página inicial
apresentação software sites artigos bibliografia atividades projetos dos alunos manifestações chat




Nesta página estão disponíveis diversas atividades de matemática que fazem uso de um ambiente informatizado para sua resolução.
Todos os software utilizados nas atividades abaixo estão disponíveis na página Software.
Se você tiver alguma sugestão de atividade que faça uso de novas tecnologias e quiser disponibilizar nesta página, basta enviá-la a nós. Seria interessante que as atividades fossem enviadas em formato HTML, para isto veja como criar um documento em HTML com auxílio do Netscape Composer.

Curso de Geometria para o 1o. grau
Marcia R.Notare - bolsista de iniciação científica, orientação da prof. Maria Alice Gravina, 1998.
Propõe diversas atividades de geometria que estão classificadas em séries e onde se utiliza o Cabri e Sketchpad.

Como construir figuras congruentes?
Marina Menna Barreto - bolsista de iniciação científica, orientação da prof. Maria Alice Gravina, 1998.
Sugestão de atividades explorando o conceito de congruência a partir de instrumentos (translator, reversor e rotor) construídos no Cabri. Os arquivos dos instrumentos estão disponíveis na página.

Como construir figuras semelhantes?
Marina Menna Barreto - bolsista de iniciação científica, orientação da prof. Maria Alice Gravina, 1998.
Sugestão de atividades explorando o conceito de semelhança a partir de manipulações de um pantógrafo construído no Cabri. O arquivo do pantógrafo está disponível na página.

Aprendendo congruências de triângulos com o LOGO
Marina Menna Barreto - bolsista de iniciação científica, orientação da prof. Maria Alice Gravina, 1998.
Atividades em que o aluno "desenha" triângulos fornecendo ao computador apenas três elementos do triângulo de acordo com o tipo de congruência. O aluno é convidado também a calcular os elementos restantes e conferir no próprio LOGO suas respostas. Este trabalho foi desenvolvido sob a orientação da profa. Loiva Zeni, como parte das atividades de disciplina do curso de Licenciatura em Matemática-UFRGS.

Explorando o conceito de Função com a Torre de Hanoi...
Marina Menna Barreto - bolsista de iniciação científica, orientação da prof. Maria Alice Gravina, 1998.
Depois de jogar com a Torre de Hanoi o aluno tem a oportunidade de explorar os conceitos de função e de indução matemática.

Aprendendo a ler gráficos brincando com o Vrum-Vrum
Marina Menna Barreto - bolsista de iniciação científica, orientação da prof. Maria Alice Gravina, 1998.
A partir da simulação de movimentos retilíneos é explorada a leitura de gráficos que registram deslocamento no decorrer do tempo. Perguntas que levam ao entendimento da representação gráfica são propostas ao longo das atividades propostas.

Exercícios de Exploração em Geometria Dinâmica
Marcia R.Notare - bolsista de iniciação científica, orientação da prof. Maria Alice Gravina, 1999.
Propõe problemas para serem explorados com o apoio de software em geometria dinâmica, Cabri-Geometry ou Sketchpad. Apresenta sugestões de soluções e tem disponível página com configurações geométricas animadas (java) que ilustram os problemas propostos.

Perímetro e Área de Retângulos
Marcia R. Notare - bolsista de iniciação científica, orientação da prof. Maria Alice Gravina, 1999.
Com o apoio do Cabri-Geometry é feita a construção de família de retângulos de mesmo perímetro e discute-se a variação da área destes retângulos; também é construída família de retângulos de mesma área e discute-se a questão do perímetro. Gráficos acompanham o trabalho. O objetivo é mostrar que não existe relação funcional entre valor de área e de perímetro de retângulos, questão que muitas das vezes os alunos tem dificuldade em entender.

Tangram e o Cabry-Geometry
Cristiane Edna Camboim, Cristiano da Silva Quadros e Luciane Rittes Ribeiro - atividade desenvolvida na disciplina Geometria I, 1998/2, sob a orientação da prof. Maria Alice Gravina.
Propõe questões que podem ser levantadas a partir da manipulação das peças do Tangram. Oferece arquivo de construção do tangram no Cabri.

Geometria e Álgebra
Jane C. Souza, Márcia F. de Rodrigues, Renata Lindermann, Jorge B. Melo, Márcio A. Rodrigues, Renato G. Hansen, Aurélia L. Ventura Maria C. Pereira e Maria S. Gubert - alunos da disciplina Computador II, 1998/1, sob a orientação da prof. Maria Alice Gravina.
São desenvolvidas três atividades que relacionam álgebra e funções e geometria. As atividades foram propostas para serem desenvolvidas no Cabri.