Semana 3 Memória a curto prazo e o Modelo de Atkinson &
Shiffrin
A estrutura básica e processos do modelo de memória
de Atkinson & Shiffrin(1968)
Componentes do modelo
-
Três Buffers de Memória
-
Processos de controle que movem informação de buffer para
buffer.
Centro de Informação sensorial
-
Capacidade basicamente ilimitada
-
Duração @300 ms
-
Esquecendo--Declínio
-
Código: Características sensoriais de baixo nível
Memória de curto prazo (Memória deTrabalho)
-
Capacidade limitada: 7 mais ou menos 2
-
Duração @ 10 segundos se não reestimulada
-
Esquecendo--Interferência
-
Código: Principalmente verbal/acústica
Termo Memória longa
-
Capacidade ilimitada
-
Duração: Para sempre (?)
-
Esquecendo: Fracasso de recuperação
-
Código: Principalmente semântico
Processos de controle movem informação de um buffer para
o próximo
-
Atenção
-
Ensaio de manutenção
-
Ensaio elaborativo
O Centro de Informação Sensorial
A capacidade do SIS
-
Sperling (1960) mostrou muito brevemente a pessoas uma matriz de letras
(50msec)
B K T U
Q X N C
F Z W L
-
Foi pedido aos voluntários que informassem todas as cartas que pudersem
lembrar depois desta apresentação. A média foi de
4.5 cartas
-
Por que? Duas possibilidades:
-
CIS tem um limite de capacidade de 4.5 ítens
-
Informação no CIS se deteriora rapidamente e assim todas
as letras não podem ser informadas.
-
A Técnica de Relatório Parcial de Sperling
-
Nomeie para cada fila de letras um tom diferente
-
Quando o tom soa Ss têm que informar apenas aquela fila
-
Varie o quão depressa depois da exibição o tom silencia
-
Multiplique pelo número de filas para obter a capacidade do CIS
-
Os resultados indicam que quase todas as letras estão imediatamente
disponíveis mas que o número de letras disponíveis
diminui rapidamente.
Capacidade de Memória de curto prazo
George Miller e o Número 7 Mágico
-
Tarefa de extensão de dígitos: Número de dígitos
que podem ser recordados na ordem correta. (O adulto normal pode recordar
de 5 a 9)
-
Tarefa de Juízo absoluta: Apresenta incentivos sensórios
que variam em intensidade & provê a cada nível de intensidade
um rótulo. São apresentados às cobaias alguns estímulos
fortuitamente e se pede para rotulá-los. Ao 7º estímulos
a maioria dos voluntários acha esta tarefa bastante difícil.
Chunking: Agrupando estímulos para fazê-los mais fáceis
de lembrar.
FB-ITW-AC-IAIB-M
-
De Groot (1964): Memória de jogadores de xadrez
-
É mostrado ao jogador principiante a ao perito um tabuleiro de xadrez
do meio de um jogo durante 5 segundos.
-
É pedido então para que reproduzam o tabuleiro que
memorizaram.
-
Na primeira tentativa o perito acerta 90%; o Noviço acerta 40%
-
Porém, se as peças são colocadas fortuitamente no
tabuleiro peritos e principiantes se igualam
-
Chase & Simon (1973)
-
Medida a latência para colocar pedaços no tabuleiro
-
Pausas de mais de 2 segundos contam como um limite de amostra.
-
Jogadores obtiveram a média de 5.3 e 7.7 amostras
-
Conclusão: Peritos não têm memória maior que
os noviços, eles têm amostras maiores.
Esquecimento em Memória de Curto Prazo
Peterson & Peterson (1959): A taxa de esquecimento
-
Voluntários ouvem três letras (i.e. " C H J ")
-
Voluntários ouvem um número fortuito (i.e. 506 ")
-
Voluntário conta regresivamente a partir do número até
ver uma luz.
-
Ao ver a luz os voluntários tentam repetir as letras
O Código em Memória de Curto Prazo
Conrad (1964)
-
Erros de voluntários não são fortuitos.
-
Quando voluntários esquecem itens em tarefas da memória
de curto prazo eles tendem a cometer erros que estão acusticamente
relacionados com o ítem correto:
Ex: Se o ítem a ser lembrado era E, é mais provável
que a pessoa informe G do que F.
-
Esta descoberta levos os novos pesquisdores a concluir que a MCP opera
com um código verbal/acústico.
-
Embora códigos acústicos devam predominar, outros tipos de
informação (visual, semântico) também podem
ser armazenados e manipulados na MCP.
Erros em números de placa
Modelo de Memória de Trabalho(Baddeley)
-
Laço articulatório
-
Sketchpad visual/espacial
-
Processador executivo
Memória de Longo Termo
Efeito de Posição consecutiva
-
Efeito de primazia
-
Recency Effect
-
Rundus (1971)
-
Postman (1965)
Detector de Falsa Amnésia
-
Fingmento de Amnésia Orgânica --Por que alguém pretenderia
ter amnésia?
-
Evitar responsabilidade
-
Impedir dinheiro vivo extra em casos de delito
-
Use tarefas muito simples que mesmo pessoas com amnésia deveriam
ser boas
-
Entrevistas autobiográficas
-
Comparando tarefas equivalentes : Dê duas tarefas com igual dificuldade.
Fale para pessoa que a segunda tarefa vai ser muito mais difícil.
-
Prova de Validez de sintoma
-
Marcando pior que chance
-
Padrão em subtests
-
Posição consecutiva
-
Memória implícita