por favor. Compartilho desse sentimento com mais alguém?


Data: 21/09/97
Hora: 20:44

Nome : Loiva Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Sobre http://www.edc.org/LTT/ConnGeo/projdesc.html, indicado pela Solange: Não sei se entendi bem mas, apesar de ser um site bastante interessante na qualificação das atividades que propõe, não percebi que elas estão disponíveis na Web (salvos um ou outro exemplo) e, portanto, não atende o que estamos procurando em Teleducação. É isso? No entanto, achei em http://www.edc.org/LTT, a partir daí, um dos primeiros textos que valorizei como importante para imprimir. Valeu a dica!


Data: 22/09/97
Hora: 15:59

Nome : julio nitzke
Endereco : julio@vortex.ufrgs.br
opiniao : No URL http://orion.ufrgs.br/faced/slomp/endere.htm#piaget, pertence a pagina de um professor da Educação, que referencia uma serie de sites sobre Piaget, principalmente, sobre sua teoria, tendo inclusive um trabalho realizado por algumas alunas do PPGIE sobre as teorias de equilibração.


Data: 24/09/97
Hora: 21:45

Nome : franca
Endereco : franca@vortex.ufrgs.br
opiniao : Oi Gente: uma das preocupacoes que tenho e ja' havia colocado pra' voces e' a respeito da avaliacao do aluno. Na revista que o Julio recomendou (Patio, n.2, Marta Durante, Conhecimentos Previos, tem um artigo que nos remete ao problema de avaliarmos os conhecimentos previos dos educandos... ou seja, temos que, de alguma maneira poder propor atividades para que sejam ativados estes conhecimentos previos... Algum de voces tem alguma ideia de como podemos fazer isto, a distancia? Franca.


Data: 28/09/97
Hora: 16:28

Nome : Evelise Anicet
Endereco : anicet@vortex.ufrgs.br
opiniao : Tenho observado os comentarios e indicacoes de voces. Eu estou tendo dificuldades de encontrar algum estudo sobre aprendizagem construtivista em ambiente digital, em Artes. Encontrei um site interessante da Penn State University que oferece aulas de "studio art"( que sao aulas praticas de atelier) a distancia. Todas informacoes sao dadas soh que nao evidenciam a as bases teoricas abordadas como metedologia aplicada ao ensino: http://www.cde.psu.edu/DE/IL/Art 001.html No Brasil, temos a professora Rejane Spitz, do Departamento de Arte e Design da PUC do Rio, cuja pesquisa eh sobre implantacao do uso de computadores em arte, tambem nao se preocupa com a metedologia. Tenho encontrado um " corpo de conhecimentos validados pela pesquisa empirica" como coloca Nicia M. Bessa, em Computadores na Educacao, problemas do design instrucional. Texto dado pela Profa. Liane no comeco do ano, publicado em " Tecnologia Educacional, v.22(122), Jan/Fev 1995, p,24-27.


Data: 08/10/97
Hora: 00:34

Nome : Solange Capaverde Santos
Endereco : solverde@news.smnet.com.br
opiniao : La Clase Magica - é uma atividade extra-classe, mediada pelo computador, realizada em San Diego, onde, três vezes por semana, cerca de 20 crianças de 6 a 12 anos junto com seus pais e estudantes universitários se reunem para jogar "computer games". As crianças trabalham através de 20 salas-labiritntos de cerca de 70 jogos computacionais e interagem com uma figura eletrônica conhecida como "El Mago" [The Wizard], via telemática. O programa envolve uma ação colaborativa entre a comunidade residente em Eden Gardens e um grupo de pesquisadores, coordenador por Olga Vásquez da University of California, San Diego. Este grupo de pesquisadores estabeleceu uma parceria com a Universidade da Califórnia que oferece para estudantes universitários a oportunidade de trabalhar com crianças de uma forma colaborativa como "Amigos" [Friends], enquando recebem os créditos do curso universitário. A Clase Mágica representa uma manifestação bilíngüe/bicultural de "Fifth Dimension" sob a orientação de pesquisadores do "Laboratory of Comparative Human Cognition (LCHC) da universidade acima citada. É um ambiente com as características que estamos procurando, está em fase de pesquisa. A URL é: http://communication.ucad.edu/LCHC/LCM/lcm.html


Data: 08/10/97
Hora: 00:51

Nome : Solange Capaverde Santos
Endereco : solverde@news.smnet.com.br
opiniao : Encontrei o paper "The Little Houses on the Cyber Prairie" -- um "Learning in collaborative virtual environments", que trata da "The Cyber Prairie". É uma aplicação em VR, ainda em estágio de pesquisa para um ambiente escolar colaborativo virtual. Idealizado para promover interações colaborativas, as experiências neste ambiente permitem várias formas de facilitar interações e estimulam ações colaborativas. Os pesquisadores envolvidos no projeto mostram-se analíticos, quando participam do ambiente, quanto as possibilidades e performance no ambiente, enquanto jovens e crianças participantes, mostram-se mais espontâneas e explorativas nas atividades deste ambiente virtual. Foram organizados grupos teste para a pesquisa e nos testes foram observados dois tipos de aprendizagem: primeiro - eles aprendem como se mover e se orientar no ambiente, por si mesmos; depois - aprendem como colaborar em uma tarefa específica no ambiente virtual. Os resultados têm sido satisfatórios, segundo a equipe de pesquisadores. São usados "avatares"para representar os participantes. A interface do ambiente possibilita aos participantes mover seus avatares e o seu campo visual com seis graus de liberdade espacial. Este paper revela experiências e descobertas dos usuários do teste, e que conduziu os pesquisadores a considerar como meio promissor para educação à distância e para trabalhos remotos. Referência: ESPRIT EMMSEC 97 CONFERENCE 1997 -- The Little Houses on the Cyber Prairie. Autores: OLA ODEGARD e KARL ANDERS OYGARD. O mesmo autor (ODEGARD, O.) tem outro paper muito interessante "Social Interation in Televirtuality" que foi apresentado no Virtual Reality World`96 (Stuttgart, fev. 96), que pode ser encontrado no site - http://televr.fon.telenor.no/papers.html


Data: 08/10/97
Hora: 00:57

Nome : Solange Capaverde Santos
Endereco : solverde@vortex.ufrgs.br
opiniao : Várias são as leituras sobre ambientes construtivistas virtuais. Tenho procurado muito na Internet, porém ambientes onde estão sendo realizadas atividades deste tipo são poucos. Tenho procurado me restringir a esta última situação. Além das outras contribuições que já coloquei no mural, é interessante visitar o Centro Educacional Jean Piaget - Novas Tecnologias aplicadas à Educação do Núcleo de Pesquisas da "Escola do Futuro"da USP (http://www.jpiaget.com.br/novastec.htm) , onde estão em desenvolvimento projetos a serem aplicados desde a pré-escola até à universidade, dentro de uma linha construtivista virtual. Também o LEC da UFRGS tem trabalhos nesta área.


Data: 08/10/97
Hora: 01:04

Nome : Solange Capaverde Santos
Endereco : solverde@vortex.ufrgs.br
opiniao : O endereço http://www.aas.pt/smental/sm_crn03.html - refere-se a um site sobre o tema: Sociedade, stress e genes - Do revolucionismo ao construtivismo, uma nova escolástica? - Não é a leitura em si que me chamou a atenção, pois é uma transcrição de um debate no âmbito de Pt-Net, mas sim a possibilidade de um ambiente construtivista via rede. São mais de cem pessoas (no caso) de vários locais do planeta que se comunicam e constroem documentos conjuntos. Repito não é o assunto tratado que me interessou, mas a forma como se processa a discussão com colaborações que enriquecem o aprendizado de todos! É de se considerar a possibilidade. Desconheço qual o software usado, além do e-mail.


Data: 08/10/97
Hora: 01:08

Nome : Solange Capaverde Santos
Endereco : solverde@news.smnet.com.br
opiniao : Pesquisando ambientes colaborativos telemáticos, sobre software disponíveis, elaborei um artigo que foi aceito em encontros científicos e está disponível em minha hp, sob o título - Ambientes e Software de Apoio à Telemática - URL - http://penta.ufrgs.br/~solange/temas.html


Data: 13/10/97
Hora: 14:38

Nome : Loiva de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Talvez um bom endereço seja http://www.coe.uh.edu/~srmehall/theory/ theory.html,fornecido pela nossa "veterana" Maria Alice Gravina. Lá encontram-se alguns quesitos que caracterizam ambientes construtivistas e behaviouristas e estão listados alguns deles para visitação e avaliação. Entrei no MathMagic, onde há desafios que devem ser resolvidos e cujas soluções são recebidas. As escolas se inscrevem e participam. A apresentação é pobre, o que não convida muito à permanência no ambiente, mas os problemas podem ser interessantes. Há endereços relativos a outras áreas de conhecimento, que podem ser avaliados.


Data: 19/10/97
Hora: 16:42

Nome : Jairo Ferreira
Endereco : jaiferre@vortex.ufrgs.br
opiniao : O retorno: Estive (e estou)ocupadíssimo com o desenvolvimento dos trabalhos do curso. Refiz o projeto para disciplina da Liane. Esta em minha página (http://penta.ufrgs.br/~jairo/2projeto.htm) Neste projeto, no item referências teóricas, procuro estabelecer uma discussão na perspectiva piagetiana sobre o ato de criar/inventar o hipertexto por parte dos professores. Acredito que seja interessante, considerando especialmente o último e-mail que enviei, onde um dos problemas é o perfil singular do professor e o caráter homogeneizador que pode se impor pela utilização do hipertexto. Façam bom proveito. o


Data: 19/10/97
Hora: 16:47

Nome : Jairo Ferreira
Endereco : jaiferre@vortex.ufrgs.br
opiniao : Revisão do texto anterior. Acredito que seja interessante, considerando especialmente o último e-mail que enviei, no qual informo que um dos problemas emergentes com a informática na educação é o perfil singular do professor versus o caráter homogeneizador que pode se impor pela utilização do hipertexto. Façam bom proveito. o


Data: 01/11/97
Hora: 12:52

Nome : Loiva Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Atendendo a tarefa de visitar e comentar http://www.ed.uiuc.edu/tlp/ courses.html, entrei em http://explorer.scrtec.org/explorer/desc/ 820889887-81ED7DAC.html (indico o caminho, para evitar possível erro em algum dígito no endereço anterior: Methods in Math Education for the Middle School, page of Internet resources,Math Education Resources, the Explorer, Math Fair). A proposta segue a linha de "projetos", onde o estudante escolhe o tema de investigação, define a questão, a hipó- tese de solução, os procedimentos, as estratégias e os materiais a se- rem utilizdos; coleta os dados, observa os resultados e emite a conclu- são, validando ou não a hipótese de solução inicial. A avaliação da tarefa é feita via o cumprimento ou não dos passos da investigação, a apresentação verbal (clareza, organização lógica), o domínio e relevân- cia do problema estudado. Achei interessante a sistemática, pois além de ser fonte de aprendizado de conteúdo, parece desenvolver a formação da atitude investigativa, o que a escola tradicional não consegue mobi- lizar.E, importante: é uma pesquisa controlada, no sentido de indicar os itens a serem atendidos e com ficha de avaliação participativa, onde todos os que participaram dos diferentes projetos emitem sua apreciação. E tudo isso aplicado ao ensino fundamental! Por que sinalizo isso? Tenho participado do Projeto Pró-Ciências da FAPERGS, de aperfeiçoamento de professores do ensino MÉDIO que segue,aproximadamente esta sistemá- tica: ETAPA 1-Módulos de conteúdos e alternativas metodológicas para o ensino-aprendizagem desses conteúdos;ETAPA 2-Elaboração de projeto de prática escolar, referente aos conteúdos estudados; ETAPA 3-Prática na escola; ETAPA 4-Apresentação e Avaliação.Nesse último momento, os colegas experenciam o projeto desenvolvido e emitem avaliação em cima dos parâmetros pré-estabelecidos; tenho percebido que os professores tem enorme dificuldade de avaliação crítica e argumentativa dos proje- tos dos colegas. Acredito que essa habilidade deva ser muito bem traba- lhada na escola, diante de um mundo tão cheio de informações a que ho- je se tem acesso.


Data: 01/11/97
Hora: 13:16

Nome : Loiva Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao :


Data: 01/11/97
Hora: 13:32

Nome : Loiva Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Seguindo a tarefa, entrei em http://www.ed.uiuc.edu.br/courses/satex/ sp96/SATEX-96/projects e lá, em Fantasy Hoops: Math and the NBA. O pro- jeto consiste da montagem de um time-fantasia, com cinco atletas, cada um de um time (real) e nenhum do Chicago Bulls. Durante cinco jogos consecutivos, os estudantes acompanham o desempenho desses atletas, através de noticiários esportivos e da Internet. De posse dos dados coletados e solcializados na turma através de e-mails, fazem cálculos aritméticos e de percentagens,médias, mediana e moda, comparando a performance do time-fantasia com o Bulls; expressam os resultados em gráficos. O objetivo do projeto é aproximar a Estatística dos estudan- tes. Achei interessante o processo, mas temo que a maioria dos profes- sores reclamaria: "isso leva muito tempo e tenho que vencer os conteú- dos". Para iniciativas desse tipo, o que é mais decisivo, como todos sabemos, é a decisão política de apoio de toda a comunidade escolar envolvida.


Data: 04/11/97
Hora: 08:06

Nome : Franca
Endereco : franca@vortex.ufrgs.br
opiniao : Loiva: Teus comentarios sobre o tempo para vencer o conteudo estao corretos. Tenho notado que nos ambientes de aprendizagem construtivistas sao, via de regra muito longos. Acho que o preco a pagar, mas tenho a impressao que vale a pena! Franca


Data: 04/11/97
Hora: 09:27

Nome : Julio
Endereco : julio@vortex.ufrgs.br
opiniao : Fui navegar um pouco no site do CC Jean Piaget, indicado pela Solange. Como de habito, fiquei bastante decepcionado, pois mesmo no site deste centro, que leva o nome do criador do constutuivismo, nao consegui identificar nada, pelo menos por onde andei, que me mostrasse claramente que eles empregam a teoria construtivista. Pelo que pude observar eles fazem um uso macico da informatica, mas a meu ver, isto nao indica que eu estaja utilizando o construtivismo como base teorica. Gostaria de opinioes dos outros colegas.


Data: 09/04/105
Hora: 16:55

Nome : Evely
Endereco : professoraevely@bol.com.br
opiniao : Como professora formada há mais de 25 anos, venho colocar a disposição do corpo discente dessa instituição de ensino, meus serviços profissionais como revisora de textos e consultora em Língua Portuguesa. Ofereço serviços de revisão textual completos: aspectos gramaticais, redacionais, normalização textual e formatação, de acordo às normas da ABNT ou da própria universidade. Assessoria a trabalhos acadêmicos, de conclusão de curso ou pós-graduação(pesquisas, revisão, digitação). Tudo isso aliado a um trabalho de alto nível, profissional e de competência. Profa. Evely e-mail: professoraevely@bol.com.br


Data: 16/07/109
Hora: 22:04

Nome : Marion Pozzi
Endereco : mdpozzi@Terra.com.br
opiniao : O núcleo DESTEC, do Departamento de Design e Expressão Gráfica/ UFRGS oferece uma bolsa SEAD, para estudante de graduação na UFRGS. Requisitos: Conhecimento operacional do Ambiente MOODLE. Interessados entrar em contato com Profa. Marion Pozzi pelo e-mail: mdpozzi@terra.com.br