Considerações sobre a inserção de recursos de multimídia no WWW
Um dos grandes atrativos do WWW é a sua capacidade de prover recursos de multimídia. Assim pode-se criar documentos com figuras, sons e até mesmo animações que auxiliem no compreendimento do mesmo. Podemos ter, por exemplo, um documento de ensino de língua estrangeira que utilize o recurso de áudio para demonstrar aos alunos a pronúncia correta das palavras, ou recurso de imagem para introdução de novos vocabulários.
No entanto, para utilizarmos estes recursos devemos levar em consideração quatro fatores principais:
Os recursos de multimídia geram um enorme volume de dados na rede, e esse é um fator a ser bem analisado, pois de nada adianta preparar um documento repleto destes recursos se a maioria dos usuários que o acessam não tem tempo ou disposição para esperar que os arquivos de multimídia sejam carregados.
No PC, a configuração mínima recomendada é uma memória RAM de no mínimo 8Mb e processador 486. É necessário também a instalação de uma placa de som.
Já no caso dos Macintosh e estações SUN, os equipamentos geralmente provêm uma configuração suficiente para o suporte aos recursos multimídia. O modelo básico atual da plataforma Macintosh já vem com 8Mb de memória RAM, CD ROM, capacidade de reproduzir sons (sem precisar de placa de som adicional) e disco de 250 Mb.
Os browsers não são capazes de executar diretamente grande parte dos arquivos de recursos multimídia. Quando o browser encontra um formato de arquivo que ele não pode apresentar diretamente, ele geralmente segue uma das seguintes soluções:
- envia o arquivo para uma aplicação externa já definida, que possa apresentar o arquivo ,
- permite que o arquivo seja salvo em disco,
- permite que o usuário associe o arquivo com uma aplicação,
- permite que o usuário cancele a transferência do arquivo.
Portanto para que o browser possa carregar outros tipos de arquivo, será necessária a instalação de aplicações externas, conhecidas como external viewers, que são capazes de apresentar estes arquivos
Os external viewers variam de acordo com a plataforma. A seguir será apresentado alguns external viewers para as seguintes plataformas:
Para que o browser saiba qual aplicativo deve chamar para executar um determinado formato de arquivo é necessário que, ao instalar um external viewer, defina-se o MIME(Multiple Internet Mail Extension) type dos arquivos que poderão ser carregados e os formatos suportados, relacionando-os com a nova aplicação.
O MIME type define o tipo do arquivo, ou seja, se é um arquivo de texto, áudio, imagem, vídeo, aplicação, etc. Cada tipo de arquivo tem o seu MIME type específico.
O MIME type é constituído de duas partes, o tipo principal do arquivo e o subtipo, e são representados escrevendo-se o tipo e subtipo separados por uma barra "/". Por exemplo:
- text/html
- image/gif
- video/mpeg
- video/quicktime
Nos links abaixo serão apresentados como setar o MIME types nas plataformas: