O uso de imagens e animação WWW

Mary Alice White, uma pesquisadora da Universidade de Columbia constatou que os jovens aprendem mais da metade do que sabem a partir de informação visual.

Numa sociedade onde interesses poderosos empregam dados visuais para persuadir (o que Alvin Toffler chamou de "info-tatics") os educadores devem ser capazes de empregar nos ambientes de ensino-aprendizagem que constroem imagens e multimídia.

Em sua teoria das múltiplas inteligências , Howard Gardner propõe que as pessoas sejam consideradas como podendo ter diferentes tipos de inteligência desenvolvidas em maior ou menor grau. Ele identificou inicialmente sete:
verbal/linguística visual/espacial musical
lógica/matemática corporal/cinestésica
interpessoal intrapessoal

Gardner argumenta que o ensino mais efetivo deve incorporar todas as sete formas de inteligência. Isto pode parecer complicado a princípio mas leia o que está em Multiple Intelligences Lesson Ideas.

Consulte também o material em Seven Styles of Learning

Discuta em grupo formas de incorporar elementos de cada uma destas formas de aprendizagem em uma aula que você já tenha ministrado ou que gostaria de ministrar.
Elabore um resumo desta discussão e coloque em uma página linkada a partir de sua home-page.
Ilustre os conceitos ali apresentados usando GIF89 tal como aprenderá nesta aula.

Considerando que a geração atual quase não lê, percebe-se a importância de usar na comunicação elementos de imagem, animação e som.

Imagens são excelentes para passar emoções e isto é especialmente importante na teleducação, onde não haverá a relação face-a-face com a frequência com que ocorre no ensino presencial. Portanto, é necessário dominar ao menos algumas habilidades básicas para criar imagens e animação para agregá-las ao ambiente de ensino-aprendizagem adequado para teleducação.

Inicialmente será apresentada a maneira de trabalhar imagens para criar animação usando GIF89. Posteriormente serão apresentadas outras formas de tratamento de imagem para gerar outras modalidades de material com animação.

Tutoriais:



Copyright & Liane Tarouco liane@penta.ufrgs.br
Data: 28 de abril de 1997