Data em que foi respondido: 21/08/00 - 18:44:10
Computador utilizado: (143.54.41.14)
Nome: cristina martins
Endereco: cristinamartins@smed.prefpoa.com.br
Opiniao: No livro texto, o aprendiz é passivo e na Unidade de apoio a EAD, o aprendiz está ativamente envolvido, criando e cons- truíndo novo conhecimento.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 18:44:46
Computador utilizado: spider-we052.proxy.aol.com (205.188.195.42)
Nome: Eloa Terezinha da Silva Gomes
Endereco: eciojenywak@aol.com
Opiniao: Aprendiz esta ativamente envolvido. Pois entendo que somente quando nos envolvemos na nossa aprendizagem conseguimos contruir o conhecimento e assim, estaremos buscando o dialogo, utilizando novos conhecimentos e realimentando aqueles ja adquiridos, etc... conforme proporciona a nova linha de aprendizagem com utilizacao da tecnologia da informatica.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 18:47:27
Computador utilizado: (143.54.41.28)
Nome: Leticia Caporlíngua Giesta
Endereco: legiesta@uol.com.br
Opiniao:

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 18:52:22
Computador utilizado: (143.54.41.213)
Nome: Andrea B. Pacheco
Endereco:
Opiniao: R: unidade de apoio a EAD; Justifica-se pelo fato do educando interagir ativamente com o que deseja construir, facilitando assim sua aprendizagem.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 18:54:14
Computador utilizado: (143.54.41.20)
Nome: Vilma Braga
Endereco: vilminhabraga@zipmail.com.br
Opiniao: Na minha opinião a maior diferença está na leitura e o diálogo, pois na leitura interfere a interpretação, a dinâmica dada, etc..., enquanto no diálogo a resposta é imediata.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 18:54:23
Computador utilizado: (143.54.41.19)
Nome: Hiroxima Blasina
Endereco: hiroxima@conex.com.br
Opiniao: Na minha opinião as diferenças que apresentam maior impacto em relação à eficácia são: -comunicação bi-direcional e, portanto, a dialogicidade. -amistável e encorajador; -a realimentação provida em função do progresso do estudante; -aplicação de novos conhecimentos e habildades. Acredito que o diálogo,as atitudes positivas frente ao conhecimento do aprendiz e a interatividade com os novos conhecimentos são fundamentais paraa o melhor aproveitamento deste sujeito.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 18:57:11
Computador utilizado: (143.54.41.28)
Nome: Leticia Caporlíngua Giesta
Endereco: legiesta@uol.com.br
Opiniao: Na minha opinião a diferença de maior impacto é o diálogo. Através da interatividade, de uma função ativa do aluno, o resultado será provavelmente um aumento da motivação, uma vontade de aprender e descobrir novas coisas, além de o aluno sentir-se capaz de entender e interagir com novas tecnologias.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 18:58:39
Computador utilizado: (143.54.41.213)
Nome: Ina Sanzi Souza
Endereco: sanzina@uol.com.br
Opiniao: Acredito em aprendizagem com participaçao e interaçao, levan- do o aluno a construir o seu conhecimento . O professor deve assessora-lo e estimulá-lo para que isto aconteça. Portanto , a unidade de apoio a EAD e um recurso que,hoje, pode fazer com que uma atividade se torne mais dinamica e a aprendizagem mais interessante.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 18:59:20
Computador utilizado: (143.54.41.26)
Nome: Patricia Lara
Endereco: polpatylara@hotmail.com
Opiniao: Penso que com a aprendizagem ativa existindo interação e meios para o aluno manisfestar suas opiniões ele aprende também a defendê-las.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:00:22
Computador utilizado: (143.54.41.211)
Nome: Claudia Maria Maia
Endereco:
Opiniao: Todas as diferenças listadas são importantes na aprendizagem , mas destaco o aprendiz envolvido ativamente.Pois a aprendizagem se dá, quando aplica os conhecimentos adquiridos.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:01:09
Computador utilizado: (143.54.41.27)
Nome: Claudia Isabel Suzin
Endereco:
Opiniao: A diferença que apresenta o maior impacto na eficácia do aprendizado é a pouca aplicação do conhecimento e das habilidades do estudante, porque ele, o aluno, não coloca em prática o que estudou, perdendo então o interesse. É importante apresentar maneiras de o aluno aplicar este novo aprendizado.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:01:53
Computador utilizado: (143.54.41.29)
Nome: Virginia
Endereco: casarotto@via-rs.net
Opiniao: Considero a mais importante diferença entre o uso de um livro-texto e a aplicação de uma unidade de apoio EAD com acréscimo direto na to na eficácia da aprendizagem o fato que enquanto o livro texto deixa o aprendiz passivo, anidade o mantém ativo. Justifico minha opinião argumentando que considero o fato do aprendiz tornar-se elemento ativo, interagindo no proces- so de aprendizagem uma maneira sumamente eficaz para produ- zir mudança de comportamento e construção de um novo conheci- mento. a

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:02:03
Computador utilizado: (143.54.41.212)
Nome: Ana Laura e Rodrigo
Endereco:
Opiniao: Na nossa opinião a partir da aprendizagem ativa, o sujeito tem a possibilidade de construir conceitos de forma ativa, bem como aplicar novos conhecimentos e habilidades.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:02:22
Computador utilizado: (143.54.41.25)
Nome: rEJANE mARIA sLVA DE bARCELLOS
Endereco: rebarcellos@bol.com.br
Opiniao: Aprendiz está ativamente envolvido.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:04:34
Computador utilizado: (143.54.41.21)
Nome: Sônia Bruckner e Silvia Nunes
Endereco: bruckner2@bol.com.br - silvianu@freemail.com.br
Opiniao: Optamos pela diferença que fala sobre a participação ativa do aprendiz, por acreditarmos que é através da interação do sujeito com o conhecimento que a aprendizagem se concretiza de forma mais prática e eficaz.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:05:07
Computador utilizado: (143.54.41.18)
Nome: Ana Maria Soares Recchi
Endereco: recchi@propesq.ufrgs.br
Opiniao: Quando o estudante está ativamente envolvido, ele consegue aplicar os novos conhecimentos, ou seja, une a teoria a prática.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:05:44
Computador utilizado: (143.54.41.18)
Nome: Ana Maria Soares Recchi
Endereco: recchi@propesq.ufrgs.br
Opiniao: Quando o estudante está ativamente envolvido, ele consegue aplicar os novos conhecimentos, ou seja, une a teoria a prática.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:05:53
Computador utilizado: (143.54.41.25)
Nome: Lucrécia Raquel Fuhrmann
Endereco:
Opiniao: Considero que todas as diferenças têm um grande impacto na educação, pois ao meu ver, uma é conseqüência da outra, ou de uma delas depende as demais.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:08:34
Computador utilizado: (143.54.41.23)
Nome: Maria Luisa Schulz Henker e Neuza Martins Rufatto
Endereco:
Opiniao: Na nossa opinião a diferença de maior impacto é que o fato do aprendiz estar ativamente envolvido, pois o EAD proporciona uma maior interação, diálogo, um conhecimento bem mais amplo e é muito importante a participação do aluno.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:09:34
Computador utilizado: (143.54.41.23)
Nome: Maria Luisa Schulz Henker e Neuza Martins Rufatto
Endereco:
Opiniao: Na nossa opinião a diferença de maior impacto é o fato do aprendiz estar ativamente envolvido, pois o EAD proporciona uma maior interação, diálogo, um conhecimento bem mais amplo e é muito importante a participação do aluno.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:10:25
Computador utilizado: (143.54.41.211)
Nome: Patrícia Dias Stefanello e Eveline Maria da Costa
Endereco:
Opiniao: Acreditamos que todas as diferenças contribuem para a aprendizagem do aluno. Consideramos a comunicação bi-direcional a mais complexa.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:14:11
Computador utilizado: (143.54.41.24)
Nome: Sandra Camilo
Endereco: sandra@bage.unisinos.br
Opiniao: Creio que a unidade de apoio a EAD está direcionada ao desenvolvimento do aluno, fazendo com que o mesmo construa sua aprendizagem, pois ele está ativamente envolvido no processo, aplica novos conhecimentos e habilidades, se desenvolvendo e seu progresso é realimentado.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:16:15
Computador utilizado: (143.54.41.216)
Nome: elisete marques
Endereco:
Opiniao: particularmente acredito que todos os aspectos apresentados na unidade de apoio a EAD são importantes para uma aprendizagem eficaz, pois somente a interação faz com que o indíviduo se aproprie do saber, que certamente será mais significativo.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:17:45
Computador utilizado: (143.54.41.210)
Nome: Nair Prietos Benites e Sônia de Castro
Endereco:
Opiniao: O estudante aplica novo conhecimento e habilidades. Nesta metodologia,além de estar desenvolvendo habilidades, o aluno vê significado naquilo que está aprendendo.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:21:07
Computador utilizado: (143.54.41.24)
Nome: Liége Teixeira
Endereco: liege@bage.unisinos.br
Opiniao: Penso que tudo o que se refere a "aprendizagem ativa" leva o educando a se desenvolver plenamente. Este tipo de aprendizagem - Unidade de apoio a EAD - incorpora todas as formas de atividades que possibilitam a integração sujeito e conhecimento.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:22:15
Computador utilizado: (143.54.41.214)
Nome: fernanda Repiso Simon
Endereco:
Opiniao: Sem dúvida alguma a Unidade de apoio a EAD, tem muito mais eficácia na aprendizagem atualmente, pois está atualizada, facilitando um melhor desempenho e e oportunizando ao aluno um um melhor rendimento individual no processo ensino-aprendizagem, tanto para o educando, quanto para o educador.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:26:15
Computador utilizado: (143.54.41.216)
Nome: Maria Salete MM Pinto
Endereco:
Opiniao: Para mim o maior impacto que a unidade de apoio EAD traz é a interação instantânea entre o aprendiz e o aprendizado, sendo que ao primeiro é oportunizado a apropriação de novos conhecimentos e novas habilidades dentro de seus interesses..

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:27:13
Computador utilizado: (143.54.41.215)
Nome: Carla Mantay
Endereco:
Opiniao: Penso que a interação é fundamental no processo de aprendizagem por isto entendo que o EAD tenha mais eficácia.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:27:22
Computador utilizado: (143.54.41.215)
Nome: Carla Mantay
Endereco:
Opiniao: Penso que a interação é fundamental no processo de aprendizagem por isto entendo que o EAD tenha mais eficácia.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:30:04
Computador utilizado: (143.54.41.11)
Nome: marinara peixoto
Endereco: mrcpeixoto@smed.prefpoa.com.br
Opiniao: Acredito que o fato do aprendiz estar ativamente envolvido é determinante para aprendizagem. Entendo este envolvimento como a possibilidade de estabelecer um diálogo constante com o educador e com o objeto do conhecimento,podendo o educando refletir criticamente e modificar hipóteses, construindo seu conhecimento com base na interação.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:30:35
Computador utilizado: (143.54.41.214)
Nome: Suely Costa
Endereco: jcunha@cpovo.net
Opiniao: A unidade de apoio a EAD, o desenvolvimento da aprendizagem não concentra-se mais em livros textos, com isso o aluno perdeu o interesse devido a era da informática onde o campo é amplo obtendo informações mais precisas.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:36:29
Computador utilizado: (143.54.41.17)
Nome: ANDREA BRUSCATO
Endereco: bruscato@pro.via-rs.com.br
Opiniao: O aluno aprende mais quando está interagindo ativamente, através de exercícios e diálogos ao longo do texto.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:37:02
Computador utilizado: (143.54.41.215)
Nome: Rosemar Henz
Endereco:
Opiniao: O maior impacto na eficácia na aprendizagem é a unidade de apoio a EAD do que no livro texto, pois , na proposta da EAD o estudante tem uma relação ativa e dinâmica com o objeto da aprendizagem.

Data em que foi respondido: 01/10/00 - 21:35:45
Computador utilizado: s28scs-pm2.viavale.com.br (200.248.168.29)
Nome: Silvia Ferreto da Silva
Endereco: ferreto@viavale.com.br
Opiniao: Creio que a diferença número dois tem maior impacto na eficácia da aprendizagem. Pois quando o aprendiz está ativamente envolvido ele está aprendendo a fazer, a ser, aconviver com outras pessoas e com diferentes desafios.

Data em que foi respondido: 29/10/00 - 23:32:29
Computador utilizado: dl-max1-50.sma.zaz.com.br (200.248.89.177)
Nome: Diocelia Teixeira de Rezende
Endereco: diocelia@zaz.com.br
Opiniao: Realimentação promovida a partir do progresso do aluno.É o item mais importante pois só há aprendizagem quando se é capaz de construir a partir do que se viu e refletiu.

Data em que foi respondido: 22/10/01 - 08:43:46
Computador utilizado: zeus.cpd.ufrgs.br (143.54.34.201)
Nome:
Endereco:
Opiniao:

Data em que foi respondido: 21/07/02 - 23:33:08
Computador utilizado: lince.noc.tche.br (200.19.246.235)
Nome:
Endereco:
Opiniao:

Data em que foi respondido: 21/07/02 - 23:37:15
Computador utilizado: lince.noc.tche.br (200.19.246.235)
Nome:
Endereco:
Opiniao: teste